Reciclagem, o lixo que se transforma em luxo !

Olá pessoal, hoje vim escrever sobre algo muito importante, a reciclagem !

Toda vez que ouvimos falar em sustentabilidade, meio ambiente ,ecossistema ... o principal ponto é sempre a reciclagem, por que ? Simples, nosso planeta está numa fase em que as matérias primas estão se esgotando, isso por falta de cuidados de nossa parte.  O mundo está poluído ! Não dá para determinar muito bem quanto tempo cada material levará para se decompor na natureza, pois irá depender da quantidade, do clima e material em questão. Atualmente existem muitas cooperativas que fazem da reciclagem um bom negócio, além de limpar o mundo, proporciona uma renda a muitas pessoas.
No Brasil a maioria das latinhas de alumínio e garrafas pet são as mais recicladas, já o papel, vidro e outros tipos de plásticos não tem a mesma sorte. Os estados do Brasil que mais reciclam são: Curitiba (PR), Itatiba (MG), Santo André e Santos (SP).


Minha ideia é através desse post, mostrar as coisas bacanas que se podem fazer através de objetos que iriam para o lixo, mas através de muita criatividade são transformados em artigos de decoração, utensílios para casa, etc ...


                  PAPEL ( jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão etc)
Para quem não sabe o papel demora cerca de 4 semanas até 6 meses para se decompor no ambiente. Quase todos os tipos de papel são reciclados. Podem se transformar em novo papel,ou ser utilizado em artesanatos.Para isso, basta que não estejam contaminados com gorduras e alimentos orgânicos. Ao reciclar uma tonelada de papel, poupamos 17 árvores de serem cortadas.

Plástico
O Plástico corresponde a 90% do lixo produzido no mundo.Dependendo das condições de clima e resistência leva ate 200 anos para se decompor, um simples copo de plástico leva 50 anos para ser destruído pelo meio ambiente. O plástico pode ser transformado em matéria prima para ser plástico novamente , pode virar servir  fibra de carpetes, vassoura, mangueiras, filmes etc e  até mesmo ser transformado em energia térmica e elétrica, por meio de incineração, se aproveita o calor contido neles. Trinta e cinco países utilizam este método de reciclagem. Nesses países, mais de 150 milhões de toneladas de lixo urbano são tratadas por ano em 750 usinas de reciclagem energética, gerando, assim, 10.000MW.

       Vidro 
(leva cerca de 4.000 anos para se decompor ou mais, seu tempo é indeterminado)


Os potes de vidro da sua casa podem ser aproveitados para  fazer algo legais com eles,como esses portas retratos, vasinhos para planta, ou para guardar doces e enfeitas mesas ...  muitas indústrias recolhem e derretem o vidro para dar novas formas a ele, os cacos de vidro não precisam de tão altas temperaturas para se fundir, são separados por cor e expostos a uma temperatura de 1000 a 1200 graus. Para se fabricar o vidro são necessários 1500  a 1600 graus para fundir todo material, por isso a fabricação de vidro através dos cacos é mais barata, pois poupa energia, de todos os tipos de vidro, os que não são recicláveis são: espelho vidros de janela e box de banheiro, lâmpadas, cristal, Ampolas de remédios, formas, travessas e utensílios de mesa de vidro temperado, vidros de automóveis,tubos de televisão e válvulas, esses não podem ser derretidos para se fazer novamente, mas pode se criar outras utilidades.

Metal ( pode levar mais de 500 anos para se decompor)

Reciclar apenas uma latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada por 3 horas. Simples latinhas podem virar uma panela ou a peça de um avião,Cerca de 65% do ferro que as indústrias usam vêm de latinhas, embora se tenha outros metais que podem ser reciclados.
São quatro os metais que podem ser derretidos e transformados em novos produtos - alumínio, ferro, aço e cobre. A indústria de metalurgia busca essas sucatas para poder reciclar e reduzir o consumo de energia na fabricação desse metal .Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem da coleta de alumínio.

                            Tecidos (de algodão cerca de 5 meses )


Há muitas formas também de reciclar o tecido, pode se usar da forma que se encontra ou ser transformado em novo produto, o tecido para ser reciclado passa por um processo de fiação, onde depois de serem limpos, são separados e rasgados em pedaços pequenos por uma máquina trituradora até não ter mais fibra, depois é adicionado o poliéster em outra máquina para se formar novas fibras. Essa mistura vai para outra máquina chamada de maçaroqueira, que estica as fibras e as enrola em uma bobina. 

Esse processo é economicamente um pouco caro, o que leva a muitas indústrias não aderirem, porém o custo benefício é muito bom, pois poupa o ambiente, evita o desperdício, diminui a importação de resíduos têxteis ...

Um outro tipo de material muito bacana de ser reciclado é o óleo de cozinha, sabia que podemos fazer sabão com ele ? No Rio de Janeiro existe desde 2008 um projeto feito pelo governo chamado Prove, que desde a criação já conseguiu reaproveitar 15 milhões de litros de óleo de cozinha , esse óleo além de sabão, é transformado em fontes de energia alternativa como o biodiesel, No final de 2013, a Secretaria do Ambiente criou outras duas ações impulsionar o programa: lançou o Prove nas Escolas e o inclui na Lei do ICMS Verde.
Agora, municípios que avançarem na coleta de óleo de cozinha usado poderão ter maior repasse do tributo. A previsão para 2014 é distribuir R$ 200 milhões em ICMS para os municípios fluminense.jamais jogue o óleo dentro da pia, junte em uma garrafa o óleo usado, se você jogar na pia ele vai direto para os rios, além de poder entupir a tubulação da sua casa!

Outros materiais como o  isopor, apesar de ser reciclável, seu processo ainda não e viável economicamente, por isso ele não ocorre com frequência no Brasil.

Químicos americanos inventaram uma bola de golfe feita de casca de lagosta moída e um material biodegradável. Além de ela não poluir o meio ambiente, custa até 5 vezes menos que a bola tradicionais.

Pensei em fazer um tutorial com alguns desses objetos, que tal ? Aqui foi apresentado só algumas coisas possíveis de se fazer, particularmente eu adoro falar em artesanato e em meio ambiente, mas vou deixar para os próximos posts mais sobre esse assunto, mas o importante é não dispensar esses materiais em qualquer lugar, não é fácil separar em casa cada coisinha, eu sei, mas não jogue lixo por aí ... se tiver um lugar de seleta coletiva perto de você, então se una ao projeto ! 



35 comentários:

  1. Muito show... Incrível como quase tudo no mundo é reciclável e pode virar coisas tão bacanas, se todos tivessem tal consciência o mundo seria menos poluído ;)... cada dia uma postagem melhor q a outra heim :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois eh, dá para fazer coisas lindas mesmo ! Eu sou uma apaixonada por artesanatos, aliar isso a reciclagem é melhor ainda haha

      Excluir
    2. Ser todo mundo ajudar nosso mundo poder ficar mais melhor.

      Excluir
  2. Muito legal, adorei o abajur de papel da primeira foto.

    plumasepaets.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm gostei desse abajur, vou fazer ele quando tiver tempo haha
      obrigada pela visita, bjos

      Excluir
  3. Adoro sustentabilidade, sou química e esse post está maravilhoso =0.Parabéns.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal que gostou, poxa obrigada pela visita, bjos

      Excluir
  4. Amooooooo, acho que todo mundo deveria reciclar ou aproveitar mais dos objetos recicláveis, melhor do que jogar por ae e contribuir pra destruição do nosso planeta né... inclusive eu costumo fazer vasos com jornal, tipo aquele da foto :) Quando eu era mais nova eu fazia, pintava e vendia, ganhei um dinheirinho bacana. Hoje em dia faço pra mim mesma, decorar e tal... to até redecorando a sala da minha casa dae vou fazer um grandão pra por uns galhos decorativos, vai ficar legal!
    E eu uma vez comprei uma bolsa feita de crochê com anéis de latinha, eu adorava! Muitos acham cafona e feio mas eu acho muito legal até.
    Olha as almofadas q lindas, pra quem sabe costurar é uma boa pedida ;)
    Os potes de vidro também pode lavar e por pedrinhas de aquário dentro e mesclar as cores, fica lindo pra decorar. O importante é usar a criatividade mas quem não conseguir, separa bem o lixo de casa e pegue oq for reciclado e leve em postos de reciclagem :) Já é algo né.
    E vou parar por aqui Suzi, senão já viu rsss

    bjo lindonaaaa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não acredito !!! Você sabe fazer ? Eu tbm já ganhei um dinheirinho com artesanato, é muito bom ne ? amooooo, eu tinha bolsa de anel d latinhas u.u vergonha nenhuma !!! Eu gosto de coisas feitas manualmente, pq acho que se tornam únicas, e como vc disse, reciclar é melhor que jogar por aí, se vc nao sabe fazer, ou não quer fazer ao menos não jogue em qualquer lugar, na minha casa juntamos as latinhas, papelão, plastico e quando passa o pessoal que recicla doamos, muita gente vive disso.

      Excluir
  5. Achei muito fixe a forma da reutilização do "lixo" em material utilizável e digamos que bastante bom :D
    http://mystyleofman.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. É muito bacana sim André, tem uma infinidade de coisas pra se fazer, eu dei só umas dicas, é importante que a gente saiba preservar o meio em que vivemos, poupando o meio ambiente e sabendo que a reciclagem é uma necessidade !
    obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  7. Eu já aprendi a fazer cestas de jornais, inclusive vendi várias, é uma terapia. Adoro! Parabéns pelo post, bjos www.carolmello.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ehhh muito legal, eu acho que ainda lembro como se faz haha, estou meio enferrujada !

      Excluir
  8. O blog da reciclagem é que além de você está ajudando o meio ambiente, você aproveita as coisas que já tem em casa e pode abusar da imaginação é criar uma coisa que só você vai ter. As ideias que eu mais gostei do poste foi a reciclagem do papel e do vidro. Beijos e Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, são coisas únicas ! usar e abusar da criatividade nesses casos, tem muita coisa que pode ser feita, obrigada pela visita

      Excluir
  9. Muito bom o post, desde pequena aprendi com minha mãe a reciclar tudo, embalagens, tecido, móveis :D
    graças a ela tenho muitas coisas fofinhas e todas feitas por mim.
    :D
    http://blog.chocowlat.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ain que meigo, que legal, estou vendo que todas que comentaram aqui tem uma ligação forte com o artesanato e a reciclagem, amei, vou fazer mais posts relacionados a isso =] bjos

      Excluir
  10. Era um post desse que estava procurando, agora ja sei oq vou fazer com as minhas revistas hehehe... beijoss sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk que bom, faz e me mostra depois u.u
      bjos

      Excluir
  11. Noossa, adorei as ideias, ficou tudo super lindo e usável!
    lepetitblondie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei esse abajur, eu queria um tempo pra fazer uns tutoriais de como fazer, é tão relaxante !
      Sem contar que você faz algo que é só seu, por mais que alguém faça o mesmo modelo que você, nunca é igual.

      Excluir
  12. Acho super importante usar a criatividade e ajudar para um mundo mais sustentável, sempre tento fazer umas coisinhas com material "descartável" que passam despercebidos no dia a dia, ;)
    Ótimo post!
    bjão!!

    ResponderExcluir
  13. Acho super importante usar a criatividade e ajudar para um mundo mais sustentável, sempre tento fazer umas coisinhas com material "descartável" que passam despercebidos no dia a dia, ;)
    Ótimo post!
    bjão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ain que bacana :) é bom né ? Além de contribuir para o meio ambiente, também trabalhamos a criatividade, relaxa ... bjao, obrigada pela visita

      Excluir
  14. AMO isso de RRRs Suzi "Reciclar, Reaproveitar e Reutilizar"
    Todos os meus produtos de artesanato lá no Com o mãos de seda são dentro do sistema RRRs sou adepta da sustentabilidade, essa pascoa que passou fiz uns coelhinhos fofos com a Reutilização de materiais e fizeram o maior sucesso, as pessoas nem acreditavam que eram do material que eu falava, fora o fato de que todas as minha peças tem sempre algo reutilizado como isopor, Cds aos montes, Caixas, garrafas pet, etc e tudo muito bem higienizado para confecção. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal !!!!!! Me manda um tutorial dessas peças please =D rsrs
      bjoss

      Excluir
  15. Amei o post :D Vou passar a reciclar. Parabéns pelo post!
    http://mundoyoung.blogspot.com.br/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa, quando começar vai pegar gosto, que não vai querer parar mais Vanessa, tem muita coisa legal que dá pra fazer. bjos

      Excluir
  16. Que máximo seu post! Adoro reciclagem e aqui no prédio tem coleta né, então estou sempre separando as coisas. Parabéns pelo blog, adorei! Beijos :3
    http://by-unicorn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, todo lugar deveria ter ..., obrigada pela visita , bjo

      Excluir
  17. Poucos reciclam hoje em dia , aqui em casa só separamos o lixo, mas fica difícil fazer algo, ainda mais pela falta de tempo, e acho que se todos colaborace estaria muito melhor o mundo , ainda mais na questão da poluição, e sem falar que é cada coisa linda que da pra fazer né . Rs beijoos da Mlle Beatriz

    mllebeatriz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Beatriz, realmente não dá pra fazer sempre algo, mas só em separar já ajuda a quem recicla.
      bjos

      Excluir
  18. Adorei Suzi .. adoro fazer com minha filha várias coisas assim .. Beijos ...

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal Roberta, crianças adoram fazer trabalhinhos manuais, sem contar que já incentiva desde cedo né ? bjos

      Excluir
  19. Oi Suzi tudo bem?
    olha eu adorei todos os objetos criados a parti da reciclagem
    seria tao bom se todos pensassem em reciclar
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Não encha os comentários de links, pois será considerado spam.
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me" no comentário. Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog lá embaixo.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.