Alimentos saudáveis de Junho: Milho verde !

Oiiiiii, mas uma postagens sobre os alimentos de Junho (aqueles que encontramos muito em festinhas juninas). Hoje é a vez do milho . Quem gosta ? 
   Bom eu gosto muitooooo de bolos, cremes, até cozido com manteiga... humm !
   Serei bem objetiva, vamos ao que nos interessa que é saber os benefícios desse alimento.
                                         Nutrientes
   O milho é um cereal rico em proteínas e carboidratos, vitaminas A, B, B1, B5 C e E, fibras, antioxidantes,  ácidos graxos, magnésio, fósforo, ácido fólico.

                                        Benefícios
   O milho é um alimento que não perde suas propriedades, mesmo sendo enlatado ou congelado, claro que fresco é sempre melhor, pois os enlatados possuem mais sódio para conservar. Quando comprar as espigas, verifique se as cascas estão bem verdes, os grãos graúdos e separados um dos outros, isso significa que estão maduros e frescos.


   O milho previne doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O farelo do milho se incluído na dieta, ajuda a diminuir o colesterol. Combate e previne doenças renais, Ainda fornece energia para o metabolismo, os antioxidantes previnem o câncer e é recomendado para tratar o mal de Alzheimer. As fibras são essenciais para prevenir as doenças digestivas, prisão de ventre, hemorroidas e o câncer colorretal. Além de tudo isso fornece energia para o organismo metabolizar.
                         Como comprar boas espigas
   Quando comprar as espigas, verifique se as cascas estão bem verdes, os grãos graúdos e separados um dos outros, isso significa que estão maduros e frescos. Se comprar sem as cascas conserve-os na geladeira para preservar  a vitamina c e o açúcar, comprando com casca, conserve na geladeira com elas. Mas o melhor é consumir logo.

                             Receitas com milho
   As receitas mais comuns são: Bolo de fubá, bolo de milho verde, curau, baba de moça, creme de milho verde, pamonha, polenta etc. Mas eu achei  três receitas*, que achei interessante e um pouco diferentes, pelo menos  para mim. Acho que vou fazer o pudim de milho em algum dia desses !

Receita nº 1: Que tal um pudim de milho ?

Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar 
2 gemas

1 colher (sobremesa) de maisena
2 latas de milho verde escorrido
100 g de coco ralado
2 xícaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200 ml)

Preparo:
Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, mexa até  que vire um caramelo, essa é a calda e você deve espalhar em uma fôrma de buraco no meio de 20 cm de diâmetro e reservar. Depois irá bater os demais ingredientes no liquidificador durante uns 5 minutos. Despeje na fôrma e leve ao forno médio, pré aquecido, em banho-maria, por 1 hora ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Retire, desenforme (se quiser) e sirva. 

Receita nº 2 : lasanha de milho 

Ingredientes
1 litro de leite
3 colheres (sopa) de maisena
3 latas de milho escorridas
1 colher (sopa) de margarina
1 cebola grande picada
1 copo de requeijão
1 lata de creme de leite sem soro
1/3 de xícara (chá) de cheiro-verde picado
Sal e pimenta a gosto
500 g de massa para lasanha pré-cozida
400 g de queijo mussarela ralado
100 g de queijo parmesão ralado para polvilhar

Preparo:
Bata no liquidificador o leite, a maisena e uma lata do milho. Reserve. Em uma panela, em fogo médio, derreta a margarina, refogue a cebola até murchar, junte a mistura do liquidificador reservada e o restante do milho, mexendo sempre até engrossar. Tire do fogo, adicione o requeijão, o creme de leite, o cheiro-verde, sal e pimenta a gosto e misture bem. Espalhe um pouco do molho em um refratário médio, coloque a massa, molho, mussarela e finalize com massa e molho. Polvilhe com o parmesão e leve para assar em forno médio, preaquecido, por 35 minutos. Deixe descansar 15 minutos e sirva em seguida.

Receita nº 3: rondelli de milho

Ingredientes da massa caseira de rondelli  
1 kg de farinha de trigo
8 ovos
5 litros de água
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
Farinha para enfarinhar a superfície

Recheio:
500 g de queijo mussarela fatiado

Ingredientes do molho
2 latas de milho
1 litro de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 cubos de caldo de galinha
1 lata de creme de leite
1 copo de requeijão tipo cheddar (250 g)

Preparo da massa caseira: Coloque a farinha sobre uma superfície, de modo que fique com um buraco no meio. Quebre os ovos em uma tigela, bata bem e coloque sobre o buraco na farinha. Misture, aos poucos, com as mãos até ficar homogêneo. Sove bem a massa até formar uma bola e não sobrar farinha na mesa. Divida em pequenos pedaços e abra a massa com um rolo, ou um cilindro, esticando até ficar com a espessura de 2 mm. Corte a massa em retângulos de 35 cm x 25 cm. Coloque os retângulos sobre uma mesa enfarinhada, sem deixar que um pedaço grude no outro. Em uma panela, coloque a água, o sal, o óleo e leve ao fogo até ferver. Coloque 1 retângulo de massa por vez para cozinhar por 5 minutos. Conforme for retirando a massa cozida, coloque em um recipiente com água fria. Escorra a água e separe as massas.

Modo de preparo
Depois de cozidas as massas, recheie com a mussarela e enrole como rocambole. Corte em fatias e coloque em um refratário, um ao lado do outro. No liquidificador, bata os ingredientes e coloque sobre os rondellis. Leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos, retire do forno e sirva em seguida.
*As receitas eu encontrei no site Papo Feminino

   E aí pessoal qual das três receitas vocês fariam ou acharam mais interessantes ? 
   Eu achei a da lasanha, não gosto de lasanha, seja do que for !!! Achei interessante a do rondelli e super bonitinha, mas como eu disse, gostaria de provar o pudim, pois é fácil e nunca provei. No mais tem as tradicionais, bem conhecidas e saborosas que a maioria ama, espero que tenham gostado de mais esse post, bem resumido para não vos cansar de ler rs até a próxima, beijos !

49 comentários:

  1. Huumm adoro mingau de milho... tbm tem uma tal de chocomonha q é perfeita né Suzi rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe chocomonha, lembro bem da invenção dessa, só q vc nem me deu pra provar u.u

      Excluir
  2. Não curto muito milho...mas essas lasanha.... rsrsrsrs beijos!

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lasanha diferente né, nunca comi, nem vi kkkk bjoks

      Excluir
  3. aaai adoro receitas com milho! É bom saber que alem de gostoso é cheio de nutrientes :D

    Beijos :**

    www.nathaliamattis.co

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe é muito bom pra saúde msm, e amplo em receitinhas, eu fiquei com vontade d fazer o rondelli >.<
      bjos

      Excluir
  4. Hmmmmm me deu agua na boca essas receitas viu. E eu q sempre amei milho depois desse post td recheado de detalhes importantes sobre essa delicia q é o milho,passei a amar ainda mais! Vou copiar essas receitas e fazer, principalmente a do pudim *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs óh depois não vem dizer que fui culpada de engordar heim u.u menina quer fazer as receitas tudo kkkkkkk mas sem zoação, esse pudim eu quero fazer tbm u.u bjoks

      Excluir
  5. Eita que de Milho eu entendo kkkk
    Sou loucamente louca por tudo que é feito com o milho, e não conhecia os fatores positivos dele, e essas receitas ai!!! Minha filha esse sábado vai ter fogueira em família e eu vou logo passar por aqui novamente pra pegar as receitinhas.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha milho assado, tudo de bommmm aquela manteguinha derretendo em cima *__*
      que bom que gosta, pois é muito saudável além de saboroso, bjoks

      Excluir
  6. que delicia, to anotando todas as receitas p fazer já, as primeiras o pudim e a lasanha, ja estou com agua na boca
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei essas que achei mais diferente, mas a da lasanha não sei se iria gostar, pq eu naturalmente não gosto de lasanha kkk

      bjoks

      Excluir
  7. Adoro milho!!! Cozido é uma delícia!! Só não curto pamonha de resto trago tudo... Nunca comi essa lasanha , mas saber que o milho tem todos esses ingredientes é uma maravilha!!

    lisa-more.blogspot.ch
    As aventuras de uma recém-casada em outro país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é menina ?! Eu adoro saber o que os alimentos tem de bom pro nosso organismo, é importante saber os prós e contras hehe, bjoks

      Excluir
  8. noossa, *o* deu vontade de comer tudo!
    vou guarda as receitinhas aqui e fazer qq dia *-*
    bjoooos

    www.brunacatardo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe guarde mesmo, vai arrasar na cozinha, bjoks

      Excluir
  9. Eu gosto muito de milho, de todo jeito: em conserva, cozido, assado e etc. Muito bom saber que ele é rico em nutrientes para nós, é bom que eu continuo comendo kkk Nunca tinha visto lasanha de milho, mas acho que vou tentar fazer o pudim porque amo pudim, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal, eu tbm achei o pudim bem interessante pra pra fazer, pq é fácil e deve ser gostoso tbm rs bjoks

      Excluir
  10. Que deliciaaa... cheguei a aguar agora .. amo tudo isso e como sempre mesmo sem ser nesta época do ano .. hehe. . bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe vdd bom que milho tem o ano todo, mas em festas juninas é mais ainda a tendência de alimentos a base dele, por isso ele não podia ficar d fora , bjos

      Excluir
  11. Hummmm, eu gosto muito de milho em tudo. Em comida, salgadinho, torta e essas receitas me deram fome kkkk. Bom saber que ele faz bem! *-*
    http://meninabonitaeestilosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe dão fome aqui também .... u.u

      Excluir
  12. hum deu água na boca, nunca mais comi milho e tão gostosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, tem um tempinho que não como milho assado ou cozido com manteiga .... mas comi uma papa de milho tão boa há umas 2 semanas ainnnn*O*

      Excluir
  13. Eu gosto muito de milho *---* nunca comi o pudim de milho, deve ser muito saboroso :p me deu fome kkkk
    Lasanha de milho *o*
    Tudo parece ser muito saboroso =)
    Salvei em favoritos ! vou fazer .
    Se eu gostei do post?
    Ameeeei! você não imagina a fome que me deu por essas guloseimas. Concordo com , Beatriz. " Deu água na boca"
    Beijos :*

    http://mundoyoung.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita animação kkkk gente não sabia que tantas pessoas gostavam de milho, eu achei a receita da lasanha estranha kkkk mas que bom que curtiu, faz e me avise se ficou bom, bjoks

      Excluir
    2. Eita animação kkkk gente não sabia que tantas pessoas gostavam de milho, eu achei a receita da lasanha estranha kkkk mas que bom que curtiu, faz e me avise se ficou bom, bjoks

      Excluir
  14. Adoro milho, de todo jeito!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, muito legal.. Não sabia de todos esses benefícios do milho!! Uma receita que adoro fazer é frango com creme de milho, sou apaixonada..
    Beeeeijos

    www.segredosdasamigas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm deve ficar muito bom, obrigada pela visita, bjoks

      Excluir
  16. Adorei a ideia de pudim de milho

    http://blogdamiihs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também gostei rsrsrs vou tentar fazer em breve !

      Excluir
  17. Meu Deus a lasanha de milho foi a RECEITA DO ANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Milho é muito saudável e eu nunca tinha visto uma lasanha dessas! Vou fazer pode ter certeza, valeu pela dica! bjoss www.carolmello.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa me conta se fica boa, pois nao gosto de lasanha kkkk nem sabia dessa d milho, mas ficou bonita ne ?! bjoks

      Excluir
  18. Quantas receitas diferentes, fiquei até na dúvida de qual fazer ><

    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto bastante de milho ahhah cada receitas maravilhosas q da para fazer
    Adorei as que vc postouu :)
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, faz e me conte se ficou bom hehe bjos

      Excluir
  20. Eu sou louco por milho.
    Na espiga, grãos, pamonha, cural, pizza (esta prefiro calabresa, mas se vier milho mando ver)

    O Somando Conhecimento está na festa de aniversário do Histórias, estórias e outras polêmicas

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom, além de saboroso o milho é muito saudável, opa eu estou na festa, vou lá sim, abraços!

      Excluir
  21. adorei seu blog, sério! é muito bom ver sobre outros conteúdos também! eu não sou muito chegada a milho haha, mas vale tentar né? hahaha!

    você já respondeu a perguntinha do meu blog? :D
    beijos

    http://larissabfernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada =D vou la no seu blog responder pode deixar, bjos

      Excluir
  22. Eu também AMO milho verde,principalmente cozido com manteiga...Hummm!!!rsrs
    Bom,mais a parte que me chamou atenção de verdade foi saber de todos os benefícios,principalmente que o farelo do milho ajuda no combate ao colesterol,pois o meu está um pouco acima do normal :(
    Minha mãe sempre faz o pudim de milho e é uma delícia...A lasanha eu nunca comi,mas me deu água na boca!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que curtiu, muita coisa boa num alimento tão simples né, bjos

      Excluir
  23. Amoooo milho *-* Bom saber que tem tantos benefícios, comerei mais rs
    lepetitblondie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ae u.u, obrigada pela visitinha, bjos

      Excluir
  24. Olá!
    Primeiramente obrigada por me ensinar a escolher o milho, pois nunca soube, triste isso não? hehehehehe
    Além de saber os benefícios do milho, eu fiquei aqui babando pelas receitas, isso não se faz com um ser humano que acabou de acordar e está com fome. hehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk de nada ! desculpa pelas receitas, mas vc ja tem ideia do almoço e sobremesa rsrsrs obrigada pela visitinha, bjoks

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Não encha os comentários de links, pois será considerado spam.
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me" no comentário. Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog lá embaixo.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.