Novembro Azul e o Câncer de Próstata

E aí galerinha, tudo bem com vocês? Espero que sim...

Hoje vamos sair um pouco das resenhas e indicações de filmes pra falar de um assunto que é considerado terror para muitos homens mas mesmo assim muito importante para cada um de nós...

Depois do mês dedicado ao câncer de mama (outubro rosa), onde alguns prédios públicos são iluminados de rosa chamando a atenção sobre a doença, agora é a vez do NOVEMBRO AZUL.



Mas o que seria o Novembro Azul? 

       Novembro Azul assim como o Outubro Rosa vem trazer alertas sobre cuidados necessários pra se diagnosticar e prevenir o câncer de próstata.
    
      O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata realizado em 17 de novembro.
      
      Também seguindo a mesma linha do outubro rosa, os prédios públicos são iluminados de azul a fim de chamar atenção da sociedade e principalmente dos homens sobre a doença. Em vários países é mais que uma simples campanha de conscientização, fazem se reuniões entre homens com a finalidade de debaterem sobre o câncer de próstata entre outras doenças como câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Entendendo o Câncer de Próstata

A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada.

O câncer de próstata é considerado uma doença de terceira idade por grande parte do seus casos ocorrerem em homens acima de 60 anos de idade. Devido sua demora em se manifestar, é necessário que se faça exames preventivos periódicos para não ser descoberto em estágio avançado ou até mesmo fatal. Como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal. Descoberta em fase inicial, quando tratada, tem baixa mortalidade.



Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que esse é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente entre homens, após tumores de pele. No ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.


Todos os homens precisam entender a necessidade de fazer os exames preventivos, não é nenhum bicho de 7 cabeças, e ainda mais quando é para o bem da própria saúde.
Pense não somente em você, mas em sua família, seus filhos, sua esposa... Porquê adiar o seu fim por simples receio ou machismo? Esse é o mementos de pararmos para pensar, você pode ter uma vida inteira pela frente ou simplesmente deixar seu orgulho separar você das pessoas que ama.

Bem galerinha por hoje é isso, espero que possa conscientizar vocês e que percebam a importância desse assunto... Até a próxima...
       
By: Raamon Ferreira
       

76 comentários:

  1. Adorei o post, é leve, descontraído e sem muitos termos técnicos, ou seja, é para atingir a maioria mesmo.
    Parabéns pela escolha!
    Beijos

    colunadami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom.... Realmente procuramos conscientizar o máximo pois é um assunto muito importante ;)

      Excluir
  2. Ai Ramon é isso ai, esse papo de que só mulher tem que se cuidar é ultrapassado. HOMEM TAMBÉM É HUMANO e se cuidar não é sinal de fraqueza, e "como diria os homens da antiguidade clássica" é sinal de virilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... A hora de cuidar da saúde é agora né... Mas muitos ainda tem machismo com relação a esse assunto, mas esperamos que com essa postagem ajude um pouco a entenderem a importância ;)

      Excluir
  3. É legal saber que existem campanhas tanto para o público feminino, quanto para o público masculino. O mais importante é cuidar da saúde, e se previnir :)

    www.tekatecla.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidar da saúde é sempre importante, para ambos né.... Espero q consigamos conscientizar e fazer com q pensem um pouco na importância dele ;)

      Excluir
  4. Legal muito importante também fazer essa campanha para os homens se conscientizarem de que devem fazer o exame da próstata , meu pai teve problema mais graças a Deus soube a tempo e fez cirurgia e hoje está bem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu como um diagnóstico rápido pode fazer a diferença? Que bom q ele ta bem Angela... Boa sorte a vocês

      Excluir
  5. Também já fiz minha parte em divulgar a campanha. Seu texto tá cheio de informações. Beijos www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Jamilly... É sempre bom divulgar esse tipo de campanha, conscientização sempre ;)

      Excluir
  6. Eu nunca tinha visto essa campanha ser tão divulgada quanto nesse ano, tô gostando de ver ♥

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem né Cecilia... Quanto mais conseguirmos atingir, será ainda melhor... Saúde é coisa seríssima ;)

      Excluir
  7. Bem bacana seu post de alerta e concientização
    Que ele atinja em certo o alvo"homens"
    Beijokas mega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou torcendo para que cumpra seu objetivo e possa conscientizar o máximo possivel...

      Bjus :*

      Excluir
  8. Muito bom o post
    Nos anos anteriores não demos muita importância a essa campanha,e é tão importante quanto o câncer de mama que vemos posts todos s dias no mês de outubro.Afinal homem tem aquele preconceito com o exame né.
    Parabéns pela iniciativa
    Beijos
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara q essa barreira do preconceito seja quebrada e possam entender a importância do exame preventivo né Marina..

      Beijos :*

      Excluir
  9. nossa que legal esta campanha pois homem geralmente é muito machista, prefere morrer do que fazer um unico exame, ô raça, mas é muito a gente incentivar eles tambem a fazer o exame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse... não é nenhum bicho de 7 cabeças, é uma coisa simples q pode fazer diferença

      Excluir
  10. Adoreeei a iniciativa ramon, post bem descontraido e informativo, parabeens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lorrane... Tomara q atinja o público e conscientize para importância do assunto

      Excluir
  11. Andou rolando uma campanha estilo a do balde gelo pra chamar atenção sobre o cancer de prostata, mas parece q não deu muito certo porque as pessoas acharam apelativa demais. Enfim... não vou citar como era pra fazer, mas acho que vc deve ter visto sobre né. O ator Hugh Jackman chegou a participar mas nao deu em nada rsss
    E curti seu post, afinal temos que falar sobre homens tbm, não é somente os problemas das mulheres que temos que falar ;)
    bjooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos precisamos ter cuidados em relação a saúde né Barbara... Mas não ouvi falar da campanha não heim rsrs Vou procurar depois, fiquei curioso rsrs

      Bjos :*

      Excluir
  12. Post super interessante e conscientizador da campanha Novembro Azul.
    Eu apoio!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adriana... Sempre importante apoiar essa ideia, um assunto muito importante q deve ser de interesse de todos ;)

      Excluir
  13. Verdade, para o homem também e muito importante se cuidar e se prevenir!!

    Carol e Camila ;)

    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prevenção em primeiro lugar neh Camila ;)

      Excluir
  14. que bacana eu não sabia dos prédios
    iluminados na cor azul que bacana
    acho um incentivo maravilhoso

    Boa Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nanda... Segue a mesma temática do outubro rosa, bacana neh?

      Excluir
  15. Adorei o texto, nada melhor que um homem falar sobre essa campanha ... pois ainda existe muito preconceito, tem homem que se cuida muito, outros nem tanto. Essa campanha é perfeita para alertar a importância da prevenção do câncer. Assim como o Outubro rosa, feito para nós mulheres, o Novembro azul está aí para tirar esse tabu da mente das pessoas, especialmente os homens. Esse blog tem leitores masculinos tbm, espero que tenham lido e aderindo essa conscientização. Vlw Raamones \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara q leiam e se conscientizem mesmo neh Moça? rsrsrs

      Ta na hora de quebrar esses tabus e perceberem a importância dessa campanha ;)

      E obrigado pela oportunidade de falar do assunto ;)

      Excluir
  16. Raamon, ótimo texto e parabenizo por passar conhecimento e conscientização! Todos nós temos que participar em pról da campanha, não somos homens porem conhecemos muitos, amigos, pais, parentes, vizinhos... E infelizmente a falta de informação matou e ainda mata a muitos sem falar no preconceito que envolve este tipo de exame.

    Bjos Alê e suas Singularidades
    http://aleesuassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ale, é importante quebrar esse preconceito em relação a esse assunto afinal nossa saúde é a coisa mais importante ;)

      Bjus :*

      Excluir
  17. Bem legal o post, temos que incentivar cada vez mais para previnir o câncer de prostata.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prevenção é o primeiro passo ;)

      bjus :*

      Excluir
  18. Infelizmente este assunto ainda é tabu para a maioria dos homens, mas eles têm que entender que o quanto antes a doença for diagnosticada, menos doloroso é o tratamento!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nanna... Com diagnóstico precoce ainda tem tratamentos, mas precisamos vencer o tabu e ver a importância do assunto por isso é importante a campanha de conscientização

      Excluir
  19. Adoro essas campanhas. A conscientização das pessoas é super importante. Todo cancer descoberto no comecinho poder ter cura. Seu post esta super informativo. Parabens.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Giuliana, é importante perceber como o exame de prevenção pode ser útil para diagnosticar cedo a doença e assim conseguir a cura...

      bjos :*

      Excluir
  20. Ainda há muito preconceito com relação a esse exame.
    Eu ainda não conhecia essa campanha, mas acho de extrema importância.
    Adorei o post.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline ela não ganhou a visibilidade q tem o outubro rosa mas pretendemos incentivar para q possa atingir o máximo de publico possivel

      Beijos :*

      Excluir
  21. Postagem muito importante.
    Tanto o homem quanto a mulher tem que se cuidar sim.
    Essas campanhas são para nos ajudar, por isso devemos correr atrás antes que seja tarde
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Thelma... Saúde é coisa séria e um assunto q tem q ser debatido sempre..

      Bjus :*

      Excluir
  22. Super justo
    Pena que pro homens não haja um teste caseiro, pra quem tem menos idade.
    Acho justo apoiar campanha assim.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Suély, mas é importante fazer o exame preventivo, ele pode fazer uma grande diferença...

      Excluir
  23. Oi ramon, campanha super importante, nao pode haver preconceito, saude acima de tudo
    Ramon me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gil, infelizmente o preconceito ainda é muito grande, mas tomara q quebremos tabus com essa postagem ;)

      Visitarei sim ;)

      Excluir
  24. sou super a favor desta campanha e achei bacana você ter divulgado por aqui :)
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos fazer chegar ao máximo de público possível neh Babi....

      Bjus :*

      Excluir
  25. Eu super apoio o novembro azul assim como o outubro rosa. Tanto mulheres como homens tem que se conscientizar e fazer os devidos exames. Belo post. Bjos

    http://suelen-pink-modafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre devemos preocupar com nossa saúde não é Suelen, ela é nosso bem mais precioso...

      Bjus :*

      Excluir
  26. Realmente, super favorável esse post, não é apenas nos mulheres que devemos se preocupar com isso, adorei a campanha e vou compartilhar com meus amigos!
    beijinhos post ficou muito bom Ramon!
    http://euamomodamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol... Precisamos fazer com q chegue ao máximo possivel pois é um assunto muito sério...

      Bjus :*

      Excluir
  27. É super importante falar sobre esse assunto para que os homens também possam cuidar da sua saúde.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andreia, é um assunto q precisa perder um pouco de preconceito e fazer chegar ao conhecimento do máximo possível...

      Bjos :*

      Excluir
  28. Parabéns pela postagem. É super importante estarmos engajados com o assunto contribuindo para a conscientização do exame. Afinal essa doença quanto mais cedo descoberta maiores são as chances de cura.
    Bjão
    Pri
    Www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso é importante q entendam a importância do exame preventivo né Priscila? Diagnosticado precocemente tem cura ;)

      Bjus :*

      Excluir
  29. Eu apoio, precisamos cuidar dos nossos homens, prevenção nunca é de mais.

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Geri, é bom q as mulheres tbm estejam por dentro do assunto e possam cobrar de seus maridos e parentes para q possamos diminuir o quadro dessa doença ;)

      Bjus :*

      Excluir
  30. Muito bacana o post, os homens precisam mesmo se cuidar mais e deixar de preconceito bobo, saúde é fundamental.
    Bjs

    www.mademoisellebahia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ari saúde tem q vir em primeiro lugar não é mesmo? Realmente é um preconceito bobo, q precisa se extinguido...

      Bjus :*

      Excluir
  31. É super perigoso esse tipo de cancêr, foi o que levou meu padrinho, ele evolui muito rápido se não tratado e pode abranger outros órgãos, tornando mais dificil o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sabrina, câncer é uma doença muito perigosa e merece sempre uma atenção muito especial ;)

      Excluir
  32. Essa campanha precisa ter a mesma importância que a do Outubro Rosa, fora que homem geralmente não gosta de se cuidar.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Bruna, homens ja encaram hospitais e clínicas como monstros, mas é necessário entender a gravidade da doença e perceber q um simples ato pode ser a diferença entre a vida e a morte.

      Excluir
  33. Um homem falando sobre o tema! Amei! Tomara que com isso os homens que leem e acompanhem o blog possam abrir a mente e ver a importância de se cuidar né? parabéns!! beijinhos moço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláu já está mais q na hora dos homens engajarem na campanha em prol da própria saúde... Tomara q consiga atingir o máximo de publico possivel ;)

      Bjus :*

      Excluir
  34. É muito importante que ambos, tanto homem quanto mulher, estejam sempre atentos para a prevenção de doenças... É possível evitar muita coisa tomando as medidas certas e fazendo os exames com rotina!

    Um beijo goria. :*
    www.tattooandplay.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, os exames preventivos são um grande aliado na prevenção de doenças graves como esta.

      Bjus :*

      Excluir
  35. O post é super legal ainda mais por ser uma causa tão nobre, e mais importante ainda por se tratar de um exame tão importante! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Paula, espero q consiga atingir o publico e os faça refletir na importância do assunto...

      Bjos :*

      Excluir
  36. Eu acho bem legal essa campanha novembro azul assim como o outubro rosa
    Essas campanhas alertam muitos homens e mulheres.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante chamar atenção para esses assuntos, a nossa saúde é importante né?

      Bjus :*

      Excluir
  37. Eu achei a ação super legal, afinal não é só as mulheres que devem se cuidar, os homens também precisam estar em dia com a saúde!

    bjs

    Ari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ari, saúde é assunto pra ambos, todos devemos nos preocupar e prevenir sempre ;)

      Bjus :*

      Excluir
  38. Muito importante os homens conscientizarem-se e também se cuidarem, afinal, todos estamos suscetíveis à doenças e machismo hoje em dia não "cola" mais. Ainda bem que os homens da minha família não tem esse preconceito de fazer o exame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Michele, uma família assim tem sempre hábitos de boa saúde, isso é muito importante...

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Não encha os comentários de links, pois será considerado spam.
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me" no comentário. Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog lá embaixo.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.