Depressão: causas, tratamento e prevenção !

   Oi queridas (os) trouxe um tema hoje bem complicado: a depressão ! Essa é a introdução de um tema muito vasto, que muitas pessoas sofrem e nem sabem, outras sabem mas não tratam e assim continuam sofrendo.  A depressão é caracterizada por humor deprimido, falta de energia, falta de vontade em exercer atividades comuns, a perda de prazer e interesses em coisas do dia a dia, muita fadiga, muito ou pouco sono, alteração no apetite (ou come muito ou come pouco), baixa concentração, irritação, autoestima e autoconfiança baixa, juntando sentimentos de culpa e de inutilidade, dificuldade para tomar decisões, pode haver até mesmo pensamentos suicidas, impaciência, isolamento, sentimento de desamparo, resumindo depressão é uma tristeza  profunda e com ela vem uma série de doenças que são manifestas pelo corpo. 

   Especialistas apontam que cerca de 18% das pessoas vão apresentar depressão em algum momento da vida. 

   A diferença entre depressão e tristeza está no tempo e sintomas, a pessoa sempre tem um motivo e sabe o porque de estar triste, pode ter sintomas físicos como taquicardias, aperto no peito, mas depois de um tempo isso passa com a resolução da questão, ou ameniza com o tempo em caso de perdas. Já a depressão persiste por períodos longos, mais de um mês por exemplo até que a pessoa perceba que não é normal estar tão triste, muitas vezes sem motivo aparente.

   Quando se sofre de depressão e não se trata, demora-se muito mais para restabelecer um estado normal, e o pior de tudo é que ela é uma doença recorrente. Se alguém já passou por uma crise de depressão então apresenta uma chance muito grande de manifestar outra. São as chamadas recaídas.Quem já teve um episódio na vida, apresenta cerca de 50% de possibilidades de manifestar outro, quem teve dois, 70% e no caso de três quadros bem caracterizados, esse número pode chegar a 90%. Ou seja, é um quadro recorrente e que a pessoa precisará de tratamento a vida toda.

   O que acontece é que a tristeza não é uma doença e por diversos fatores o ser humano pode desenvolver o estresse, a infelicidade, mas o resultado de todo esse sentimento resulta na doença do corpo e para isso não é preciso muito como  a perda de um parente, de um emprego, o estresse em si, ou até mesmo por falta de substâncias no cérebro a pessoa pode desenvolver uma depressão. Ela pode se manifestar de muitas formas, podendo ser sazonal , quando acontece em determinadas épocas do ano, como em países da Europa por exemplo, é muito comum esse tipo de depressão durante o inverno. Também pode ocorrer  por trauma, alguma perda específica, estresse. Pode ser um fator químico, devido a todos os fatores anteriores o cérebro deixa de receber serotonina, que é uma substância responsável pelo sentimento de bem estar e felicidade, problemas hormonais (principalmente em mulheres, que durante a TPM sentem-se mais deprimidas). Uso de drogas e bebidas. Em casos de depressão profunda, a incidência de novas crises são mais resultantes desses problemas químicos/ hormonais. O organismo fica todo desregulado. 
  O tratamento da depressão é na maioria das vezes medicamentosa, muitos pacientes precisam de tratamento para a vida inteira, outros somente manutenção ou preventivo, terapias com psicoterapeutas também ajudam muito e dessa forma diminui o estresse, a pessoa passa a conhecer melhor as causas da depressão e assim buscam a cura, a melhoria para viver. Nesse âmbito existe diversas formas de terapia que variam de acordo com o problema de cada pessoa. 

   Existem muitos antidepressivos no mercado, e o mais difícil é encontrar o que trará o melhor resultado e somente um médico psiquiatra pode receitar e avaliar a melhor forma de tratamento,  é preciso saber que antidepressivos não provocam euforia e cura imediata, demoram dias para começarem a agir no organismo.Os antidepressivos atuam  fazendo com que os neurônios captem novamente a serotonina e o paciente passe a sentir a melhora. 

   Existem diversos tipos, cada um com uma composição específica que melhor se adapta ao paciente. E na minha opinião só se deve partir para essa linha de tratamento depois de tentar resolver de forma mais natural, sem medicação. Não sou contra, mais esses medicamentos tem muitas reações adversas, por isso a importância da avaliação médica, se for necessário é importante não ter preconceitos, e isso serve para as pessoas que estão convivendo com um (a) depressivo (a), é preciso paciência, muitas não entendem esse processo e acabam negligenciando como se fosse uma escolha da pessoa ter ou não depressão. 


   Mas já que estamos falando em tratamento, que tal uma alimentação adequada para ajudar a manter  a produção de serotonina ? Há alimentos que contém maiores quantidades de aminoácido, magnésio, cálcio, vitaminas B6 e acido fólico, que são fundamentais na produção desse neurotransmissor e oferecem uma maior contribuição para  combater a depressão e até mesmo evitá-la.

   As oleaginosas, como castanha-do-pará, amêndoas e nozes ricas em selênio auxiliam na redução do estresse e melhoram a depressão, é necessário de três a cinco unidades por dia.
Nos ovos encontramos uma grande quantidade de tiamina e niacina, que ajudam a melhorar o humor, para quem tem colesterol alto deve ser evitado esse alimento.

  As frutas ricas em triptofano, uma matéria prima para a serotonina, são indicadas para consumo diário também, são elas: abacate, limão, banana, mamão, melancia e tangerina. A laranja e a maçã fornecem o ácido fólico que comprovadamente melhora os sintomas da depressão.

   Alimentos ricos com vitaminas E (aveia por exemplo), combatem a ansiedade e ajudam o funcionamento do intestino.

  O leite, o iogurte, o brócolis, a couve e a laranja são importantes fontes de cálcio, que ajudam nas contrações musculares, regularizam a pressão arterial e diminuem a irritabilidade.

   Os peixes são fontes ricas de triptofano, que combate a depressão e é capaz de reduzir a sensação de dor, trazendo uma sensação de bem-estar e contribuindo para um sono de boa qualidade. Os carboidratos que encontramos nos pães e cereais ajudam a absorver esse triptofano.

   O espinafre, brócolis e hortaliças de folhas verdes escuras são ricas em folato, uma vitamina do complexo B que ajuda no equilíbrio do metabolismo, diminuindo os sintomas depressivos.

  Os exercícios físicos são essenciais no tratamento da depressão. Quando o corpo é exercitado, libera endorfina que aumentam os níveis de serotonina. O que acaba por trazer muitos outros benefícios e qualidade de vida.
  Acima de tudo isso é preciso ter fé, já foi comprovado que pessoas que tem uma espiritualidade bem trabalhada, que tem pensamentos positivos, e acreditam em algo maior que elas mesmo, conseguem vencer mais facilmente a depressão e qualquer outra doença.

  O equilíbrio emocional é alcançado através da mente, corpo e espírito, é nisso que eu acredito ! Não importa a crença, o importante é acreditar  que não chegou o fim, pois há  tratamento para todos os transtornos psíquicos, e depressão não é o pior, não é raro, e é possível tratar. 

  Espero que este post tenha esclarecido algumas dúvidas, lembrando que escrevi sobre o que já li, não sou nenhuma especialista. É importante reconhecer que não é bobagem nem frescura ter depressão, pois qualquer um pode passar por isso em alguma fase de suas vidas, ajude no que puder se você conhecer alguém que esteja assim, dê palavras de conforto sem julgar, sem cobrar, procure entender e respeitar o momento difícil que a pessoa está passando. Até mais pessoal , abraços !

42 comentários:

  1. Depressão é uma coisa pessima, minha mãe já sofreu disso e teve que ser internada, felizmente recuperou e hoje esta bem entre nós!
    bjoo
    André Silva - Style of man
    http://mystyleofman.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fico feliz por sua mãe ter se recuperado, realmente é uma coisa horrivel não só para quem passa por isso mas ´para toda família

      Excluir
  2. nossa não sabia a depressão era tão grave assim, mas é duro conheço pessoas que tem, é triste vê-las assim
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah Lia é bem pior do que escrevi, existem níveis de depressão, ainda vou escrever sobre depressão infantil, outros tipos de doenças que começam com a depressão, é triste d+ mais msm ! bjo

      Excluir
  3. Parece que não , mas é uma coisa séria . Um ótimo post , só assim eu fico sabendo um pouco mais e aprimoro meus conhecimentos kkk
    http://dicaamigaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem gente que acha que é frescura,mas ninguém escolhe ter depressão, ela simplesmente chega e acaba com a pessoa e seus sonhos, é preciso muita paciência ! bjoks

      Excluir
  4. Ai Suzi, esse post é triste mas ao msm tempo muito importante!
    Eu já sofri de depressão. Foi em 2007 após a morte do meu pai, entrei numa depressão profunda... passei a tomar remédios e eu pensei que fosse melhorar mas só piorou, quase quis acabar com a minha vida pois era muito duro ter que conviver sem meu pai e com a depressão, mas quem me ajudou a sair dela foram as bandas Linkin Park e 30 Seconds to Mars... parei de tomar os remédios e me apeguei as músicas deles. Minha terapeuta chegou a dizer que foi a melhor coisa que aconteceu, pois minha melhora foi além do 100% :') Depressão é algo super sério, muitas pessoas acham que é bobeira, inclusive quando eu estava depressiva muitos chegaram a me dizer que era normal, ah claro super normal se sentir pra baixo com vontade de se matar, nossa legal pra caramba né... por isso q qnd vejo alguem depressivo eu procuro ajudar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Barbara, que bom que vc se recuperou 100 %, eu já tive depressão tbm aos 16 anos, se arrostou por anos até eu procurar ajuda e tbm ouvi muitas críticas, eu tive sequelas, que com muita persistência ficaram para trás e hoje posso dizer que me livrei da depressão, sabe q a música me ajudou muito tbm, é uma ótima companhia ! Fiz esse post pq cada dia mais vejo pessoas enfrentando isso, eu nunca falo d mim mesma nos posts pq o blog não é sobre minha pessoa rs mas sou extremamente solidária a quem passa ou já passou pq senti na pele o que é viver assim. Era muita tristeza, graças a Deus passou =D

      Excluir
  5. Muito legal abordar esse tema,é muito difícil para quem sofre.
    Conheço pessoas que tiveram ,é barra! beijos

    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu q sei, passei por isso na adolescência ! Ainda bem que tem tratamento, é só a gente lutar e não desistir, importante é identificar logo o problema, bjoks

      Excluir
  6. Eu já tive depressão de não querer sair de casa, nem do quarto e não ver graça em nada, tive q fazer tratamento por 1 ano com psiquiatra, tomando medicamentos, graças a Deus recebi alta da medicação e não tive mais essa sensação é terrivel, parece que nada é bom e acontece com qualquer pessoa! Gostei do seu post bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é complicado né ? Graças a Deus se recuperou, é muito importante seu comentário sabe, depressão todos podem ter, mas quem sofre não acredita na solução, saber d casos em que outros se recuperaram é extremamente importante, quando eu tive me ajudou muito falar com pessoas que já tinham passado por isso

      Excluir
  7. É depressão é um caso que vem crescendo cada vez mais e o ideal é a pessoa se tratar .. mas creio que tem pessoas que nem com tratamento conseguem .. é muito triste isso, vários da minha familia tiveram e chegaram a tirar sua vida é triste.
    post bem interessante e bom de falar e alertar né.
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste sim Lih, mas eu creio muito em Deus e na persistência d cada um, é importante buscar ajuda no início, pra que não chegue ao ponto de não ter mais jeito, meu blog foi criado pra levar informação, alertar, e esse é um tema muito vasto e que muitas pessoas buscam informação, bjos e obrigada pelo comentário

      Excluir
  8. Geralmente depressão vem por causa de traumas e problemas emocionais
    eu sei porque a tive por muitos a poucos anos que me libertei mas nao
    nego que as vezes fico perto de ter recaidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depressão desgasta qualquer pessoa, acho que mesmo recuperadas ficam muito sensíveis, e qualquer tristeza parece que vai ter uma recaída, sinto isso às vezes, mas tenha foco e fé , tudo passa =) obrigada pelo comentário, bjos

      Excluir
  9. Realmente quem não conhece o que é depressão diz que é frescura ou safadeza, mas lendo um pouquinho sobre esse assunto vemos que não é nada disse mas sim algo grave que merece muita atenção e apoio tanto da família quanto dos profissionais da área, parabéns pelo post :D

    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Ariane, realmente a falta d informação é a pior inimiga d um depressivo, as pessoas acham q a pessoa escolhe ser assim, apoio e atenção é importante nessas horas, bjos

      Excluir
  10. Infelizmente muita gente já passou por isto ou tem alguém próximo que já.
    É complicado. Além do tratamento é necessário muito apoio.
    Belo posto. Bem instrutivo;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Claudio, cada dia mais vemos pessoas passando por esse problema, sejam familiares ou amigos, o próximo pode ser vc ou eu (Deus nos livre) mas pode acontecer com qlq um, por isso temos q cuidar da nossa mente, do corpo e espírito e ajudar quem precisa. Obrigado pelo comentário

      Excluir
  11. minha mae e minha irma ja teve depressao, isso acabou com a familia toda, muitos tem e nao sabem, adorei o post beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é triste, afeta toda família. Por muitos não saberem o que tem o tratamento fica difícil, primeiro passo é identificar a depressão, em vez das pessoas criticarem deviam estender mais as mãos, obrigada pelo comentário, bjos

      Excluir
  12. tem pessoas que acha que é frescura mas depressão é uma doença grave, tem que ser o tratamento e muito apoio da família.

    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Drii, de frescura não tem nada. Tem pessoas que se matam por estarem depressivas, tratamento é fundamental e apoio tbm, obrigado pelo comentário
      bjoks

      Excluir
  13. conheço mts pessoas com depressão é um caso serio :/
    bjoos
    www.brunacatardo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chato né, a gente quer ajudar mas é meio complicado, importante dar o apoio q puder, bjos

      Excluir
  14. Depressão é muiiito difícil de cuidar, já estudei muito na faculdade sobre isso, as pessoas vão ficando cada vez mais difíceis de conviver e de aceitar ajuda também :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, vão se isolando, se afastando ... o que torna o tratamento mais difícil, mas não impossível, se a pessoa tiver um pouquinho d força ela consegue sair disso. Tem pessoas que nem tomam medicamento e conseguem vencer só com terapia, outras através da fé ...

      Excluir
  15. É verdade, um caso muito sério.Eu conheço algumas pessoas que já tiveram depressão, uma depois do tratamento ficou melhor em alguns meses, outra tem mais de 4 anos que continua na mesma, mas essa eu acho que não se empenha em sair dela pq depois desse tempo todo o caso não apresenta melhora e fica com o discurso de que é uma doença e parece que se agarrou na doença e não sai dela ( eu sei que é doença, que é sério mas acho que a pessoa tem de querer melhorar e ela parece que se acomodou na doença). Aqui na Suíça tem muitas pessoas com grave depressão, e é o país com o maior indíce de suícidio devido a essa doença, vai desde de criança, adolescentes a idosos. Todo mundo conhece alguém que já cometeu suicídio. Eu sei que não é frescura e é doença muito grave!

    lisa-more.blogspot.ch
    As aventuras de uma recém-casada em outro país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li e ouvi falar que em países frios o índice de depressão é maior, mas eu concordo com vc Lisa, se a pessoa se agarrar ao discurso que é não consegue sair disso, ela nunca sairá msm, é uma doença sim, um transtorno (prefiro chamar assim), mas tem tratamento e digamos que 80% dele depende do paciente querer melhorar, obrigada pelo comentário, bjoks !

      Excluir
  16. Que legal as informações
    Não sabia que a aveia combate a ansiedade
    E uma doença isso :(
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm, eu fiz questão de colocar alimentos que ajudam, pois acredito que muitas doenças podem ser evitadas através da alimentação, ansiedade é o próximo assunto, existe vários níveis tbm, e está muito ligada à depressão. Obrigada pela visita, bjoks

      Excluir
  17. Adorei o post, me ajudo muito, minha mãe sofre de depressão
    Beijos

    http://pekenablogsbl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério ? Melhoras para ela, é complicado e toda informação ajuda muito a lidar com pessoas que sofrem disso. Bjos

      Excluir
  18. nunca sofri graças a Deus por que sei que e ruim, e um coisa tão ruim nossa, e horrivel pelo q vejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vc nunca tenha msm, não desejo nem pro meu inimigo (se eu tiver) que passe por isso, eu ando observando que cada vez mais as pessoas estão tendo depressão e isso é horrível =/
      obrigada pela visita, bjos

      Excluir
  19. Adorei o post! Muito ruim pra quem te isso, infelizmente, quase que eu entrava em depressão por causa de um relacionamento que só me fazia mal. Não quero passar por isso de novo, e nem quero que outras pessoas passem também. Não sabia desses tratamentos, muito boa as dicas.
    Quero estudar psicologia para cuidar dessas pessoas <3
    Beijos linda,
    http://peqenaruiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, ser psicóloga é uma profissão linda, nos últimos anos cada vez mais procurada e usada, é muito importante o papel do psicólogo no tratamento de uma depressão, ainda mais se for por trauma, relacionamentos e perdas. bjos Sabrina

      Excluir
  20. Uau, nunca imaginei que tivesse tanta coisa relacionada com uma pessoa sentir depressão. Muito boa a informação e bem necessária. Quanto mais gente ler, melhor. Parabéns pelo post :)

    Acesse: Blog Tweed

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela visita, realmente quanto mais informação melhor e esse tema tem mais coisa pra abordar ainda , bjos

      Excluir
  21. Que post interessante e importante queridaa!!!
    Realmente muitas coisas podem vir daí, temos que ficar atentas conosco e com nossos parentes e amigos .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acreditar Roberta, muitas doenças surgem da depressão, realmente temos que ficar atentos. bjos, obrigada pela visita

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Não encha os comentários de links, pois será considerado spam.
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me" no comentário. Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog lá embaixo.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.