Outubro Rosa e o câncer de mama

Oi meninas, esse mês de Outubro está em muita evidência especialmente por conta da campanha Outubro rosa, que visa orientar e estimular a prevenção de câncer de mama feminino.
E eu não podia deixar de postar isso, que acho tão importante. Foi para isso que criei o blog, para somar e compartilhar coisas que nos transmita conhecimentos. 

Essa campanha do Outubro rosa foi lançada em 2008 pela Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde de Mama). Nesse mês será muito comum ver monumentos, prédios, faixadas de shoppings etc decorados com a cor rosa. Como exemplo o Congresso Nacional (Brasília), Cristo Redentor e Jardim Botânico (RJ).
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 57 mil novos casos por ano surgem no Brasil, a maioria das pacientes tem mais de 50 anos de idade, por isso é tão importante o diagnóstico precoce da doença e várias cidades brasileiras esse mês estarão realizando encontros, palestras, campanhas etc em prol de alertar as mulheres a se cuidarem mais.

Você sabe o que é o câncer de mama ?

Ele é um tipo de tumor maligno, que surgem por alterações genéticas nas células de uma das mamas ou em ambas. É o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo todo, estima-se que em todo o mundo surge 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes por causa da doença. A doença atinge um homem a cada 100 mulheres, no Brasil estima-se que a cada 12 mulheres, uma terá um tumor na mama até os 90 anos de idade.

Existe vários tipos de câncer de mama, são divididos em invasivos ou não.
Invasivo é quando a membrana que reveste o tumor se rompe e se espalha para outros pontos do organismo, sendo necessário a retirada da mama. E não invasivo é quando essa membrana não se rompe, e as células cancerígenas ficam contidas em um só local, sendo mais fácil a retirada do nódulo. Todo câncer pode se tornar invasivo.

O tipo histológico se dividem em vários outros de acordo com a presença ou não de receptores hormonais (para determinar isso é preciso da avaliação imunoistoquímica, que determina que tipo de receptor alimenta o câncer fazendo com que as células se dividam e agrave o câncer).

São três receptores hormonais: O de estrogênio, o de progesterona e o de HER-2 (fator de crescimento epidérmico humano). Todos esses circulam pelo corpo naturalmente, mas na presença de um tumor podem agravar a situação. Então através desses detalhes o médico vai determinar o tipo de tumor que a paciente tem.

Carcinoma ducta in situ: Esse não é invasivo, afeta os ductos da mama (canais que conduzem o leite), geralmente esse tipo não se espalha e possui um ou dois receptores hormonais.
Carcinoma ductal invasivo: Acomente também os ductos da mama, porém pode se espalhar para os tecidos que o circulam, esse tipo pode permanecer em um só lugar ou se espalhar para outros órgãos através de veias e vasos linfáticos. Possui um ou dois receptores hormonais.É o mais comum em tipos invasivos com cerca de 65 a 85% dos casos.

Carcinoma lobular in situ: Localizado nos lobos mamários, não invade outros tecidos, corresponde a cerca de 2 a 6% dos casos.

Carcinoma lobular invasivo: Também nasce nos lobos mamários, porém pode invadir outros tecidos, crescer no mesmo local ou se espalhar. Pode apresentar até dois receptores hormonais, o HER-2 é mais raro de aparecer.

Carcinoma inflamatório: É a forma mais agressiva e também a mais rara, ele se apresenta como uma inflamação, geralmente cobre uma grande extensão do tecido, as chances de se espalhar é muito grande e raramente apresentam receptores hormonais.

Doença de Paget: Surge nos mamilos podendo afetar as duas mamas ao mesmo tempo,
ocorre em 0,5 a 4,3% dos casos, é um tipo mais raro, caracteriza-se pela mudança na pele do mamilo como crostas e inflamações, mas também pode não apresentar sintoma algum.

O estágio da doença é dividido em 4 níveis.

Nível 0: Estágio em que as células ainda estão contidas nos ductos, quase sempre é curável.
Nível 1: Estágio em que o tumor tem cerca de 2 cm, sem ter atingido as glândulas linfáticas da axila.
Nível 3: O tumor tem mais de 5 cm, pode invadir músculos e pele e também glândulas linfáticas, porém sem indicio que tenha se espalhado.
Nível 4: Possuem qualquer tamanho e apresentam metástases , com comprometimento de glândulas linfáticas, a triste notícia é que cerca de 60 a 70 % dos casos no Brasil são descobertos no estágio 3 ou 4, quando o tratamento se torna mais complicado.
*Não tem o nível 2 (não errei na numeração caso você pense que esqueci)

Existem ainda os fatores genéticos, de idade, questão hormonal, colesterol alto, obesidade, ausência de gravidez, lesões de risco na mama que contribuem para o aparecimento dos tumores. Algumas mulheres com alto índice de chances de desenvolver esse timo de câncer fazem a mastectomia preventiva, que consiste em retirar as duas mamas antes do câncer se desenvolver, a atriz Angelina Jolie fez isso um tempo atrás, surgiram até polêmicas a respeito disso. 
Por isso é tão importante a prevenção, o auto exame, a mamografia e sempre procurar pelo médico se notar algum desses sintomas abaixo.































Então espero que esse post tenha alertado a você, mulher e leitora desse blog, que não apenas esse mês mas sim durante toda vida, cuide de sua saúde. Não deixe de fazer os exames necessários, o câncer tem cura se é descoberto precocemente, eu conheço casos que após a descoberta e tratamento ficaram bem e retomaram suas vidas normalmente, porém sempre acompanhando para que não volte e se voltar tratar novamente. Infelizmente nenhuma de nós estamos fora das estatísticas e é nosso dever cuidar de nossa saúde, ainda mais em um país que saúde pública e até mesmo privada não tem muita qualidade, é melhor prevenimos do que  esperar ficar muito grave, muitas das vezes o câncer é silencioso, mas em sua maioria dá algum indício que algo não está bem e nesses indícios que se deve prestar atenção. Então até o próximo post, por hoje já dei meu recadinho .


58 comentários:

  1. Realmente é um assunto a ser discutido sempre... Sendo algo q descoberto no início tem tratamento q pode eliminar e seguir a vida normalmente e sem prevenções e em casos avançados podendo ser mais grave... Por isso é sempre bom se manter informado e prevenir sempre... Mais uma vez blog trazendo essas informações q são cruciais ;)... Ta de parabéns :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Raamon, a prevenção é muito importante ... vc como homem sabe disso, mulheres deveriam saber e praticar tbm, graças a Deus as formas de tratamento e diagnóstico se modernizaram bastante. bjuuu

      Excluir
  2. Muito importante amiga ... eu já fiz este ano e faço há dois ... ótimo post .. tb apoio e incentivo ... bjs

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre bom se cuidar ne Roberta ? está mais que certa, beijos

      Excluir
  3. Esse assunto deveria ser muito mais divulgado, muitas mulheres morrem sem ao menos perceber alterações na mama, e outras o cancer avança de tal forma que é perceptivel de longe, mas muitas ainda não procuram o médico por vergonha ou medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade viu, o medo e avergonha são os maiores inimigos da saúde feminina.
      beijos

      Excluir
  4. Dá-lhe Suzi!!! Amei o post, super importante saber sobre o cancer de mama, ficar a par sobre as causas, prevenção.. uma coisa sobre o outubro rosa: muitos só usam a cor rosa mas estar por dentro dos motivos pelo qual o outubro rosa existe, mtos não sabem e nem fazem questão. Esse post vai ajudar a muitas, com certeza ;)
    bjo lindona <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah verdade Barbara, é preciso saber o pq da campanha né rsrs
      a verdade q muitas nem sabe o q é o câncer de mama, como se forma, o que fazer ... espero q esse post esclareça essa dúvida um pouco mais. beijos

      Excluir
  5. Muito importante Suzi saber disso tudo. Otimo poster! o Ramom podia fazer um poster mês que vem do "Novembro azul" também já que ele é homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim Midian, gosto da ideia ... vamos providenciar hehe importante falar nesses assuntos
      beijos

      Excluir
  6. Um post de extrema necessidade, você incentiva e explica muito bem, gostei muito de como divulgou o assunto, de forma simples para que não confundisse mais a mulherada, pois isso é comum de se ver.
    Você comentou dos monumentos e de toda a divulgação que se faz no país, menina acho isso muito belo e gracioso. Nós mulheres abraçadas por uma causa que contagia a todos, os homens estão cuidando da saúde também, que relutam demais né?! Parabéns pelo post.
    Beijinho <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wal, acho linda essa campanha e é preciso que muitas mulheres se cuidem, eu procuro sempre explicar da forma mais fácil, beijosss

      Excluir
  7. Oi Suzi, belo post ! esse assunto deveria ser mais divulgado, já tive perda de parente e de amiga por causa dessa doença !
    Bjs
    Esmaltes & Manias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que triste Patricia, lamento suas perdas, realmente temos q falar mais nisso e essa campanha reforça muito esses cuidados, o que nós mulheres devemos ter em mente é que nao é só em Outubro que devemos lembrar e sim o ano inteiro. Beijos

      Excluir
  8. ótimo post querida, esse assunto é muito importante e voçe fez bem em compartilhar com a gente, o meu exame esta marcado para a sexta feira, ore por mim, Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha dado tudo certo, cuide -se mesmo, beijos

      Excluir
  9. É muito importante essa campanha.
    Temos que nos cuidar sempre
    Adorei seu post
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thelma, esse assunto deveria ser divulgado o ano inteiro, importante que a gente saiba se cuidar . Beijos

      Excluir
  10. Adorei o post, sempre é bom ficar informada, ainda mais sobre esse assunto que é extremamente sério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sabrina, esse é o tipo de assunto que adoro, sou louca por informação rs beijosss

      Excluir
  11. Ótimo Post, é mais do que necessário se bater na mesma tecla sempre, pois parece que quanto mais se é divulgado, mais nós mulheres esquecemos da prevenção!!

    Bjokas
    Alê Leca
    Comunidade da Beleza
    http://comunidadedabeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Alê Não era para ter tantas mortes por conta do câncer, se fala tanto em prevenção ... mas é assim mesmo,vamos sempre lembrando a mulherada rs be0ijos

      Excluir
  12. Eu amo essa campanha
    Espero que ela seja mais e mais divulgada e alerte muitas mulheres
    Seu post foi bem explicativo Suzi
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila, a campanha e maravilhosa sim espero que muitas mulheres sejam alertadas e incentivadas a se prevenirem
      Beijos

      Excluir
  13. òtimo Post, esse assunto é muito importante e deve ser abordado sempre, para informar a nos mulheres, para que aja prevenção e conscientização do que é o câncer de mama,

    bye
    Jeeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo flor, e uma doença horrivel mas que se for descoberta no início tem cura. Beijocas

      Excluir
  14. o auto exame é super importante para a mulher e as campanhas de conscientização também, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Erika, é através dele que a mulher vai notar algo errado e procurar ajuda médica, as campanhas alertam o resto só depende d cada uma zelar por sua saúde.
      Beijocas

      Excluir
  15. Parabéns! Um post maravilhoso, bem explicado e que vai conscientizar muita mulher por aí! Devemos ficar atentas ao nosso corpo, e beleza vem de dentro!
    Bjs!
    anaholiveeira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anah, esse post esta tendo boas visualizações e fico feliz qe estejam lendo, mesmo que não deixem seus comentários pelo menos se interessam pelo assunto.beijocas

      Excluir
  16. Como estou amando ver a campanha crescendo e sendo massificada pelos blogs...
    Acho essa campanha linda e super alertadora, pois infelizmente, por preguiça ou falta de orientação as mulheres não se atentão à exames e tão pouco aos sinais.
    Amei a sua resenha, não sabia que tinham os estágios. Muito esclarecedor.

    Beijinhos
    http://www.julianefreire.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju, eu acho q os blogs são ótimas vitrines para esses assuntos, o público é em maioria de mulheres, realmente por falta de atenção e até mesmo vergonha muitas não procuram ajuda e qnd chegam ao consultório a doença está avançada, espero o dia em que mais nenhuma mulher morra por conta disso. Beijos

      Excluir
  17. É claro que com o Outubro Rosa todas ficamos mais informadas e atentas mais isso não pode ser só em outubro e sim todos os meses, o importante é se fazer o auto exame todos os meses, e qualquer coisa ir ao medico. Essa campanha é muito importante e que alcance muitas e muitas mulheres.
    bjokas

    lainemenezes.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Laine, nao se pode dar atençao só no mês em que a campanha está alertando, é um cuidado diário que temos que ter. Beijosss

      Excluir
  18. acho essa campanha muito boa.. é sempre importante alertar.. prevenção é tudo.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom alertar Drii, nunca é demais falar sobre isso
      Beijocas

      Excluir
  19. Há dois meses atrás fiz a cirurgia para retirar o nódulo, minha sorte q tirei cedo e não deixei que se tornace algo ruim.. Sempre temos q se cuidar. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa vida, que bom Bruna ... graças a Deus vc foi a tempo viu, fica bem sua linda, beijosss

      Excluir
  20. Eu fico muito feliz de saber que as pessoas divulgam esse tipo de assunto, principalmente depois de ter um caso desses na nossa família. É muito importante alertar as mulheres a respeito disso, e ainda mais, conscientizá-las, porque além de informar, precisamos manter a consciência da importância em se cuidar.
    Além do outubro rosa, agora temos o novembro azul que também conscientiza os homens a fazer o exame de próstata! É muito importante e acho que seria bem legal abordar esse tema também ^^

    Identidade Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade querida, muito importante mesmo e pode deixar que o Novembro Azul vai ser postado aqui tbm , pois os homens são mais dificeis de se tratarem q as mulheres, beijocas

      Excluir
  21. Muito legal o tema! Essa campanha é de fundamental importância para a prevenção da doença! Obrigada por compartilhar! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada vc por dar sua opinião ... quanto mais falarmos nisso, quem sabe mais mulheres prestam atenção não é mesmo ?!
      beijos

      Excluir
  22. Essa campanha alem de ser muito linda , nis alerta da prevencao e cuidados... gostei bastante das fitos ilustrativas ficou super explicado! Parabens
    Bjos

    Www.divaemaquiada.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriga Francisca,tbm acho a campanha muito bonita.
      beijos

      Excluir
  23. Arrasou no post gata
    essa campanha e muito importante e todo ano vejo muita gente sendo conscientizada através da internet e isso conta muito.
    Beijos flor

    Blog Delineado Rosa / Concurso Cultural: 5 Batons Avon Pop Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Erika, acho que todos os meios de comunicações são válidos quando o assunto é saúde, prevenção de doenças ...
      beijos

      Excluir
  24. Muitas informações boas
    Tem muita gente que não liga para essa campanha
    Mas ajuda muitas mulheres
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Leteia, muita gente não liga, mas quem tem q ligar e cuidar da saúde é a própria mulher, a campanha está aí só para lembrar
      acho importante alertar e incentivar o auto exame, a ida ao médico ...
      beijos

      Excluir
  25. Oi querida..belo texto..muito bom concientizar as pessoas da importancia d alto exame,e esse ano to curtindo demais pois muitos blogs aderiram,e tambem a campanha esta com grande proporção..adorei parabens pela inciativa
    bjs linda
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada amada, eu trouxe esse tema e além da campanha, explicar o que é o câncer e com ele não se brinca, quanto antes procurar ajuda melhor.
      beijocas

      Excluir
  26. Amei o post,parabéns pelo incentivo querida.
    O câncer de mama infelizmente é uma doença que vem atingindo cada vez mais as mulheres, o importante é que elas façam o exame de toque e se notarem uma diferença irem imediatamente no médico. Outra coisa muito importante é que não é apenas em outubro que devem se tocar e sim sempre. Pois quando descobrido mais cedo,melhor o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desse jeito Millena, é um cuidado o ano inteiro, não podemos nos cuidar só em campanhas... beijos

      Excluir
  27. Parabéns pela postagem, muito importante o conhecimento e a orientação para a prevenção, foi uma forma de contribuição ao movimento outubro rosa muito sábio que seu cantinho fez.

    Beijos,
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria, fico feliz com essas palavras, suas e de outras mulheres, esse post é para reforçar mesmo, compartilhar com mais e mais mulheres a importância de se cuidar. beijocas

      Excluir
  28. Essa campanha é ótima! quanto mais pessoas alcançadas melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Belo post!
    temos que fazer exames preventivos mesmo, pois quando é diagnosticado no início há a possibilidade de ficarmos bem e vivermos muito!
    Bela iniciativa!
    bjus e bom final de semana,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo Elyane, é melhor prevenir e fazer os exames, não ter vergonha e nem medo, beijos

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.