Informações sobre fruta Noni

Oi Pessoal, como estão ? Vamos falar de saúde ? Vocês conhecem a fruta Noni e seus benefícios ?

Minha mãe chegou esses dias toda empolgada falando de uma fruta chamada  Noni, eu conheço o fruto pois já vi sendo comercializado, o cheiro é horrível ... me disseram  que o gosto é pior ainda. Enfim são muitos os benefícios prometidos.  O Noni é originário do sudeste Asiático, mas foi sendo difundido para Polinésia, Porto Rico e no Taiti é o lugar onde atualmente é mais cultivado.



Leia a seguir o  que as pessoas usuárias do Noni e a medicina natural baseada em alguns estudos sobre as substâncias contidas nele afirmam:

Infecções: 
Os povos do Taiti usam o fruto e folhas para sarar feridas na pele e couro cabeludo. Ainda usam como shampoo para dar brilho e controlar infestação de piolhos. Esse benefício se dá a antraquinonas, também tem propriedades antipiréticas, é um anti febril natural e cura infecções bacterianas.

 Sistema digestivo:
Regulariza o intestino, acabando com a constipação e diarréia , náuseas, vômitos, úlceras, gastrite, cólicas ...Noni também serve como vermífugo e atua como coadjuvante em doenças hepáticas.

Sistema imunológico e Sistema respiratório:
Ajuda em alergias, asma, resfriados, tosse ... o consumo diário aumenta os glóbulos brancos, aumentando assim a imunidade a doenças. Seu efeito anti inflamatório contribui para tratamento de artrite, gota, abcessos, mastite ... há quem afirme que contém substâncias anti câncer devidos as altas concentrações de antioxidantes e flavonóides, antraquininas e escopoletina. Essas substâncias são responsáveis pela inibinição de formação de células tumorais e de metástase ( quando as células cancerígenas se espalham).

Sistema Cardiovascular e nervoso:
Trata hipertensão, arritmias, palpitações e outros possíveis danos cardiovasculares.
No sistema nervoso, atua ativando os receptores de serotonina, ou seja, alivia depressão, ansiedades e até mesmo doença de Parkinson e processo degenerativo como a esclerose múltipla.

Sistema reprodutor e urinário:
O Noni é muito usado nos países asiáticos para pós parto, pois alivia as dores, trata até mesmo de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e gonorréia. Cólicas menstruais, TPM, regularização da menstruação e casos de alargamento de próstata e miomas uterinos também podem ser tratados com o Noni. Ainda relatam que no campo sexual, aumenta o libido e ajuda na impotência. São cerca de 27 ou mais doenças relatadas em que com o uso do Noni são curadas ou atenuadas. 

A forma de consumo é a seguinte: Dizem ser melhor usar ela mais verde, pois madura o gosto é horrível. Tem que ser tomada em jejum, cerca de 30 ml de suco de uva com Noni.
O suco tem que ser de uva natural ou integral, 1 litro de suco para duas unidades da fruta cortada em rodelas

A fruta é formidável né ? Muitos benefícios, porém essa fruta é comercializada sem permissão da Anvisa por que há muita controvérsia em seu uso. Alguns estudos, poucos conclusivos revelaram possíveis danos ao fígado e aos rins (ou seja quem já tem o problema, melhor não arriscar).

Há artigos comprovando alguns benefícios do Noni, mas são em maioria estudos asiáticos e vem do experimento de usuários assíduos.

Portanto a importação, comercialização e usos de derivados no Brasil, ainda é proibida por não ter uma margem de segurança testada e aprovada por cientistas, apesar disso é vendido em alguns lugares. É um fruto que não se tem muitos estudos a respeito, o Goji Berry por exemplo, é uma fruta asiática cheia de benefícios também, porém foi permitida a venda no Brasil porque foram feitos estudos e não há riscos de danos a saúde ou intoxicação. 


Essa restrição de consumo do noni deve-se ao fato de não ser um fruto vastamente consumido no Brasil, chegou aqui a cerca de 10 anos atrás mas ainda há pouco conhecimento até porque não é uma fruta originária daqui ou da América latina, tem sido plantada em Parnaíba e sendo cada vez mais difundida nos demais estados brasileiros. O fruto se difundiu muito com a fama de ser um emagrecedor, e nesse desvaneio pela perca de peso, as pessoas consomem sem se preocuparem com reações adversas, mas como vimos o Noni é bom para muitas coisas além do auxílio na perca de peso.

Por isso se você já ouviu falar no Noni e pretende começar o uso, certifique-se da sua saúde antes, se você levar uma vida saudável e regrada, com boa alimentação e exercícios físicos. Fiz esse post para informar e também advertir, pois aqui no Rio de Janeiro vi sendo vendida e muitas pessoas comprando, mas que fique claro que a Anvisa só não libera por falta de estudos mais conclusivos ok ?  

Não sabemos se junto com os benefícios pode haver algum malefício, não se tem estudos toxicológicos conclusivos para garantir o uso sem perigo. Então cuidado ao consumir tudo que dizem fazer bem, cada caso é um caso. A fruta tem tudo para fazer bem a saúde e quem usa relata se sentir bem. 

Não estou incentivando o uso, apenas informando a respeito da fruta que não é muito conhecida por todos.

Espero que tenham gostado do post,  já conhecem o Noni ? Já usaram ou usariam ? 

Aguardo sua opinião, deixa sua curtida se gostou do post, e obrigada pela visita. Até logo, beijos !



60 comentários:

  1. O Noni é originário do sudeste Asiático, mas foi sendo difundido para Polinésia, Porto Rico e no Taiti é o lugar onde atualmente é mais cultivado.Leia a seguir o que as pessoas usuárias do Noni e a medicina natural baseada em alguns estudos sobre as substâncias contidas nele afirmam:

    Infecções:
    Os povos do Taiti usam o fruto e folhas para sarar feridas na pele e couro cabeludo. Ainda usam como shampoo para dar brilho e controlar infestação de piolhos. Esse benefício se dá a antraquinonas, também tem propriedades antipiréticas, é um anti febril natural e cura infecções bacterianas...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, já ouvi falar nesta fruta mas nunca pensei que seria assim tão boa
    gostei de conhecer mais sobre ela
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa frutinha está ficando conhecida Thelma, quem sabe assim fazem logo esse estudo conclusivo e liberam a venda dela em comprimidos como a Goji Berry ne ?
      Pq encarar ela in natura tem q ter disposição rs beijocas

      Excluir
  3. Olha eu tomo in nature mesmo, a cada 250Gr de noni, 1 livro de suco de uva.. acho bom, só o cheirinho que é desagradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito corajosa Midian, aguenta o gosto dela ? O cheiro eu não gostei nao, nem quis provar pra saber o gosto kkk só sei que 2 frutinhas aqui no RJ estão sendo vendidas até por 50,00 ... mas pelo tanto de benefícios acho q vale a pena encarar .... beijocas

      Excluir
  4. Eu nunca tinha ouvido falar. Achei meio parecida com fruta do conde.

    Com todos estes benefícios que ela tem seria demais ela ser gostosa, né? Nada é perfeito rsss.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Claudio, deve ser parente ... lembra tbm a graviola ... mas t garanto que o cheiro tem nada a ver kkkkkk o cheiro dela madura é horrível, eu não gostei viu... seria ótimo se fosse gostosa ao menos kkkk. Mas isso virou uma febre aqui onde moro, só se fala em Noni ...

      beijos

      Excluir
  5. Já ouvi falar nunca comi.
    Mais me lembra a Pinha
    Deve ser muito boa.Com tantos benefícios vou logo procurar.
    Comer até enjoar kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é boa não Marina, como eu escrevi no texto o cheiro é horrível e o gosto dizem não ser nada bom, eu não consegui provar, por isso misturam no suco de uva, leia com atenção o texto, pois essa fruta é recomendada apenas uns 30 ml do suco por dia, não há margem de segurança quanto a quantidade que se pode consumir sem nenhuma reação adversa. É uma fruta muito boa, mas tem que ser consumida moderadamente, se vc conseguir comer pura me avisa kkk pq eu não tive coragem. Ah ela mais verde é melhor para fazer o suco. beijos

      Excluir
  6. Você acredita que eu não conhecia essa fruta. Adorei saber um pouco mais sobre ela.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito Jaque rs não é uma fruta típica do nosso país, agora depois de aproximadamente 10 anos no Brasil que ela começou a ser mais comentada. Que bom que gostou de saber mais sobre o assunto, beijos

      Excluir
  7. Não conhecia também não
    quantos benefícios
    depois vou olhar produtos
    sobre essa fruta

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Nanda eu queria encontrar os produtos tbm, pq tem q ter coragem d tomar isso em jejum, quem toma garante q se sente muito melhor, mas eu ainda não tive coragem kkk
      beijos

      Excluir
  8. Eu fiquei espantada com esse monte de benefícios que essa fruta proporciona, seria legal a regulamentação da venda dela e seus derivados a Anvisa, pois tem inúmeras funcionalidades que beneficiam a saúde.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bruna, eles só não liberam por falta de estudos conclusivos, pq não fazem logo esse estudo ne ? A Anvisa tem horas que só atrapalha, as pessoas estão consumindo sem a permissão, muitas plantam em seus quintais, se tivesse q fazer mal... muitas pessoas já teriam relatado né ? Eu queria ela em comprimidos, pq consumir ao natural eu acho que não consigo kkk o cheiro não é nada bom viu. beijocas

      Excluir
  9. Aqui Noni virou febre...
    Acredito que faz bem com moderação...
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Suély ? Aqui no RJ tbm virou, estão vendendo nas feiras e é cara a bessa, descobri que meu tio tem um pé, quando der a fruta vou pedir pra ele kkkk
      Tbm acho que com moderação faz bem, não tem relatos de quem toma que fez mal, é que como não é uma fruta originária do nosso continente, a Anvisa não quer liberar a venda dos medicamentos a base de Noni, mas já tem tempo ... poderiam já ter feito os estudos necessários. Enfim, o povo consome a fruta e diz se sentir cada vez melhor. Quando eu tiver coragem vou experimentar rs beijos

      Excluir
  10. aiii nunca tinha ouvido falar dessa fruta! Mas sabe aqueles pessoas que comem com o olho? Então acho que já não gostei dela,rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim kkk olha garanto que a aparência não é tão ruim quanto o cheiro kkkkkkkkkkkkkkk
      Tem que ter coragem Layse, com tantos benefícios ela bem q podia ser gostosa viu. hehe beijocas

      Excluir
  11. Olá Flor!!
    Já ouvi falar dessa fruta e também já vi pra compra-la só que nunca me interessei muito por ela sabe, o que me surpreendeu é que ela tem muitos benefícios, mais eu prefiro não arriscar,
    não conheço direito.
    Então é melhor deixar pra lá hahaha.

    Um Beijo Minha Flor!!
    Carol e Camila :*
    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade flor, eu até tenho interesse em experimentar mas qnd me disseram q é ruim eu desisti kkk vou esperar as capsulas ou ter coragem, é uma fruta bem nova no nosso país e poucos estudos, só se sabe as substâncias que ela tem etc, mas creio que se fizesse mal muita gente já teria dito, pois aumentou muito o consumo de Noni no país, as pessoas tem seus próprios pés plantados em casa kkk beijocas

      Excluir
  12. Nossa, nunca tinha ouvido falar dessa fruta. Por conter tantos benefícios deveriam adiantar logos os estudos né, assim beneficiaria grande parte da população :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho, aí as farmácias poderiam vender de boa, mas parece que a Anvisa não tem muito interesse nisso e as pessoas vão consumindo assim msm, creio que com moderação conforme recomendado pode beneficiar muito a nossa saúde, mas é preciso saber se ela não dá alguma reação né ? beijocas

      Excluir
  13. Olá!
    Nossa esta fruta é demais! Inúmeros benefícios e nutrientes, adorei!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos mesmo, é até difícil de acreditar rs beijos

      Excluir
  14. Aqui no Nordeste da Bahia virou febre...
    Acredito que tudo natural faz bem na medida certa...
    Gostei, boa abordagem.
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É msm Suély, que coisa ... esse Noni vai dominar o Brasil todo kkk tbm acho q tudo moderadamente não faz mal, o noni é para tomar com suco 30 ml por dia e já se tem resultados positivos (diz quem toma né) beijos

      Excluir
  15. Oi suzi, eu nunca tinha ouvido falar nessa fruta , até pq não sou fã de fruta , se for ruim então ... mas ela tem muitos benefícios o que é bem legal , mas não sei se usaria algo que não foi testado. Gostei muiti dessa informação , novidade pra mim rs beijos ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *_* bom testada ela está sendo, só que diretamente pelas pessoas né kkk a Anvisa não quer liberar para a industria farmacêutica produzir em laboratório o fitoterápico, ainda não entendi isso ... mas a venda nas feiras é livre e o povo compra, planta .. só me desanima por não ser gostosa kkk tbm não gosto d nada com gosto ruim, beijos

      Excluir
  16. Não conhecia esta fruta e suas propriedades, mas como eu sofro de gastrite, acho melhor evitar
    Mil bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Babi, tá certa ... nem sempre o que funciona com os outros funciona com a gente, mas uma das indicações do Noni é justamente para gastrite, úlceras ... ela cicatriza e age muito bem no sistema digestivo. beijocas

      Excluir
  17. Olá lindona !

    Eu assisti uma reportagem sobre o Noni , nunca vi de perto e nem nunca usei ! Mas tenho curiosidade sobre o Noni , gostei da sua matéria =)

    Beijoos !

    http://oivaidosa2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, que bom que gostou ... sempre bom a gente se informar das coisas né ? Acho uma fruta incrível pelos benefícios que tem atribuídos a ela, beijocas

      Excluir
  18. Recentemente mainha comprou aqui e fez a mistura com o suco de uva integral e começamos a tomar... mas senti que meu leite começou a secar (estou amamentando) e como também sofro de problemas do figado e ela renal largamos de lado.
    Mas os beneficios são bem atrativos.
    Beijos
    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez bem em parar flor, se notou algo mudando e não foi para melhor descontinuar o uso é a melhor coisa, como toda fruta ela deve ter substâncias que não faz bem tbm, cada pessoa tem um organismo, por isso seria importante fazerem o estudo de segurança, quem pode ou não consumir, pq aí as pessoas consumiriam com mais segurança né ? Tantos alimentos conhecidos q faz bem para uns e mau para outros, beijocas !

      Excluir
  19. Oii Suzi, nunca ouvi falar nessa fruta... Deve ser bem raro em encontrar pois por onde eu ja andei eu nunca vi. Mas se ela tem tantos benefícios é bom consumir sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drii, eu acho que em algumas regiões se encontra fácil em outras não, a fruta não é originária daqui, mas está sendo plantada e se adapta bem ao clima, meu tio tem um pé dela ainda pequeno, no meu bairro estão vendendo em feiras, acho que em breve ela alcança o Brasil inteiro viu. beijos

      Excluir
  20. Só o fato de parecer fruta do conde já me fez torcer o nariz... Mas acho que na vida temos que experimentar de tudo para ver se gostamos, né? Ainda mais algo que traga tantos benefícios...
    Se eu achar vou comprar sim!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu gosto de fruta do conde :3 realmente o Noni lembra algumas frutas q temos aqui, olha dizem não ser bom, eu só senti o cheiro e não é bom Nanna, mas como vc disse tem coisas q valem a pena ... beijocas

      Excluir
  21. Oi Su,
    Eu conheço meu pai é adora chegar em casa com essas frutas estrambolicas que nimguem conhece. Rsrs... Se eu não me engano é como essa fruta que ele faz um tal suco aqui que é bom para o cadastro agora fiquei na dúvida se é essa. Rsrs
    Bjão
    Pri
    Www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Pri, haha seu pai é um caçador de frutas desconhecidas ? Olha bem capaz de ser essa, o pessoal consome ela com suco de uva, eu não sei se o suco influencia em algo ou é só para disfarçar o gosto dela. Pergunta pra ele se ele conhece, beijos

      Excluir
  22. Já ouvi falar sobre essa fruta, esses tempos passou uma matéria bem completa na tv sobre ela... Tem muitos benefícios, vamos ver se a Anvisa libera né??

    Beijos

    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa eu não vi essa matéria, vou procurar depois, eu acho que a Anvisa deveria liberar logo, as pessoas estão consumindo msm. beijos

      Excluir
  23. Menina,
    Era capaz de eu confundir com uma pinha hehehee
    Mas mesmo com todos esses benefícios que ela possui, ficou na minha cabeça que o cheiro é ruim hehehe.
    Acho que não me arriscaria não.

    Beijos

    www.jaquepaloma.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk ai Jaque, estou falando do cheiro pq senti e não gostei não ... mas como usam em pouca quantidade e misturada ao suco de uva acho que até dar para encarar, mas ainda não tive coragem tbm kkkk beijos

      Excluir
  24. Nunca tinha ouvido falar dessa fruta. Só bem chatinha pra escolher quais comer, melão, mamão, melancia... nenhuma delas me desce haha Imagina uma fruta que pode trazer riscos à saúde, realmente tem que tomar bastante cuidado. Aqui em Santa Catarina nunca ouvi falar, acho que as frutarias não conhece. Ótimo post! Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ai tem q comer frutas viu ... come as q gosta. Bom, o Noni pode trazer algum risco para determinados grupos de pessoas como qlq alimento, a questão é q ngm faz um estudo conclusivo sobre isso pra gente saber, aí as pessoas estão experimentando, não fazendo mal continuam ... seria mais fácil se soubéssemos os benefícios e possíveis malefícios tbm né ?
      beijocas

      Excluir
  25. Nuncaaa tinha nem sequer ouvido falar dessa frutiinha :o
    Mas se tem riscos pra saúde, melhor nem arriscar kk'
    Amooo melanciaa, morango, manga e uvas :D
    Beijosss

    www.momentorosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo melancia tbm, o Noni não se sabe ao certo se faz mal, só dizem q não é seguro pq não foi confirmado cientificamente sua eficácia, é a típica medicina de indicação, um toma diz q deu certo e indica para outro rs mas cada organismo age d um jeito né, não acho q na dosagem recomendada faça mal a ponto de prejudicar a saúde, e se ao tomar sentir q não faz bem é só parar, ela não causa intoxicação nessa dosagem ... espero q a Anvisa libere a venda em farmácias. beijos

      Excluir
  26. Eu nunca tinha ouvido falar e fiquei curiosa, ela parece ser deliciosa e com esses benefícios então!

    bjs

    Ari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento Ari, mas não e saborosa não kkkk só tem os benefícios msm e tem q ser tomada com precaução, somente a dose recomendada ... até pq acho q ngm consegue comer muito dela ... hehe beijos

      Excluir
  27. Estou bebendo o suco NONI, tenho gastrite sim, e melhorei das dores gastricas, com suco de uva nem sinto cheiro nem gosto, mais misturado é otimo e eficais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo para vc, eu nao tive coragem de tomar , o cheiro é ruim rsrs obrigada pela visita e comentário. Bjos

      Excluir
  28. Já fiz o uso do suco graças a deus mim sentir se bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vania, bom saber que essa frutinha tem feito bem a tanta gente. bjos

      Excluir
  29. Fiz um suco de fruta do condi, aqui conhecido como noni. Estou morrendo, pois i geri as sementes trituradas e coadas. Não usem isso.

    Estou morrendo.
    A semente e altamente tóxica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alison, para alguém que está morrendo eu diria que vc está ótimo, pois ainda achou tempo de vim comentar aqui rs vamos esclarecer, esse noni da postagem não é o mesmo que fruta conde, embora ai na sua cidade possam ter o msm nome. O Noni a que me refiro é bem diferente do Conde, tem uma semelhança na aparência, mas o sabor é extremamente diferente... e sim as sementes do conde são tóxicas, mas até onde sei servem para matar piolho, se ingeridas provocam vômitos mas não chegam a ser letal... liberei esse comentário pois achei que valia uma boa explicação ^^melhoras ai amigo.

      Excluir
  30. Gente, essa fruta noni é um PERIGO! É altamente hepatotóxica (tóxica para o fígado) e pode ser fulminante com apenas UMA ingestão. Aqui no hospital João XXIII, em Belo Horizonte, houve dois casos fatais e outro grave, internado em CTI devido à ingestão do suco dessa fruta. Não tomem coisas que não conheçam!!

    ResponderExcluir
  31. Meu nome e Célia e a fruta noni não mata rsrs até porque minha mãe tomou muito , eu vou toma para gastrite ,e até onde eu sei tem que ser preparado com suco de uva ou açaí
    Gente tem vários artigos sobre este fruto ,vamos pesquisa mais sobre o assunto ,o gosto deve ser orrivel porque o cheio e 😓😓

    ResponderExcluir
  32. Estou tomando noni eu acho uma delícia o suco dele misturado com suco de uva , e adoro o cheiro, não acho que seja ruim .

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.