Síndrome do olho seco: O que é e 9 dicas para evitar esse incômodo

Olá pessoal, hoje vim com um texto sobre saúde, quem nunca sentiu uma secura nos olhos, ardência ? Essa irritação tem nome e causa.  Você já ouviu falar na Síndrome do Olho Seco ?  Quantas horas você passa em frente o computador por dia ? Seja a trabalho ou por diversão, saiba que quem fica muito tempo corre um sério risco. Ela acomete entre 50% e 90% das pessoas que usam computador no trabalho ou em longos períodos de estudo pode ser bastante desgastante, resultando em fadiga física, declínio da produtividade, aumento de erros e, muito frequentemente, problemas na visão que vão desde a coceira nos olhos até uma grave irritação ocular. Por isso, o quadro é chamado também de Síndrome da Visão de Computador
O olho seco pode ter várias causas, sendo uma das mais comuns o uso do computador associado aos efeitos do ar-condicionado. "A pessoa que fixa os olhos no monitor por muito tempo acaba piscando menos e ressecando os olhos. Como as lágrimas são essenciais para a saúde dos olhos, outros problemas podem surgir, comprometendo a visão".
Eu já senti isso algumas vezes, principalmente quando uso computador à noite. É incomodo e quase impossível de se enxergar nessas condições. Muitas das vezes sendo necessário o uso de colírios para melhorar.

Aqui tem nove dicas para evitar a Síndrome da Visão de Computador:

1. Controle a iluminação.Ficar exposto a um ambiente de trabalho excessivamente iluminado é tão prejudicial quanto olhar diretamente para a luz do sol através da janela. Quando estiver usando o computador, reduza pela metade as lâmpadas do ambiente e procure controlar a entrada de luz natural com cortinas ou filmes. Além disso, se puder posicionar sua estação de trabalho de modo que a luz entre lateralmente no ambiente, tanto melhor para os olhos.

2. Reduza o brilho.  O brilho produzido pelas superfícies planas e pela tela do computador pode provocar bastante cansaço nos olhos. Instale, de preferência, uma tela antirreflexo no monitor e procure substituir o branco brilhante das paredes por tons pastel com acabamento fosco.

3. Substitua monitores antigos pelos novos modelos em LCD. Os novos monitores de cristal líquido cansam bem menos a vista do que os antigos, feitos de tubos e vidro. Isto porque já vêm com uma superfície antirreflexo e com melhor definição de imagens. Com relação ao tamanho da tela, se possível opte por aquelas com 19 polegadas em diante. São visualmente mais confortáveis."

4. Aprenda a fazer os ajustes do monitor. "Não é à toa que os novos equipamentos permitem vários ajustes em termos de brilho, tamanho, definição, contraste e cor. Fazer os ajustes de modo personalizado, procurando deixar o fundo da tela nem tão claro, nem tão escuro, ajustando o tamanho das letras e optando por um contraste que seja confortável aos olhos é a melhor pedida.

5. Acostume-se a piscar com mais frequência. Sim, piscar é um santo remédio para vista cansada e pode evitar crises de olho seco, já que, ao piscar, você lubrifica os olhos e previne também a irritação ocular. Quando estiver trabalhando ou estudando diante do computador, procure parar um pouco para piscar várias vezes seguidas, olhar para longe e para os lados, e só depois volte ao trabalho. Faça isso várias vezes ao dia.

6. Dê pausas mais longas. Ficar concentrado por muitas horas diante do computador não faz bem nem aos olhos nem ao resto do corpo. Adote pausas mais longas a cada duas horas de uso de computador. Assim, você poderá descansar a vista, relaxar o pescoço, alongar o corpo, esticar as pernas, caminhar, tomar água (que é sempre importante) e retomar suas atividades com mais disposição mental e olhos descansados.

7. Adote princípios de ergonomia na sua mesa de trabalho. "Um dos exercícios mais cansativos para os olhos é ficar diante do computador copiando um texto impresso em papel. Quando isso for necessário, opte por acomodar o texto ao lado do monitor, direcionando uma luminária para as páginas de modo que não reflitam muito brilho de volta para seus olhos. Invista também em mobiliário ergonômico, posicionando o monitor de modo que o centro da tela esteja pouco abaixo da linha dos olhos. Se isso não for possível, considere colocar alguns livros sob o monitor para elevar sua altura."

8. Invista em óculos apropriados para usar o computador. Mesmo tomando todas as precauções e fazendo pausas constantes, sabemos como é cansativo passar um dia atrás do outro trabalhando em frente ao monitor do computador. O corpo se ressente e os olhos sentem mais ainda. Portanto, considere pedir a seu oftalmologista que prescreva óculos com lentes específicas para a distância entre seus olhos e o monitor. Se preferir, as lentes podem ser ligeiramente coloridas em tons de castanho, cinza ou verde.

9. Faça um check-up ocular anualmente. Visitar o oftalmologista uma vez por ano é indicado para quem tem mais de 40 anos ou problemas de visão que exigem acompanhamento periódico. Porém, quem trabalha diretamente com o computador também está sujeito a alterações na visão, como o quadro de olho seco – doença que também acomete quem tem histórico familiar ou mulheres em fase de menopausa. Pessoas sujeitas à Síndrome da Visão de Computador devem, então, recorrer a um oftalmologista sempre que notarem alterações visuais recorrentes ou persistentes.

Vamos cuidar de nossa visão, para que futuramente não fiquemos sem ela ! especialmente nós blogueiras que vivemos no computador rs.

Até o próximo post, beijos !

39 comentários:

  1. Suzi já ouvi falar da síndrome do olho seco, sempre procuro ter cuidado, não fico muito tempo em cima do computador, sempre ponho um limite pra ficar no computador, dou pausas sempre, excelentes as dicas, temos que tomar todas as precações, e você está certa temos que cuidar da nossa visão pois nós blogueiras vivemos do computador, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc faz certinho Lucimar, melhor prevenir rs bj

      Excluir
  2. As dicas foram ótimas, o duro é que eu demoro pisca em tudo não só na frente do computador.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como consegue rs eu acho que pisco o normal, cuidado para vc nao ficar com problema nas vistas. Bj

      Excluir
  3. Suzi, acho que nunca tinha visto falar sobre esse olho seco por causa do computador, mas adorei as dicas.

    Ruiva Amarga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, computador estraga as vistas de muitas formas, ficar com olhos secos é só uma delas, que bom que gostou das dicas. Bjos

      Excluir
  4. Os olhos são bem sensíveis e merecem muitos cuidados, adorei seu post muito informativo!
    Bjcas e uma ótima semana para você!
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, boa semana para vc tbm. Bj

      Excluir
  5. Graças a Deus Suzi nunca tive isso, e espero nunca ter ...
    Adorei as dicas, vou começar a adotar algumas das dicas que tu falou ...

    Bjos =D
    Minda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem tem sabe como é ruim, eu nunca tive a sindrome, mas ja tive muitos incomodos na visao. Mudando alguns habitos melhorou muito. Bjos

      Excluir
  6. Acho que hoje em dia muita gente deve sofrer dela... Adorei as dicas!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas ... mas ainda bem que tem como amenizar. Bj

      Excluir
  7. Ótimas suas dicas aqui eu deixo com pouco brilho e
    sempre dou longas pausas para descansar mesmo
    e quando está demais lavo os olhos sempre melhora um pouco
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm faco isso, passar muito tempo no cell ou computador deixa minha vista irritada, por isso diminuo o brbrilho ao maximo. Bj

      Excluir
  8. Nossa, nem sabia que existia.
    Boas dicas Suzi, bom ficar atento não é mesmo?!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Jeane, visão é coisa séria, precisamos muito dela entao todo cuidado e bem vindo. Bj

      Excluir
  9. E isso se intensifica ainda mais com o uso de lentes de contato. Meu oftalmo sempre me manda usar colírios específicos, conhecidos como lágrima artificial e uso muito o Fresh Tears da Allergan.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao conheço esse fresh, os colírios proprios sao importantes. Bj

      Excluir
  10. Nossa amei as dicas Suzi eu noto minhas vistas mais cansadas depois q passei a trabalhar no PC...vou seguir algumas dicas!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue sim flor, cuida dosnteus olhos. Bj

      Excluir
  11. adorei as dicas Suzi
    eu sempre sigo as dicas as ricas, acho que os cuidados com os olhos são essenciais
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lia, ainda mais quem trabalha direto com computador, simples habitos ja ajudam a prevenir os males. Bj

      Excluir
  12. Post importantissimo
    tento diminuir de ficar muito no PC
    sei que prejudica muito as vistas
    e com essas dicas vou diminuir mais ainda
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prejudica sim, a gente tem que por limites em frente ao pc, ate msm cell. Bj

      Excluir
  13. Dicas preciosas, se não seguirmos essas dicas, corremos sérios riscos de ter essa síndrome! Post super informativo!
    http://www.byvany.com.br -Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é bem ruim, os olhos são muito sensíveis. Bj

      Excluir
  14. Eu passei um tempo com os olhos secos, usei cólirios e nada adiantava, ela me recomendou comer cenoura, coisa que não sabia e berber mais aguar claro. Nunca mais senti nada.
    ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante Midian, cenoura faz bem as vistas e agua super importante para nos manter hidratados. Dicas simples de mudança de habito esolveu o problema viu só, que bom que nao tem mais isso. Bj

      Excluir
  15. Adorei as dicas e com certeza vou aderir,eu fico muito tempo em frente ao computador e no fim do dia estou exausta =/
    Muitos beijos e abraços!!
    http://ummimoso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Minha cachorra tem que usar um colírio contra olho seco acredita?
    Muito chato isso...
    bjks

    ResponderExcluir
  17. Já tinha lido algo sobre esse assunto, gostei das dicas, obrigada por compartilhar.
    http://blogsemprebelas.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá :)
    Eu nunca tive este problema, mas é uma boa para eu ficar mais ciente .
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia essa síndrome, eu sempre fico de óculos na frente do pc pra evitar dores de cabeça , ótimo teu post pois esta muito útil e cheio de informação, parabéns

    ResponderExcluir
  20. Os olhos são mesmo muito sensíveis e devemos ter muito cuidado.
    Já tinha ouvido falar que ficar em frente ao computador causa problemas.
    Graças a Deus eu pisco bastante, e meus olhos estão sempre lubrificados.
    Ótimas dicas para prevenir.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  21. Meu olho fica bem seco, principalmente quando uso lentes, você deu ótimas dicas, beijos

    ResponderExcluir
  22. Nunca ouvi falar mas acredito que várias pessoas já tenham passado por ela.
    Adoro postagens voltadas para a saúde.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oii,

    Nunca tinha ouvido falar dessa síndrome. E olha que passo muitas horas na frente do computador hein. Mas anotei as informações e vou ficar mais atenta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Graças a deus eu não sofro desses problemas, mas este post é de utilidade pública, dicas realmente valiosas.
    Ótimo post.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi suzy eu ja ouvi falar. Mas seu post trouxe muita informação para nos amei bjss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Não encha os comentários de links, pois será considerado spam.
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me" no comentário. Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog lá embaixo.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.