Livro: O Morro dos Ventos Uivantes {Resenha}

Olá amores, tudo bem ? Hoje trouxe a resenha de um livro bem antigo, porém um clássico da literatura estrangeira. Amo os clássicos e vocês ? Vamos de resenha então !
Essa capa é a versão que saiu junto com série Crepúsculo, o livro é o preferido da personagem Bella.

Dados técnicos:
Título Original: Wuthering heights
ISBN: 978-85-63066-02-2
Ano da 1ª  publicação: 1847
Ano de edição: 2009
Páginas: 292
Editora: Lua de papel

Sinopse:
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino, a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta. A história ambienta-se no século XVIII e narra a história de duas famílias : Linton e Earnshaw, essas duas unidas pela paixão e pelo ódio. O único romance escrito por Emily Brontë é uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos. O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.
Não se engane ao pensar que o livro é romântico, o livro conta a trágica história de um amor frustrado, uma história muito intensa e arrebatadora.
O livro é uma espécie de diário narrado pelo Sr. Lookwood, que chegando de viagem vai alugar uma casa, cujo “ vizinho” é o dono e mora no Morro dos Ventos Uivantes, como é conhecida a região. Seu locador é um homem chamado Heathcliff, estranho e de expressões duras, nada amigável.  Alguns imprevistos o leva a passar a noite na casa dele, onde alguns acontecimentos o deixa curioso sobre as pessoas que moram ali.
Ao voltar para casa o Sr. Lookwood pergunta a sua governanta, a Nelly, sobre Heathcliff. Ela passa a narrar para Lookwood tudo desde o ínicio.
Quando Heathcliff ainda era pequeno, foi adotado pelo Sr. Earnshaw, que já tinha dois filhos: Hindley e Catherine. Após a morte do patriarca da família, que sempre favoreceu a Heathcliff, Hindley que sempre teve ciúmes, se volta contra ele e impede sua educação e crescimento na classe social que pertenciam,o tornando um trabalhador braçal, tratado como escravo (ou pior).
Cathy como era chamada, sempre gostou muito de Heathcliff, eram amigos e confidentes, o amor deles era puro e sincero. Mas seu irmão, a impedia de estar se quer perto de Heathcliff.  Hindley faz de tudo para aproximar sua irmã da família Linton,a mais rica e respeitada do lugar. Um dia Edgar Linton, começa a gostar da moça e a pede em casamento e ela aceita. Isso gera em Heathcliff muitos ciúmes e tristeza, mas ele tolera a distância que agora existe entre ele e Cathy, até o dia que ele escuta a moça dizendo a Nelly que só aceitou se casar com Edgar porque ela achava que Heathcliff não era um cavalheiro nem poderia dar a ela uma boa reputação na sociedade. Magoado com o que ouviu Heathcliff vai embora de Ventos Uivantes, ninguém sabe para onde. Anos depois Heathcliff  retorna, agora  bem sucedido,educado e rico, só que com muita sede de vingança. O livro não conta como ele alcançou tudo isso. Mas é nesse ponto que o livro começa a tomar impulso e ganhar mais "vida"....

Minha Opinião:
Esse  livro me confundiu em várias partes, principalmente por ficar mudando o tempo dos acontecimentos (os flashbacks), isso me confundiu  algumas vezes... por isso recomendo muita atenção nessa leitura, tem palavras de linguagem antiga que só com dicionário eu entendi, mas com calma você entende tudinho. Heathcliff é o personagem mais detestável do livro, é orgulhoso, rancoroso, vingativo e sem compaixão, não dá para nutrir muita simpatia por ele sendo assim, mas é compreensível as suas atitudes, é tipo o mocinho que vira vilão sabe ?! O livro mostra como a vingança  impossibilita uma pessoa de ser feliz e de deixar os outros a sua volta serem felizes também. Tem momentos que você se pergunta se a vingança é válida, ou a pessoa simplesmente não sabe mais viver de outra forma.
O livro pode ser muito amado ou muito odiado por alguns, depende do seu gosto e seu entendimento... eu acho um bom livro, um romance diferente dos demais, o livro é muito intenso, mas se você busca finais felizes não recomendo esse livro. A escrita da autora é boa, descreve muito bem o ambiente e personagens, de forma que podemos idealizá-los conforme nossa imaginação flui. 
         O que não gostei nessa edição é que a capa é bem mole, se não tomar cuidado amassa fácil. As folhas são brancas, o que cansa minha vista mais rapidamente. A leitura fluiu bem, achei cansativa nos primeiros capítulos, pensei em abandonar ... mas a curiosidade foi maior, e não é que a história  vinga e começa a ficar interessante !!
         Esse livro é tão clássico que virou filme, tem várias versões. A primeira versão em filme foi feita em 1939 e a última até agora é de 2012. E até o Brasil entrou na onda, com a novela Vendaval (1973) que foi inspirada no livro.
         Eu assisti o filme de 1998 com os atores Robert Cavanah e Orla Brady. Eu gostei, embora as adptações nunca sejam tão completas quanto os filmes. Aconselho que leiam o livro. É uma obra prima com certeza. Pena que Emily morreu um ano após a publicação do livro, com seus 29 anos e nem viu o sucesso que se tornou, ela morreu achando que o livro foi um fracasso.

E vocês já leram esse clássico ? Gostaram ou não ? 

Até o próximo post amores, beijos!


49 comentários:

  1. este romance é um dos mais fantásticos e lindos da literatura inglesa ...eu amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a literatura inglesa tem livros incríveis, bjoks

      Excluir
  2. Oii, sempre tive curiosidade de ler esse livro, e várias pessoas sempre me falam que conseguiram se confundir também, acho que vou deixar ele para ler, bastante tempo depois.
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. confunde um pouco no ínicio, no meu caso por conta dessas passagens de tempo. Mas se ler com calma entende. bjoks

      Excluir
  3. Suzi quando eu comprei esse livro, eu comecei a ler e parei rsrs Achei tão chato e não estava entendendo quase nada. Depois de algum tempo, acabei pegando ele para ler de novo, porque já tinha lido e ouvido tanto sobre ele que dei mais uma chance ao livro. Menina, quando comecei a ler (com o dicionário do lado kkkkk) não parei mais. É como vc disse, ou ama ou odeia. Eu amei, fiquei muito feliz por não ter desistido dele hehehe Quero ver os filmes, tinha me esquecido que existia. Obrigadão por falar!

    Bjs
    Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm, o começo é meio estranho, confuso, depois que vc supera os primeiros capítulos começa a evoluir e ficar interessante, sinceramente eu gosto de livro que me ganha de ínicio, mas eu insisti nesse pq realmente queria ler rs bjoks

      Excluir
  4. amei a resenha, mas confesso, fiquei mais com vontade de ler para saber se eu vou amar ou odiar rsrsrs

    beijos

    Cris Artigos Femininos
    Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris, mas vc tem razão, para saber se vai gostar ou não só lendo, pq gostos são muito particulares, como ele é muito melancólico tem gente que não gosta, da msm forma que gostam justamente por ser como é haha entendeu né ?! bjoks

      Excluir
  5. Já li esse livro a algum tempo, mas não sabia do filme, já quero assistir.

    Bjs Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tem uma pancada de filmes, não sei qual é o melhor, mas eu vi a versão de 1998 e achei bom, claro que não é identico ao livro. Mas quebra o galho, bj

      Excluir
  6. Ehhhh, essa parte de flashbacks confude mesmo...até em alguns filmes quando mal colocados atrapalha...Já vi falar sobre o filme, mas a preguiça nunca deixou eu ler...
    Tem uma amiga que gosta bem dele...Como vc disse uns gostam outros não...
    Blog ArroJada Mix
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não gosto de flashback em filme, em livro me confunde mais ainda. Sinceramente eu acho que li sem muita atenção, enfim ... ele tem suas qualidades. bj

      Excluir
  7. Uaaau, realmente parece ser um livro bem interessante, adoro livros q prendem a atenção assim, ótima dica ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no começo não prendeu a minha, quase desisti, mas depois fluiu muito bem a leitura. bjo

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu conheço o filme, mas o livro eu nunca li.
    Mas eu sei que ele é um dos mais interessantes da literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que quase todo mundo já ouviu falar ne rs não sei que versão de filme assistiu, mas o livro é mais completo sempre. bjo

      Excluir
  10. Não conheço esse livro, mas adorei a resenha .. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu amo ler e confesso que não morri de amores por este livro não !! Também achei um pouco confuso hehe Tenho vontade de ver o filme, apesar de que me decepciono muitas vezes ao ver os filmes após ler os livros.
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não sei exatamente o que sinto por esse livro Paty kkk eu amo, odeio ... mas acho interessante, qnt ao filme, de fato não é tão detalhado quanto o livro e tiram cenas que eu julgo essenciais, coisa das adaptações né, mas ainda sim vale a pena assistir como quem não espera nada. bjo

      Excluir
  12. Nossa, esse livro é um clássico!!!!
    Amo o enredo....
    Fiquei muito feliz em ver sua resenha é difícil nos blogs que visito a resenha de um clássico.
    Naquela época quando ele foi escrito os livros eram como quase uma critica da época e Emily fez isso com maestria.
    Parabéns

    Bjins

    Érika Costurarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, é uma caracteristica muito forte na literatura da época da Emily, pena que ela não pode escrever mais, fico feliz que tenha gostado da resenha, bjos

      Excluir
  13. Eu já li e gostei muito !!! Com certeza dá para nutrir um ódio mortal do Heathcliff rs
    Ainda não vi o filme. Mas sempre acho o livro melhor.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é... ele é irritante rs mas eu tbm o entendo, é legal quando um personagem causa algum sentimento em nós, o livro sempre é mais detalhado, o filme é só uma adaptação, cortam muita coisa. bjo

      Excluir
  14. eu nunca li esse classico, mais gostaria.

    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não sou muito fã da leitura haha
    Mas esse livro me deixou com vontade de ler um bom e velho livro.
    Amei a resenha... Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Suzi, apesar da linguagem meio difícil eu gosto muito desse livro.
    A história é bem impactante.
    Ainda não assisti nenhuma adaptação.

    Ruiva Amarga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma linguagem mais de época, eu gosto rs
      a história é bem forte msm, bjos

      Excluir
  17. Não conhecia esse livro da literatura inglesa, pelo q vc descreveu, parece ser muito interessando apesar dos flashbcks rapidos gostei beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é muito interessante, não é uma historia de amor muito convencional rs
      os flashbacks funcionam como memórias, o problema é que eu me perdi algumas vezes, tenho mania de ler rapido e isso atrapalhou, mas depois fluiu bem hehe bjos

      Excluir
  18. Boa dica Suzi, não conhecia o livro.
    Boa resenha, parabéns.

    www.jeanecarneiro.com.br

    ResponderExcluir
  19. A resenha desperta a vontade de ler e a curiosidade de saber se vai gostar ou odiar , quero ler esse livro, preciso apenas acha um tempo entre faculdade e a volta pra ler livros assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tempo escasso é um problema né, espero que arranje um tempinho para ler, não só esse livro mais todos os que deseja. bjos

      Excluir
  20. Sempre dizem que o livro é muito melhor do que o filme, eu só vi o filme, mas pela tua resenha percebi que a leitura é muito melhor, só o fato de fazer com que corramos atras do significado das palavras para entendê-lo já me diz que é uma ótima leitura ... Ótima resenha Suzi!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah a leitura nos ensina muito, eu gostaria de ler mais. Gosto muito de filmes, mas as adaptações baseadas em livros nunca são tão boas quanto o livro em si. Bjoks

      Excluir
  21. To muito ansiosa pra ler, adoro livros assim ♥
    www.jessicacardosoblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta, leia assim que puder. É uma historia bem intensa. Bj

      Excluir
  22. Queria muito ter o costume de ler... Mas não tenho.
    Uma pena!

    Beijos

    Mari do blog Like a Make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena msm, a leitura proporciona muita coisa boa. Eu gostaria de ler mais... bj

      Excluir
  23. Oi Suzi, tudo bem? Nossa, faz muito tempo que conheço esse livro, acredita que minha mãe leu no colégio? Ela leu umas cinco vezes, sempre para fazer trabalhos. Concordo com você, quando há muitas mudanças de tempo, a atenção precisa ser maior. Realmente é uma pena ela não ter visto o sucesso que se tornou. Sempre quis assistir o filme, mas minha mãe disse que é extenso. Mas, para quem assistiu HP, qualquer outro é pequeno haha Beijos, Érika <3

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, nao acho o filme extenso nao, o filme nao e tao detalhado qnt o livro, mas é legal. Eu so assisti uma das versões ... bjo

      Excluir
  24. Oiie
    Deve ser uma leitura meio complicada mas quero ler algum dia e com certeza assistir ao filme, pois só ouço elogios da história. Ótimo post

    Beijos
    Reality of books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, é uma leitura que requer atenção, se ler na correria vc se perde facil. Mas é tranquilo, a historia e muito intensa, se gosta desse tipo de leitura, super recomendo o livro. Bjos

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.