Como usar corretamente o bloqueador e protetor solar

Hello friends, como estão hoje ? O tema de hoje envolve cuidados com nossa pele, afinal de contas são muito importantes, pelo menos na teoria todos nós sabemos disso, já na prática será que estamos agindo certo ? Trouxe um texto sobre bloqueador e protetor solar, você faz uso desse produto sempre ?

protetor solar


Nossa pele fica exposta aos raios UV, que mesmo com tempo frio ou nublado ultrapassam a camada de ozônio, então não ter sol, não significa estar protegida. O protetor solar funciona como uma capa invisível, a pele absorve e  barra os raios UV de penetrarem nas células, protege do UVA e UVB, tem a espessura mais suave e dependendo do tipo de pele , até consegue um bronze. Na fórmula do bloqueador  tem substâncias que absorvem a luz solar, o dióxido de titânio e óxido de zinco,  refletem o excesso de luz solar. E como o mesmo nome diz ele bloqueia, não deixa nem atingir a pele. Esse é aquele que a gente fica parecendo um fantasminha, a pele não absorve e nem bronzeada tem como você ficar. Existe os protetores em spray que são bem práticos também.

Geralmente todo protetor solar, tem em sua fórmula substâncias do bloqueador, o fator é que define o grau de proteção.

Por exemplo: FPS de 2 a 6 é bem baixa.
                                 de 6 a 12 é moderada.
                                 de 12 a 20 é alta proteção
                                 acima de 20 é considerado bloqueadores.

Para cada parte do corpo você pode usar um fator:


No rosto: usar diariamente, de preferência a prova d'água e fator acima de 50. 

No corpo: para quem tem uma pele mais morena, que não fica ardida ou vermelho uma fator de 15 a 30 já protege, mais se você é do tipo que fica toda queimada, melhor um fator de 50 ou mais.

Lábios: Não podemos esquecer dos lábios meninas(os), um fator de 15 a 30 está bom também. 

Devemos levar em consideração sempre o tom da pele, peles negras, pardas tem mais melanina, então possuem mais proteção natural do que uma pele muito branca. Para pessoas de pele negra, parda um fator 15 para o corpo já protege. O que não podemos é esquecer que o câncer de pele é muito perigoso e podemos prevenir. Muita atenção com as crianças, a pele delas são mais sensíveis ainda, cuidado dobrado viu !

Além dos bloqueadores e protetores protegerem contra o câncer, protegem do envelhecimento precoce também. Agora preste atenção nas últimas dicas a seguir e veja se você está usando corretamente o bloqueador / protetor solar.

  • Nunca use protetor vencido, pois as substâncias protetoras podem estar inativas e você ficar sem proteção alguma.
  • Usar protetor solar só quando vai à praia ou piscina também não adianta, é preciso usar sempre, principalmente nas áreas que mais ficam expostas, como o rosto.
  • E quando usar no rosto, não se esquecer da orelha, pescoço, em outras áreas como mãos, joelhos, atrás dos joelhos e pés.
  • Não confie em maquiagem com protetor solar, a quantidade é pouca, deve se sempre reforçar com um protetor solar normal.
  • Nunca use um fator baixo demais, use se acordo com a sua pele, eu uso no meu rosto fator 50 e no corpo eu uso fator 30. Como não gosto de praia e pegar muito sol, esse fator para minha pele está viável.
  • Lembre que protetor solar precisa ser reaplicado a cada 2 hs (confesso que isso eu não faço), eu diria que essa opção é mais para quem está em praia, piscina etc, exposto diretamente ao sol. Já que a correria do dia a dia dificulta isso.
  • O correto é aplicar o protetor pelo menos uns 20 min antes de sair de casa, para que a pele possa absorver, além disso se deve passar uma boa camada do protetor, imagina você saindo toda branca (risos).
  • Se você nada ou pratica algum esporte, como caminhada, corrida, pedalada ou qualquer outro que seja ao ar livre, use protetor específico, que seja a prova d'água.

o corporal eu uso mais na parte do colo, pescoço e braços quando saio de dia, o labial uso sempre, pq ele hidrata também, uso fator 30 e o de rosto uso bastante tbm, até que ele não deixa minha pele oleosa, mas confesso que não sou 100 % regrada, eu costumo usar mais quando o sol está bem forte, nos dias mais frios eu dou uma relaxada, sempre esqueço. Mas é isso pessoal, vou encerrar aqui, gostaria de saber o que vocês usam, bjoks !


41 comentários:

  1. eu gostei das dicas sempre achei que o mesmo protetor para o rosto servia para o corpo e a dica dos lábios foi mto boa, sempre acho q uma batom resolve mas não´é assim rs arrasou no post bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada flor, então serve sim o mesmo protetor, mas o rosto é mais exposto ao sol, tem a pele mais sensível, por isso é bom usar um fator maior, e geralmente os protetores para o rosto, não são oleosos como o do corpo. bjoks

      Excluir
  2. Ótimas dicas, Suzi! =D Depois que eu descobri que quando eu tinha espinha e ficava a mancha ( sem espremer) era por falta de proteção, contra os raios solares. Não saio mais de casa sem protetor solar.

    Eu uso o protetor do rosto no corpo. '-' kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha verdade Vanessa, o sol mancha msm, eu acho bom vc usar um próprio, a fórmula é menos oleosa, mas se vc se dá bem com o q usa, não tem problema. Melhor que não usar ! bjoks

      Excluir
  3. Muito boa a dica Suzi, mas tem um detalhe que muitas pessoas falam mais acham que não é verdade mas é, que só ha proteção até o fator 30 mesmo, o resto é balela, o que diz ser acima disso é so textura de cobertura e mesmo assim o fator é de proteção 30. Então para o dia dia, para maquiagem e etc o 30 já esta de bom tamanho pois o resto é só motivo para ser mais caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ain não sei, pode até ser já ouvi isso tbm, mas pelo sim , pelo não eu uso fator 50 no rosto kkk até pq outro dia vi o caso de uma família na tv, que todas as crianças são albinas, o dermatologista recomendou fator 100 pra eles, pois abaixo disso queima a pele deles, mas a família por ser pobre e ser caro o protetor, não podiam comprar, já q é pra mais d uma criança ... então eu acredito que existe o fator de proteção sim, no corpo uso 30, mas no rosto é 50 em dias de sol kkkk

      bjoks

      Excluir
    2. Pois he Suzi na faculdade fiquei boba/boquiaberta quando estudei isso, agente ver o quanto somos manipulados comercialmente por coisinhas bobas... todos até o 30 tem seus graus de proteção, mas do 30ftsp todos são 30 seja eles 50,60,100!

      Excluir
  4. Nunca saio de casa sem,nem no inverno.sempre uso o de 50,mas com o verão que anda fazendo,estou querendo aumentar o fator,o problema é o preço,um absurdo né?
    bjs
    http://megapracima.blogspot.com.br/2014/07/amo-as-bijus-da-drishop.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é caro a bessa, mas acho q não tem necessidade d um fator mais alto que 50, eu sou bem branquinha e uso 30, só no rosto é 50 ... bjoks

      Excluir
  5. Suzi, que post incrivel com altas dicas! Eu tbm uso os da Avon, pra mim são os melhores ;)
    Tbm faço assim msm, o corporal uso no colo e nos braços, pernas não é preciso pois não uso saia nem short, até msm no calor uso calça kkkk sou estranha ao extremo, confesso!

    bjo lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Barbara a estranha '-' ah eu só uso calça pra sair, e no calor uso mais saia e vestido, mas como gosto mais d sair a noite, eu não uso protetor solar, acho até que deveria kkk
      e os protetores da Avon acho bons tbm, nada a reclamar até agora , bjoks

      Excluir
  6. Adorei o post Suzi, na verdade eu quase não fico no sol mas toda vez que saio eu passo o protetor rs beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Beatriz, somos duas, eu fujo de sol que nem gato foge de água kkk

      bjoks

      Excluir
  7. É mole e eu aqui achando que o mesmo protetor que eu uso no rosto podia usar no corpo, rs .. Obrigado pelas dicas :)
    Bjs http://dicaamigaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jennifer, mas pode usar flor, a questão é a sensibilidade da pele do rosto ser maior que a da pele do corpo, rosto queima com maior facilidade, sem contar a textura pro rosto é mais leve (pelo menos o q uso é) a questão mesmo é não deixar de usar. bjoks

      Excluir
  8. Está aí uma coisa que eu raramente uso kkkkkkkk'
    Até quando vou a praia é complicado, por que me sinto suja, toca grudenta... e não curto passar no rosto por que eu uso maquiagem até na praia (louca por fotos, dá nisso) então pra mim é sempre complicado isso kkkkkk'

    http://agindodiferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagino kkk a sensação não é muito boa msm, mas se acostuma, pense no mal que está fazendo para sua pele em não usar um protetor, bjoks

      Excluir
  9. Amei a postagem super rica de informações. E exatamente isso jamais devemos confiar no fator de proteção das bases... Ajudam mas não protegem 100%.
    Bjão,
    Pri
    Pareinos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei a postagem super rica de informações. E exatamente isso jamais devemos confiar no fator de proteção das bases... Ajudam mas não protegem 100%.
    Bjão,
    Pri
    Pareinos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu achava também que podia ser o mesmo bloqueador do rosto e corpo ..agora uso separado .. minha dermato agora pega no meu pé .. hehe .. e uso acima de 60 de proteção .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  12. hehe se a dermatologista falou tá falado né ?! Eu tbm usava o msm, mas achava muito oleoso pro rosto, sem contar q a pele do rosto é mais sensível, uma coisa que não confio é protetor que vem na maquiagem, é muito pouquinho pra proteger, bjinhos

    ResponderExcluir
  13. nOSSA ADOREI AS DICAS
    ACABEI DE VER QUE TAVA COMETENDO ERRO
    O MESMO PROTETOR QUE PASSAVA NO CORPO EU PASSAVA NO ROSTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem considero um erro Millena, afinal de conta protege tbm, só que a pele do rosto precisa de um fator mais alto por ser mais sensível, creio eu hehe bjoks

      Excluir
  14. Post 10 ... eu sempre procuro usar protetor .. só as vezes quando saio muito rápido
    de casa e que nao de tempo, mas uso mais no rosto por eu morar no sul é friooo pra caramba kkkk então uso bastante roupas .. protejo mais meu rosto mesmo !
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade flor, na correria sempre esquecemos, mas vc está certa, seu rosto fica mais exposto, não tem sentido usar protetor embaixo de tanta roupa hehe bjoks

      Excluir
  15. A proteção da pele é importantíssimo, mas as vezes surge a dúvida do que usar, o seu post ajuda bastante nessas informações, as vezes abro mão da proteção no corpo mas no rosto eu uso todo santo dia :D

    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk tbm sou assim Ariane, obrigada peloc comentário
      bjoks

      Excluir
  16. Muito importante as dicas
    Eu só uso quando vou a praia
    Tenho que criar esse habito de usar sempre
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Leteia, o sol que pegamos na praia é o msm que pegamos na rua, a diferença é q na praia estamos mais expostos a ele, a água salgada ajuda a queimar mais a pele etc , mas não podemos bobear com esses raios UV , bjoks

      Excluir
  17. Eu não tenho o hábito de usar protetor, e essas dicas são muito boas!
    É bom eu começar a usar né? Antes tarde que nunca!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom sim, se vc quiser preservar sua pele rsrss bjooks

      Excluir
  18. Eu uso diariamente bloqueador fator 60 no rosto, morro de medo de manchar a pele se não usar.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom Shairane, melhor prevenir antes que manche msm, bjoks

      Excluir
  19. também não confio em maquiagem com protetor solar não sempre
    hidrato e coloco o meu antes da maquiagem

    amei as dicas
    *´¨)*Linda Noite!
    ¸.•*¸.• ?´¨).• ?¨) Beijokas da Nanda
    (¸.•´*(¸.•´*(.¸. •*
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o da maquiagem é fraquinho demais, e isso se realmente tiver né

      bjoks

      Excluir
  20. Ótimo post, aprendi que o protetor se renova de 3 em 3 horas, bom saber que é de 2 em 2 horas.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na praia sim, dependendo do contato com água tbm, eu sempre aprendi q era 2 horas msm rsrs bjoks

      Excluir
  21. Ótimas dicas, mas acho que a parte mais complicada é essa de reaplicar a cada 2 horas, principalmente no rosto é complicado reaplicar depois de ter feito toda a maquiagem :/

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim muito complicado, mas tbm com sol forte não tem maquiagem que aguente, geralmente esse retoque é feito quando estamos em praia ou piscina ... bjoks

      Excluir
  22. Adorei as dicas!! Confesso que demorei anos pra ter o costume de passar protetor no rosto diariamente, hoje se esqueço parece que algo vai dar errado com a minha pele kkkk mas no corpo eu ainda não lembro de passar, nunca passo e isso é errado!! Beeeijos

    www.segredosdasamigas.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Não encha os comentários de links, pois será considerado spam.
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me" no comentário. Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog lá embaixo.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.