Livro: O Teorema Katherine {resenha}

        Olá, tudo bem por aí ? Finalmente terminei mais um livro, aproveitando que hoje (29/10) é o Dia Nacional do Livro, nada melhor que postar a resenha da minha última leitura.
Editora: Intrínseca
ISBN: 978 85 8057 456 2
2ª edição: 2014
Páginas : 224

Sinopse
Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome: Katherine. E em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo: ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato. Depois do mais recente e traumático término, ele resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e um melhor amigo bem fora de forma no banco do carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar pés na bunda, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. 

        Depois de ter lido “A culpa é das estrelas”, fiquei querendo ler mais alguma coisa do John Green, que fosse menos dramática. Escolhi "O Teorema Katherine".
       O início do livro é cansativo,  pensei em parar de ler, pois o drama do personagem estava chato já... mas insisti e a coisa começou a ficar interessante quando Colin e Hassam pegam a estrada no rabecão de satã (que nome é esse ? kkk). Hassam é a comédia em pessoa, ele é muçulmano. Ao contrário de Colin, Hassan não está interessado em ser nada importante no futuro, ele simplesmente quer viver o momento, comer muito e assistir seus programas preferidos, eu diria que Hassan salva esse livro da chatice de Colin. Quando pegam a estrada, eles não tem rumo e acabam indo para o Tenesse, param em uma cidade chamada Gutshot. Lá conhecem Lindsey Lee Wells após Colin sofrer um acidente, narrado de uma forma engraçada que eu tive que rir. Papo vai e papo vem, a mãe de Lindsey (Hollis) que é praticamente dona da cidade (cidade muito pequena do interior), cuja a única fonte de renda vem de uma fábrica de barbantes para absorventes internos (hahaha),oferece um emprego aos meninos, eles não tem nada melhor a fazer e aceitam ficando hospedados na casa da Hollis. Essa é a oportunidade que Colin tem de sair do seu mundo, do seu conforto. Nessa cidade eles conhecem muitas pessoas, fazem novas amizades, tem novas experiências e Colin começa a desenvolver seu teorema.
      O livro não traz uma grande e marcante história de amor, acho a história em si fraca, mas por outro lado é um livro muito criativo e divertido pois traz um conteúdo histórico, muitas palavras diferentes, fala um pouco sobre a religião islâmica, tem sua moral no fim da história e isso faz o livro ser interessante. Eu dei boas risadas com as situações que Colin e Hassan se metiam, a curiosidade para ver o teorema pronto me levou a ler até o final. As notas de rodapé são meio chatas, mas nesse livro são essenciais. São elas que trazem as explicações para entendermos muitas coisas. Num geral a leitura fluiu bem, é um livro com poucas páginas e fácil de ler. O matemático Daniel Biss, na minha opinião é o “cara”, ele que ajudou a montar as fórmulas do teorema, imagina pegar a ideia de um escritor e transformar em um teorema cujas fórmulas se encaixam. Sensacional ! E para quem não entender, no final tem uma explicação que pode ajudar (eu continuo sem entender o teorema). Apesar de ser um livro teen, num modo geral eu gostei !

Alguns quotes preferidos
"Entendi – disse Colin, que foi o que ele aprendeu a falar quando não tinha nada a dizer."

"É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

"Ele pensou na distância que há entre o que lembramos e o que aconteceu, na distância entre o que prevemos e o que vai acontecer."

"É que algumas pessoas nesse mundo você só consegue amar e amar, não importa o que aconteça.A sua importância é definida pelas coisas que são importantes para você. Seu valor é o mesmo das coisas que você valoriza."

        Se você procura um livro, engraçado, inteligente e com matemática inclusa, recomendo Teorema Katherine. E aí, já leram, gostaram da resenha ? Deixa sua opinião nos comentários. Beijos !


41 comentários:

  1. Como sempre falo, não tenho o costume de ler, mas meu marido me deu "A culpa é das estrelas", mas não li... Sabe o porque? Não queria perder a beleza do filme.
    Agora, se esse é engraçado e usa matemática, me deu vontade de ler.
    E com esses teoremas me deixou intrigada.

    Beijos

    mari do like a make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o filme é bonitinho, mas acho o livro bem melhor. Esse tem mais humor sim, eu gostei da criatividade em criar teoremas. bj

      Excluir
  2. eu quase li o livro, minha leitura foi pouco, pois quando dei uma folhada desist, já a sua resenha eu super amei.

    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acontece isso direto comigo rs que bom que gostou da resenha, bj

      Excluir
  3. Lendo a resenha dar pra perceber que é um livro adorável, leve e divertido, já li algumas resenhas de livros do autor John Green, e John é um mestre em deixar grandes lições. Sua resenha ficou ótima sobre o livro, parabéns pela escolha do livro, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah ele sempre deixa algo para se refletir, essa é uma das boas características do autor, fico feliz que tenha gostado da resenha. bjos

      Excluir
  4. oi
    Estou lendo A Culpa é das Estrelas e está me emocionando bastante, depois que ler este!!!
    a resenha me deixou muito curiosa :D
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACEDE é bem emocionante, apesar do tema que aborda tem toda uma leveza e bom humor, já esse que postei, tem mais humor, nenhuma historia emocionante, mas é bem criativo. bjos

      Excluir
  5. Oiii
    Adorei sua indicação e quero ler.
    já vi pessoas falando bem deste livro e agora aqui também,fiquei com mais vontade de ter,rsrsrs
    adorei bjss
    http://www.vocechicbonita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem quem goste e quem não goste, por isso bom a gente msm ler e tirar nossas conclusões já que os gostos são diferentes, mas fico feliz que tenha gostado da indicação. bjos

      Excluir
  6. Oi Suzi !!
    Acho que o Jonh Green realmente ficou famoso com A culpa é das estrelas !! Muita gente prefere ver os filmes, mas eu sou daquelas que sempre prefere o livro hehe
    Adorei a história do livro, mesmo sendo cansativo no começo, já que depois melhora. Com certeza quero ler !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei cansativo rs tem que não ache, a historia é bem leve e com humor, procuro sempre tirar o melhor do livro. Eu acho legal os filmes, mas as adaptações nunca são tão completas. bjo

      Excluir
  7. Olá!
    Eu não li, mas tá na minha listinha futura!
    Desse autor só li A Culpa é das estrelas...gostei, mas não chorei horrores como eu imaginava e como a maioria chorou...ai fiquei com vontade de ler algo mais dele...mas ainda não tive a oportunidade.
    Gostei da sua resenha...mas confesso q. vou ler um outro dele primeiro, kkkkkk
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei emocionante , mas nao chorei tbm nao rsrs depois de ACEDE eu tbm quis ler outra coisa, acabei escolhendo esse, ainda não tenho outro que me desperte a vontade de ler. bj

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Há muito tempo estou querendo ler esse livro, minha amiga sempre fala bem dele, o que só aumenta minha vontade de ler esse livro. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa, o livro parece ser bastante engraçado.
    Beijos!
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito bom que vc leia para saber se gosta ou não, eu achei engraçado e bem criativo por causa dos teoremas rs bjos

      Excluir
  9. Adorei a resenha, estou louca pra ler esse livro, assim que ler volto aqui pra contar o que achei ;)
    www.bigmundoinfantil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou gostar de saber sua opinião, bjos

      Excluir
  10. Suzy, quase comprei dia desses mas acabei desistindo porque lembrei que tinha lido resenha dele em algum lugar dizendo que era péssimo.
    Com suas palavras, eu acredito que seja uma leitura boa sim, mas não ótima né?! Acho que depende de cada um, de qual tipo de livro fulano ou ciclano gosta. Eu acho que vou trazer pra casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho q as resenhas sao muito particulares, é o gosto de cada um que serve para termos uma ideia. Eu foco a historia e se faz meu estilo eu leio pra ter minha própria opiniao, faz isso Thaty, pega pra ler de alguem q tenha e ve se gosta ou nao... bjin

      Excluir
  11. Que bom que apesar dos pesares você gostou do livro e o achou criativo.
    Infelizmente a escrita do John Green não consegue me prender e conquistar.

    Ruiva Amarga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei criativa sim, eu nao sei bem o que sinto com a escrita dele, nao sou muito fã... tanto q nao tenho mais nenhum livro que eu queira ler. Matei minha curiosidase ja rs bjin

      Excluir
  12. A resenha me deixou curiosa pra saber sobre esse teorema, e os quotes no final também, parece ser um livro bem descontraído haha to interessada nessa leitura. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah isso ele é, bem descontraído, com bom humor e o teorema e um capitulo a parte sabe, achei muito criativa essa ideia. Bj

      Excluir
  13. Eu adoro os livro autor, e esse é um dos seus livros que quero ler, minha expectativa é que assim como o outro seja muito bom , mesmo sendo cansativo no começo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de livro que ja me prende no inicio sabe, qnd enrola muito acho cansativo, mas depois o livro fica bem melhor. Acho que gosto é muito particular, se vc ler pode ter outra opinião, desejo que faça uma boa leitura. Bj

      Excluir
  14. Não li o livro, mas achei interessante o fato de ter passagens divertidas, já li um livro uma vez em que ria sozinha e vinham me perguntar d que eu estava rindo ... Um livro bom tem de causar sensações, sejam elas quais forem. E pelo teu relato esse causa algumas das chatas as boas ... Gostei da resenha Suzi, vou guardar o nome desse livro.

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim tb Minda, se me causa alguma sensação ja vale a leitura sabe, eu ri sozinha em varias partes lendo esse livro kkk a unica coisa q nao senti nesse livro é tristeza, gostei muito das notas de rodapé que explicam coisas q eu nao sabia, o teorema em si foi bem criado... sei la, dificil descrever tudo, esse nao vai ser meu livro preferido, mas eu indico pra quem gosta do autor e do tema. Bjos

      Excluir
  15. Interessante o livro como vc disse engraçado e inteligente, Eu usaria meu tempo para ler algo assim, parece ter um certo romance romântico que não gosto muito, mas como tem algum conhecimento agregado, deve ser ótimo mesmo.
    ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd nao tem muito romance nao, ate pq conta os fracassos amorosos do personagem, o livro relata mais como ele lida com isso, as experiencias que vive em um ambiente diferente, tem essa parte do conhecimento ja q o personagem é um nerd digamos assim. Apesar de nao ter uma historia impactante, acho q o livro e bem descontraído e leve, eu consegui terminar ele com uma boa sensaçao sabe. Bjos

      Excluir
  16. Não li nenhum livro dele ainda, mas confesso que fiquei curiosa. rsrs
    Boa dica, vou anotar o nome.
    Bjão Suzi

    www.jeanecarneiro.com.br

    ResponderExcluir
  17. Gostei da sinopse, mas torço o nariz para livros lentos no começo...
    Sempre acabo parando!
    Gostei da arte da capa.
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu gosto de livro que ja começa me prendendo no inicio, esse livro tem q ter paciencia nos primeiros capitulos. Eu nao sei se eu q sou ansiosa demais ou o livro realmente é devagar kk so sei q a historia fica melhor qnd eles saem de viagem, mas eu fico feliz de ter terminado pq eu sempre deixo livros pela metade. Bjin

      Excluir
  18. Oi Suzi, Adorei a história do livro,com certeza quero ler !! belo post bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna, se ler espero que faça uma boa leitura, me conte o que achou. Bj

      Excluir
  19. Ótima resenha!! Eu li todos os livros do John Green, esse foi o que eu menos gostei, acho. Mas mesmo assim amei! <3 Haha, faz sentido?? John Green é amor sempre <3
    Beijoos!

    http://vacasmagras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi vc gostou mas menos que os outros? Rsrs bom esse é o segundo que li do autor, e nao sinto vontade de ler outro por enquanto. Mas eu gostei desse, deu pra descontrair e rir um pouco. Bjos

      Excluir
  20. Amei A Resenha!
    vai para minha lista!

    bjúús

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Jully, bjoks

      Excluir
  21. Amei a indicação e a resenha!
    Adoro esse tipo de leitura, com humor inteligente e que de alguma forma nos faz refletir!
    Super beijos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Não encha os comentários de links, pois será considerado spam.
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me" no comentário. Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog lá embaixo.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.