A Origem do Twitter

Olá pessoinhas do meu coração ? Tudo bem ? Hoje o post é sobre o Twitter, essa rede social que muitos amam, usam para divulgar seus trabalhos etc. Eu sou curiosa e adoro saber como as coisas surgem e você ? Conhecem a história de como e quem criou o Twitter ?
Fiz um resumo e espero que gostem, vamos somando conhecimento ?

O Twitter foi criado em 2006, é considerado um microblog onde o usuário pode postar o que quiser em mensagens curtas de até 140 caracteres, pode postar em rede pública ou privada.
Os fundadores do Twitter  são Evan Willians, Biz Stone, Noah Glass e Jack Dorsey. Porém a ideia de das mensagens curtas foi de Dorsey, o ex-presidente do Twitter. Stone e Glass não fazem mais parte da equipe. Ficou a cargo de Dick Costolo cuidar do nosso querido Twitter. Sabiam que o nome inicial era Twttr ? Não tinha vogais pois no dicionário significa piar ou gorjear em português.
( Por isso aquele pássaro lindinho chamado Larry é usado no logotipo , foi uma homenagem ao ídolo do basquete Larry Bird ). Glass finalizou o nome colocando as vogais porque a pronúncia ficaria melhor. (concordo plenamente !!) Abaixo o rascunho feito em um caderno, da página do Twitte, feita por Dorsey em uma reunião de novos projetos chamada Brainstorm.

Rascunho do Twitter feito por Jack Dorsey  durante uma reunião (Foto: Divulgação/Twitter) (Foto: Rascunho do Twitter feito por Jack Dorsey  durante uma reunião (Foto: Divulgação/Twitter))




A ideia era criar um sms da internet, assim como os sms de celulares que tem limite de caracteres, no início eram 160 e depois passou definitivamente para 140 letrinhas para mensagem e 20 para citar alguém com o símbolo @ no início. (eu acho tão pouco).

Sabe como surgiu as hashtags ?

Tudo começou quando um usuário da rede chamado Chris Messina (estudante de design de comunicação). O cara propôs usar o símbolo "#" para agrupar mensagens de um mesmo assunto em um único lugar. Eu acho super legal, na verdade é o que mais gosto no Twitter são essas hashtags. Mas a equipe do glorioso Twitter não gostou de primeira, disseram que isso era coisa de nerd e não daria certo.

Sete anos depois e as hashtags tomaram conta não só do Twitter mas de toda internet, Facebook aderiu, Instagram , virou um meio de comunicação. Muito antes do Twitter outras redes já usavam esse símbolo, eram usadas em salas de bate papo dos antigos IRC, canais no Jaiku (um concorrente do Twitter que foi comprado pelo Google e depois o projeto ficou de lado). Messina com essa ideia, nada nova, resolveu o problema de organização que o microblog tinha. Esse meio marca assuntos que todas as pessoas podem acompanhar, diferente do "@" usado para marcar os usuários.
O primeiro a usar a hashtag foi o próprio Messina.

Primeiro tweet a usar hashtag (Foto: Reprodução/Twitter)


Como a equipe do Twiiter não deu muita atenção, Chris tentou popularizar através de seus próprios meios. Foi em 2007 por causa de um incêndio nas florestas de San Diego, Califórnia, que moradores usaram o Twitter para contar o que estava acontecendo, mas a desorganização dificultava muito o acesso das informações. Foi quando Crhis ligou para um amigo, Nate Ritter... cidadão que estava reportando as informações e pediu para ele usar a hashtag  "#sandiegofire" ... aí então a coisa se popularizou e ganhou força. Em 2009 a equipe do Twitter resolveu oficialmente adotar a ideia de Chris, desde então tudo marcado com "#" vira link e é agrupado junto as publicações de mesmo assunto. Acreditam que Chris não ganhou um centavo pela ideia genial e que salvou o Twitter da desorganização ? Ele nem fez questão de patentear (bobo, ganharia milões rs). Chris diz que a satisfação de sua pequena descoberta já basta. (Então tá né Chris !)

*fonte de pesquisa, Techtudo.

Bom pessoal há muito que se falar sobre essa rede que invadiu o mundo,  o fato é que muita gente não sabe a história de como surgem as tecnologias,  as redes sociais, como é feita as coisas que usamos todos os dias. Como lemos nada é feito do dia para noite, muitas pessoas se envolveram no projeto até chegar o que é hoje. Cada ferramenta acrescentada facilitou nossa vida para a comunicação em massa. E aí ? O que vocês acham do Twitter ?

Ahhh o meu Twitter : @Suzi Gomes_14 quem quiser me segue.
Deixem seu comentário e vamos conversar, até mais queridas (os).

34 comentários:

  1. muito interessante a historia, eu não conhecia e nunca havia tido a curiosade de saber, mas lendo aqui eu vejo que as coisas são criadas muito por necessidades, assim como a hashtag , adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lia, a gente usa e nem imagina como foi sendo feito ne, mas realmente as coisas costumam surgir de necessidades, eu não sou muito de usar o Twitter, ja tive assim q foi criado, mas achei confuso e desisti kkk voltei recentemente, tentando me adaptar.
      beijos

      Excluir
  2. Adorei saber mais sobre o Twitter, apesar de não curtir muito.
    E essa historia da # só ele mesmo pra não querer ganhar dinheiro néh, ué vamos respeitar a opinião dele, e negociar para que esse dinheiro que ele não aceitou venha pra mim hahaha, To brincando.

    Um Beijo Minha Flor!!

    Carol e Camila :*

    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaa pois é Camila, eu uso atualmente mais por causa do blog, eu acho meio confuso ainda, e tem poucos caracteres .... eu gosto de textos. Mas a história do dinheiro achei ele bobo sim u.u podia ter cobrado e doado sei la, pelo menos reconheceram ele como criador ne ? beijocas

      Excluir
  3. Ahah
    Bem legal a Historia
    Eu tenho um mais não uso,não gosto.Fiz só pra ter.
    Legal não sabia o significado do nome,nem o porque daquele passarinho,achava meio desfalcado .
    Mas nunca tive essa preocupação de procurar matar minha curiosidade
    E Cris perdeu a chance de ficar Trilionário bobinho ele né kkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana não sou fanática não, mas reconheço que o Twitter tem bastante força.
      É justamente pq quase ngm procura essas coisas que eu posto >.<
      O Chris perdeu uma mega chance, reconhecimento não paga contas ne kkkk
      beijocas

      Excluir
  4. Ebaaaa, que post legal e diferente! Adorei saber um pouco mais sobre essa rede social. Eu uso faz bastante tempo e nao sabia como tinha começado...

    www.tekatecla.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou linda, eu sou tão curiosa que procuro esse tipo de coisa hahahah beijocas

      Excluir
  5. Nossa que legal eu não fazia ideia!! Não uso o twitter por questão de afinidade mesmo rs (ainda sou arcaica kkk) Porém as tags são paixão e uso sem moderação no face no papel e onde mais achar oportunidade!!! kkkk #Adoooro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk eu gosto das Tags tbm, no começo não tinha afinidade nenhuma com Twitter, uso mais pelo blog mesmo e para acompanhar alguns artistas q gosto. beijos

      Excluir
  6. Nossa, ele já tem oito anos! :O
    E eu já estou por lá já tem mais de 5 anos... Já fui viciada, hoje uso mais para divulgar os posts!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já Nanna rs oito anos, bastante tempo .... tbm uso mais por causa dos posts, mas não sou viciada não, eu acho q tem pouca intereação e me incomoda nao poder escrever muito kkk beijos

      Excluir
  7. Nossa que bacana a historia, vou confessar que não ou adepta do Twitter por ter pouco espaço para escrever, mas é sempre bom aprender um pouquinho mais de cada rede social. Adorei o post.

    Beijos
    www.sweetlifebymari.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe sempre bom mesmo, são curiosidades que a gente nem sempre procura.
      Me incomoda tbm não poder escrever sem limite kkkkk
      beijocas

      Excluir
  8. Olá querida, bem legal a história, não a conhecia.
    Eu não tenho twitter e não consigo me agradar com ele, acho que sou muito viciada no face e não consigo largar ele por nada kkkkk...
    Ótimo post.
    Beijos linda.
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho o Twiiter muito desorganizado ainda, so as hashtags que eu acho bacana rs e foi dele que se espalhou para todas as redes sociais. Achei interessante dar atenção ao criador delas. Tbm prefiro o face, mas desde que eles começaram a detonar minhas páginas eu vivo torcendo para vim outra rede social e acabar com o face u.u #vingativa kkk

      beijos

      Excluir
  9. Suzi,
    Não conhecia a história do Twitter!
    Poxa vou pesquisar mais sobre o Chris Messina porque achei fenomenal a percepção dele sobre as hashtags :)
    Que pena q ele não ganhou $$ com isso!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa sim, de toda história do Twitter a participação dele foi a parte q mais gostei, o cara era só usuário e deu a mega ideia q popularizou em todas as redes.
      Beijocas

      Excluir
  10. Super curti saber a história do twitter e como foi sua evolução. Eu confesso que não gosto muito. Uso só pra divulgar o blog.
    Bjks da Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho legal a evolução, as começam de um jeito e vão melhorando, se tornam conhecidas. Tbm uso mais para os posts ou para ver coisas dos meus artistas preferidos. beijos

      Excluir
  11. Adoro saber essas curiosidades...
    Muito bacana menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah então vc é uma das minhas, pq sou super curiosa, pesquiso tudo kkkk
      obrigada e que bom q gostou. beijos

      Excluir
  12. Gente que legal , nossa nunca fui proucurar saber a historia e amei arrasou no post super diferente e eu adorei saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou Carol, sair um pouco da rotina de leitura é bom ne rsrs
      beijocas

      Excluir
  13. Eu não conhecia a história do Twitter e achei bem interessante. Eu não sou tão adepta a ele, mas eu gosto de acompanhar.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou assim tbm Bruna, não sou muito fã, mas gosto de acompanhar algumas coisas, por causa do blog estou tentando me adaptar mais ao Twitter. beijocas

      Excluir
  14. Que bacana Suzi, saber um pouco mais da história do Twitter, bem que poderiam fazer um filme também né, tipo o do Facebook, ainda mais citando esse fato do incêndio ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hummmm verdade Sabrina, seria interessante o filme. O twitter tem muitos usuários, é bem popular. beijocas

      Excluir
  15. Não ia imaginar nunca que essa era a história da # rsrsrsrs
    Adorei conhecer a história... Somei conhecimento :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheh somando sempre ne amigo, esse símbolo tão antigo ... quem diria q ia virar febre em todas as redes sociais ne ?!! beijos :p

      Excluir
  16. Muito legal acompanhar a origem do Twitter. Te confesso que é uma das redes sociais que eu menos uso, já as hashtags eu abuso hahaha

    bjs

    Ari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari, pois é tbm uso pouco, mas para postar coisinhas do blog e acompanhar alguns artistas. Mas tbm gosto das tags rs beijos

      Excluir
  17. Suziiii!!! Juro que não sabia o nome do passarinho, tão pouco a origem do nome, realmente, as vogais deram um charme... hehe
    Quantas curiosidades... a hashtag, realmente... não vivemos sem...
    Adoro vir aqui e sair com mais conhecimento... vocês sempre arrasam <3

    Beijinhos
    http://www.julianefreire.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh rs existe um Larry de verdade hehe Bastante curiosidades em torno do Twitter né Ju, eu sou mega curiosa e gosto de dividir essas descobertas com vcs. Sempre tem alguém que não conhece certa história, eu gosto de somar conhecimento uhul rs beijos

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.