Ansiedade: dicas simples para relaxar !

Olá pessoal, voltando com o assunto sobre ansiedade, em vez de escrever sobre os outros tipos resolvi fazer uma pequena listinha de coisas que ajudam a relaxar, claro que se você é hiper, mega ansioso tudo isso não vai funcionar muito de modo instantâneo, mas a ansiedade é um tipo de comportamento que criamos, e se soubermos aos poucos conseguimos mudar os padrões, estou aprendendo isso.

Conselho de quem passou e passa muitas vezes por crises de ansiedade (eu):


O primeiro passo é enfrentar o sentimento, jamais tente impedir a ansiedade pois é muito pior, você só vai criar um ciclo vicioso... tentando não estar ansiosa, aí sim que você vai ficar.
Uma crise de ansiedade dura em média 10 a 15 minutos.

Segundo passo é a respiração, controle ela que os sintomas e nervosismo alivia, preste atenção na sua respiração, respire fundo e pausadamente. Respire estufando a barriga e não o tórax, quando você inspirar você estufa a barriga, quando expirar você contrai a barriga como se fosse um balão esvaziando.

Terceiro passo e primordial: Enfrente o que te causa ansiedade. Não tem jeito, você só está ansiosa por que está prevendo uma catástrofe, e pensando demais acabou ficando nervosa (o). Se você enfrentar e nada de mal acontecer a ansiedade vai passar, na maioria das vezes, 98 % das vezes que eu fiquei muito ansiosa, nada do que eu pensei aconteceu, então era fruto da minha mente ansiosa.

Então eu defino isso tudo como: Aceitar a ansiedade no primeiro momento, respirar para me acalmar e depois enfrentar.

Se a gente deixar nossa mente domina e nos impede de fazer coisas simples, pois você começa com ansiedades que até tem motivos, depois até as coisas sem importância começa a te afetar. Então corte logo o mal pela raiz, e sem ser essas dicas, existe modos naturais de você relaxar...


Fé: Minha primeira dica é ter uma estrutura espiritual, quando cremos em algo maior que nós, a ansiedade diminui muito, eu por exemplo creio em Deus e que tudo está no seu controle,  e que eu posso descansar. Somos corpo, mente e espírito, esteja bem com você nos três pilares do ser humano. 


Remédios caseiros: Existe uns com propriedades calmantes muito bons, os que acho melhores são de passiflora, camomila, Erva cidreira, Valeriana (esse é bem potente rs)

O chá da flor de maracujá (passiflora) aumenta o ácido gama-aminobutírico, neurotransmissor que relaxa. Corte o café do seu dia a dia, café nos deixa mais alertas o que não é nada bom para pessoas ansiosas, já que a cafeína acelera o sistema nervoso. Beba bastante água e sucos com propriedades relaxantes. Tome suco de caju, limão, laranja, ou acerola: frutas ricas em vitamina C, que reduz a produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. 

Alimentação: Invista bastante em frutas, legumes e verduras, a falta dos nutrientes provoca palpitações no coração, nervosismo, consuma bastante alimentos com vitaminas do complexo B, elas ajudam a regular o sistema nervoso, além de fazer a absorção de outras vitaminas. Coma mais feijão, ervilha e grão-de-bico, eles têm triptofano, substância que aumenta o bem-estar.


Exercícios : Quem sabe uma caminhada, pedalada, Ioga, ir a academia ou praticar esporte ao ar livre, sem dúvidas que a prática de exercícios reduzem os níveis de ansiedade, o negócio é ter disposição e tempo para isso, mas sempre dá para dar um jeitinho né ?

Sedentarismo só piora as coisas. Mas você pode começar por um alongamento ao acordar e outro ao dormir, colocar um som relaxante.


Hobbies: Gente é essencial ter algo que pratiquemos por gosto, seja ler livros, cantar, tocar algum instrumento, ter um blog =D (esse é o meu, entre desenhar e aprender ou pelo menos tentar aprender umas notas no violão haha) Gosto de ler, me distrai bastante, sempre tenho um livrinho na bolsa quando vou sair para algum lugar que eu acho chato, ou que eu poderei ficar ansiosa. Se você tem um bichinho, não perca a oportunidade de caminhar com ele, fazer carinhos, alivia a tensão ter um pet por perto sabia ? 


Sono: Ah gente é essencial dormir o suficiente, a média recomendada é de 8:00 hs por noite, mas como tem pessoas que precisam dormir mais ou menos para ficar bem, então acho que cada um sabe quanto deve dormir, algo que eu faço muito errado e não deveria é ficar até tarde na internet (geralmente fazendo post rs), mas organize uma rotina, para que possa descansar e se manter ativos durante o dia.


Tratamentos alternativos: Já ouviu falar em acupuntura ? Dizem que pode ajudar muito em várias coisas, inclusive ansiedade. Já fiz um post falando sobre a técnica, que já reconhecida pela ciência como eficiente nos tratamentos. (clique aqui).

Aromaterapia, dizem que Lavanda e outras fragrâncias ajudam a  melhorar a atividade cerebral. Massagens relaxantes, uma vez por semana pode ajudar a reduzir o estresse. Quem sabe experimentar remédios homeopáticos ? Eu tomo um para alergia que funciona.Não tenho experiência com outros. 
Terapia com psicoterapeuta também não é má ideia, se você se conhecer melhor, saberá o que te afeta e como poderá mudar isso. 

Essas foram só algumas dicas para quem é ansioso, mas vive bem apesar disso,mas se nada disso funcionar, e sua ansiedade te atrapalha está na hora de procurar ajuda médica.

E vou encerrar esse post, pois ficou gigante, desculpem rs Farei outros detalhando mais algumas técnicas de relaxamento que eu aprendi, outras que eu ouço falar mas ainda não testei, porém é bom a gente conhecer né ? Beijos e nada de estresse ! 












31 comentários:

  1. Oi Suzi! Voce e essas dicas maravilhosas, vou tentar seguir algumas delas.. até meu médico me receitou a maioria como sono, atividade física etc..sou mt agitada e preciso realmente de mts formas além de remédio para combater a ansiedade!
    um beijo querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah flor, tem dias que essas coisas funcionam comigo outros não, a gente vai se agitando, importante é ir fazendo todo possivel para melhorar, vai dar tudo certo, fique bem e obrigada por compartilhar conosco sua experiência, muitas pessoas precisam saber q não são as únicas ansiosas rs bjos

      Excluir
  2. gostei das dicas, vou por em pratica pois sou muito anciosa que chega a me dar insonia ou vontade de comer beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vish rs eu com ansiedade não como nada, por isso estou na luta por engordar uns quilinhos, agora q a ansiedade diminuiu estou comendo feito uma louca kkkkk

      bjoks

      Excluir
  3. Ansiedade é algo bem sério e esse post está ajudando bastante. Muito bom Suzi, vc citou pontos importantes. E não importa que o post tenha ficado gigante, ficou perfeito!
    Eu to precisando fazer uns exercicios viu, ando parada em relação a isso ;) de resto me dou super bem, ok menos os chás =P

    bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk ficaria mais gigante ainda se eu fosse escrever tudo, mas eu vou dando as dicas aos poucos, resolvi falar desse assunto pq cada dia mais vejo pessoas ansiosas, e essas ansiedade atrapalhando suas vidas, e como eu passei por isso acho bom dividir essa experiencia, eu não deixei d ser ansiosa, mas sofro bem menos, mas foi preciso ajuda médica, terapia, e agora tento manter o máximo d métodos naturais para me controlar , e está dando certo, muita coisa ainda não experimentei, mas é bom informar ne, bjoks

      Excluir
  4. As técnicas de relaxamento e controle da respiração são realmente muito boas! Os fonoaudiólogos ensinam como respirar para relaxar no momento de estresse e ansiedade, sempre funciona comigo! Adorei o post bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Carol tu es a pessoa certa, para falar desse assunto viu, realmente eu notei que minhas crises de ansiedade eram controladas com a respiração correta, ajuda muito ! bjoks

      Excluir
  5. sou ansiosa sim, mas consigo me controlar as vezes
    Essas dicas são sensacionais
    Gostei
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou =D São para informar e ajudar quem precisa, são dicas que parecem muito bobas, mas praticadas diariamente fazem efeito, aprender a relaxar não é tão difícil, é só praticar msm, tomara que vc consiga , bjos

      Excluir
  6. Sofro de ansiedade,essas dicas serão muito úteis. Bjs
    Megapracima.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom, tomara que te ajudem, que te façam refletir onde mais necessita, ansiedade não precisa fazer a gente sofrer, ela vem e tem q ir logo embora rs bjos

      Excluir
  7. Eu queria muito poder usar todas essas dicas sem ter que usar remédios, porque eu tenho Síndrome do Pânico e os tratamentos tem que ser a base de medicamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa eu sei como é, espero fazer logo em breve um post sobre cada tipo de ansiedade, eu sofria de pânico tbm, começou aos 16 anos e foi até os 19, as vezes ficava bem, as vezes ficava mal, mas enquanto vc necessita da medicação não se preocupe, ela vai te ajudar, vai tentando lidar com isso, ver os pontos mais fracos, tentando relaxar que quem sabe em breve vc nao precisa mais da medicação. bjos

      Excluir
  8. Adorei as dicas! Hoje em dia o stress é cada vez mais alto, são tantos problemas né?!
    Eu tenho um problema muito chato, quando estou ansiosa demais ou super stressada tenho umas crises de falta de ar. :(
    Agora já tenho no celular até um aplicativo para relaxar, ouço uma musiquinha, fico deitada e passa rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. horrivel msm !!! Eu preciso desse app Thayná kkk
      as crises passam ou até msm diminuem, o negócio é fazerem sumirem d vez e apaz ser completa né, oh paraíso !! bjoks

      Excluir
  9. Já fui muito ansiosa a ponto de ficar com falta de ar, mas adquiri um costume excluído outro. Parei de tomar café e comecei a tomar chá, um copo por dia já basta. o bom é que regula tudo do stress ao peso. Um verdadeiro milagre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Café não e boa ideia pra quem tem ansiedade ou é muito estressado, piora tudo. Mas eu não consigo largar meu café d manhã rsrsrsrs bjoks

      Excluir
  10. Amei as dicas, amiga. Sou muito ansiosa e estou fazendo tudo errado... rsrs
    Seus posts são perfeitos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo elogio, tentando melhorar sempre rs
      espero que as dicas tenham t ajudado, esse é um tema muito importante para mim, acho que falando sobre isso sempre nos ajuda a libertar desse mal ¬¬

      bjoks

      Excluir
  11. Aiin meu bem eu sei mto bem o que é isso
    sofro de transtorno de anciedade desde criança
    a unica q me relaxa é musica principalmente classica
    escrever,dormir e acunputura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz acupuntura ? Eu tenho medo kkk mas dizem que relaxa msm, pelo que sei Miihs cada dia mais pessoas sofrem de transtornos ansiosos, graças a Deus estou bem, muito tempo não tenho crises, mas sempre ameaça vim aquela ansiedade né, nessa hora que temos que respirar fundo e nos controlar, poder sobre a mente é tudo ! bjoks

      Excluir
  12. Muito show... Eu particularmente amo fazer academia e quebrar tudo na bateria, sem contar q tocar bateria tem me proporcionado poder viajar para alguns lugares, expandindo um poco meus horizontes... \o/ 1..2..3..4 hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade rs isso extravasa toda ansiedade, eu vou arrumar uma bateria pra mim tbm u.u kk

      Excluir
  13. Amei as dicas! COnfesso que sou mega hiper ultra ansiosa!rsrs
    Apelo para muitas coisas para relaxar a mente! :)mil bjs
    www.curiosajuh.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E temos que apelar mesmo para tudo que ajude, que bom que funciona com vc rs bjoks

      Excluir
  14. Sempre utilizo algumas dicas dessas suas!!!
    A respiração é fundamental...mas a ansiedade é fruto da nossa correria do dia a dia, da falta de tempo de nos curtirmos ....só temos tempo para correr em busca de sucesso!
    Bjus
    obrigada pelas dicas,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Elyane, por isso é o mal do século, cada vez mais pessoas sofrem de ansiedade por conta da correria, temos que parar um pouco pra cuidar de nossa saúde, beijos !!!

      Excluir
  15. Onde compro a flor do maracuja. Alguém sabe me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em loja de produtos naturais costuma ter. Veja nas ervarias do seu bairro. Geralmente é seca.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.