O Natal e suas tradições diferentes em outros países

Olá amigas (os)! Vamos conher as tradições de Natal diferentes em outros países.  


Para muitos a melhor data do ano, pois reunimos a família, ganhamos presentes e comemos muito bem.
Aqui temos nossos costumes, mas você sabe como é em outros países ? Por curiosidade eu fui pesquisar e achei umas tradições bem interessantes e vim compartilhar com vocês.


O Natal não foi sempre uma festa cristã, mas dizem ter nascido em Roma e era chamado Soltíscio de Inverno, era no dia 25 de Dezembro mesmo. Era dedicado a Mitras, o espírito da luz divina, que celebrava o renascimento do sol. Ai com o advento do nascimento de Jesus Cristo, edificação das igrejas, povos pagãos se convertendo, Roma se tornando a Capital do poder religioso e político, passou a se celebrar a festa em homenagem a Jesus, calcula-se que o primeiro Natal cristão foi celebrado por volta do ano 336 e teria sido instituído pelo Imperador Constantino I. Ao passar dos tempos o costume de celebrar o Natal, se espalhou entre não-cristãos e alguns costumes foram sendo incrementados, como o surgimento do Papai Noel, das árvores de Natal, troca de presentes etc ...

E assim muitos países tem suas próprias tradições do Natal, como:

Nos Estados Unidos: Chamado de Christmas (missa de Cristo), os americanos gostam muito do Natal e apesar de termos herdado muitos costumes dele no nosso Natal, existem algumas boas diferenças. É tradição lá ir cortar sua própria árvore de natal, claro que se pode comprar um pinheiro, mas o apreço pela naturalidade é grande. As famosas meias penduradas nas lareiras, janelas ou escadas, os corais natalinos são outra tradição assim como os bonecos de neve. Apesar de no Brasil ser diferente, estamos muito familiarizados com o natal norte americano.

Inglaterra: Os ingleses amam o Natal, enfeitam suas casas e ruas, fazem banquete, tudo que o Natal tradicional pede, mas além disso eles tem uma tradição meio congelante, o inverno nessa época marca temperaturas de -5º, o pessoal da costa sul, somente os mais corajosos, pulam ondas no dia 25, detalhe: usam apenas um gorro de papai Noel e roupas de banho. 

Cuba: Quando Fidel começou a governar Cuba, ele extinguiu as comemorações natalinas, essa data foi substituída para comemorar a revolução Cubana, para quem não sabe Fidel pregava o ateísmo e após a visita do papa João Paulo II (em 1998) é que o Natal voltou a ser comemorado dia 25,mas a comemoração era bem discreta e restrita aos cristãos, quase não se vê enfeites, o comércio não prioriza isso por lá, só em áreas de mais circulação de turistas. 

Venezuela: Por lá é tudo muito tradicional, as pessoas decoram suas casas, fazem ceias, pela manhã vão a missa na igreja, porém fazem isso de patins, é tradição lá ir a missa de patins, é tão popular isso que ruas são fechadas para carros para a segurança das pessoas.


Colômbia: O início do Natal é marcado com o evento do Dia das Velinhas. É uma
homenagem a Virgem Maria e Imaculada Conceição, o povo colombiano é muito devoto dessas santas, as pessoas deixam velas e lanternas de papel acesas em suas janelas. 
A coisa é tão séria que bairros e cidades iluminam os lugares com decorações super elaboradas, alguns bairros até abrem disputas da melhor decoração.

Canadá: O Canadá tem diversos tipos de comemorações em cada cidade, isso porque o Canadá tem gente do mundo todo e a festa sofre influencia de diversas culturas. 
Vancouver por exemplo no dia 13/12 meninas usando coroa de Santa Lúcia acordam seus pais servindo biscoitos. Em Toronto, tem a famosa cavalgada das luzes, que marca o início da temporada de fim de ano,  decoram a praça e uma bela árvore com mais de 300 mil luzes que brilharão até o dia 31. Mas cada cidade tem algo diferente, além da ceia, missas do galo, árvores de Natal etc.

Na Noruega: Por lá, aliás na maioria dos países escandinavos, as comemorações duram dias começando no dia 13/12, mas o Natal mesmo começa no dia 24 terminando no dia 26 e o papai Noel lá se chama Julenissen e se parece muito com o bom velhinho daqui. 
Os noruegueses são muito empenhados nessa data e passam dias preparando tudo. 
Os principais pratos são a carne de porco assada, costelas de cordeiro e o tradicional peru.

Esconda já sua vassoura, nessa época ninguém pode varrer a casa, porque acreditam que bruxas e espíritos do mal pode pegá-las para voar pelo céu, alguns mais inseguros até dão tiros para o alto, para afastar qualquer qualquer bruxa, Natal por lá é tipo umamistura com Halloween 😵.

Na França: Além de toda tradição natalina, tem uma bem bacana, é a reconciliação de Natal, no dia 25 você que tem um inimigo, deve ir a casa dele fazer as pazes, de preferência passar o Natal juntos, se você tiver muitos, melhor reunir todos.

Na Suécia: Por lá as festas começam dia 6/12 por ser dia de São Nicolau, as cartas que a criançada escreve são trocadas por doces, mas presente só dia 25. A tradição mais estranha é que a filha mais velha tem que se vestir de branco, com uma faixa vermelha na cintura e um candelabro feito de folhas e sete velas acesas na cabeça, ela tem que servir bolinhos e café a cada membro da família. 

Na China: Apesar de não ser um país cristão, a China participa da festa, só que é bem diferente. Eles decoram as ruas e árvores com flores de papel e correntes, e o papai Noel deles se chama Che Lao Ren (homem velho do mar). Mas a data que realmente os chineses aguardam ansiosos é o ano novo Chinês (final de Janeiro), nessa data sim, as crianças recebem roupas novas, há muita comida e muitos desfiles nas ruas.

Filipinas: É um país totalmente cristão, portanto Natal lá é sempre muito bem vindo, uma das principais atrações é o festival das lanternas gigantes. Acontece no Sábado antes do Natal, rola competição entre os vilarejos e atrai gente de várias partes para ver o espetáculo.

Na Índia: Apesar de ser um país de maioria hindu, a Índia tem Natal ! Claro que não tem o mesmo significado que para nós, mas é um dia para unir a família e trocar presentes, portanto cidades maiores costumam fazer suas festinhas, enfeitam as ruas com luzes e até esperam o bom velhinho, isso se deve ao fato de ter muitos ocidentais no país. 

As árvores de natal são diferentes, chega a ser engraçado, são feitas com plantas locais , tipo folhas de bananeira e mangueira. Também gostam de espalhar lamparinas de argila pela casa.

Muitos países não comemoram especialmente o Natal, mas tem suas festas de final de ano.

Nossa, são tantas tradições diferentes, mas espero que tenham gostado dessa pequena lista que fiz. isso é para vermos que embora as diferenças, todos concordam que o Natal é uma época de união, de confraternização, eu nem sou fã da data, confesso que não tem um enfeite se quer aqui em casa, não sigo nenhuma tradição, isso desde pequena, nossa família não tem o costume. Mas gostamos de reunir a família, fazer uma ceia que comemos muito antes da meia noite, trocamos alguns presentes, e eu não gosto da falsidade de algumas pessoas, aquelas que só falam com você no Natal e Ano Novo, sabe ? 
Enfim, acho tudo muito comércio, mas adoro as guloseimas hahaha


E você, como é seu Natal ? Deixe seu comentário, até breve, beijos!




26 comentários:

  1. Muito bom saber as diferentes tradições em vários países, acho bem legal isso de cortar sua própria árvore, vejo isso muito em filmes e amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para cortar minha própria árvore ia ter q fazer como os indianos kkk mas eu tb acho legal qnd vejo em filmes. Bj

      Excluir
  2. Também gosto muito do natal, bacana cada país ter a sua tradição diferente, não sabia que tinha países que não comemorava o natal, muito legal ficar sabendo das tradições, mas o importante que o natal seja comemorado por todos mesmo que seja diferente em alguns países, Suzi bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante né?! Tb acho bacana, importante que a confraternização existe. Bjs

      Excluir
  3. Amada fico feliz em aprender as diferentes tradições em vários países! muitos não sabia! parabéns por compartilhar! beijinhossssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre quis passar um natal nos Estados Unidos ou na Inglaterra (por causa da neve e tal) mas dane-se porque agora eu só quero ir pra Venezuela andar de patins ♥
    Essa tradição da França é bem bacana, não sabia que tinha isso por lá. Achei bacana porque reconciliação tem tudo a ver com o clima natalino (paz, amor e tal).E foi legal saber sobre a Índia, sempre tive curiosidade de saber se pessoas de outras religiões comemoram o natal (eu sei que não tem o mesmo significado do que o nosso, mas com a globalização acho meio impossível que alguma cultura não fosse influenciada a, pelo menos, trocar os presentes).
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante né como um povo influencia o outro, acho legal que tenha essa interação nos países não cristãos. Não são todos que aceitam. Ah tb adoraria um natal com neve. Bj

      Excluir
  5. nossa muito legal saber tudo isso, tem algumas que não sabia mesmo, como o papai noel da china se chamar homem velho do mar. haha
    Adorei as informações!

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  6. Olá Suzi, muito interessante seu post, eu adorei conhecer um pouquinho de como cada país se preparada para esta data tão importante. Aí já podemos ver a diferenças culturais entre os povos, muito legal, parabéns,

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana saber dessas diferentes celebrações com suas tradições e saber que devemos ter sempre ela voltada para a paz, amor, tranquilidade

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde Suzi!Gostei de conhecer as diferentes tradições sobre o natal em outros países!Parabéns pela postagem!Bjs

    ResponderExcluir
  9. que lindo adoro esta epoca do ano etao lindo tudo fica mais alegre colorido

    ResponderExcluir
  10. Adorei a proposta de natal da França ^^

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu não sabia que tinha tanta diferença em outros países,muito legal o artigo,bjus.

    ResponderExcluir
  12. É sempre bom saber um pouco mais sobre a origem do Natal,mas eu jurava que tudo tinha começado com o nascimento de Cristo!rsrsrs...Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Que post incrível!!!! Eu sempre soube que cada país é diferente, até porque cada um tem sua cultura (e tem aqueles países que abrigam várias culturas), mas eu ainda não conhecia muitas dessas diferenças, e amei conhecê-las!!
    Meu Natal é bem tranquilo e é minha época favorita do ano! Fui criada no Catolicismo desde pequenininha, então sempre celebramos com muita alegria pelo nascimento de Jesus, e vamos à missa do galo no dia 24 e na missa de natal dia 25. A missa do galo era meia-noite, mas com tanto problema de violência o padre agora costuma fazer entre 7 e 8 da noite :/
    Também não gosto dessas falsidades não! Ah eu hein, a pessoa não fala comigo o ano inteiro e no final do ano vem desejar feliz natal e feliz ano novo como se fosse minha melhor amiga? Sai fora! Mas aqueles que são amigos de verdade eu adoro manter bem pertinho nessa época!

    Beijão!
    www.umatalxavier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Suzi, muito lindo de sua parte buscar um pouco da cultura natalina de diversos países e trazer para nós. Acho que toda celebração feita com amor, onde quer que estejamos será sempre uma dádiva alcançada. Parabéns pelo lindo post.
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  15. Que post lindo!
    Adorei conhecer os detalhes do natal em vários países.
    Aqui em casa é o tradicional brasileiro =D

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do seu post amiga!!
    Gostei muito de saber como é o Natal em outros países, mesmo sendo diferentes, é interessante saber dessas culturas.
    Parabéns pelo ótimo post.Bjsss

    ResponderExcluir
  17. De primeiro eu ficava chateada com o Natal, pois virou comércio puro, mas com o passar dos anos fui vendo a coisa sobre outro prisma, tem o comércio mas tem também a reunião familiar, muitas vezes regado com a presença de alguns amigos, então hoje apesar de não gostar da forma como o Natal é conduzida, faço do meu Natal algo para ser relembrado com emoção, sim tem trocas de presentes, mas essa não é a ideia essencial e sim a união de todos em prol de um mesmo sentimento o AMOR! Amei conhecer como outros povos sentem o Natal!

    Bjos
    Minda ❤ 💋

    ResponderExcluir
  18. Suzi que incrível!! Amei conhecer um.poico das tradições natalinas dos outros países. Parabéns pela idéia.

    Super beijo😘

    ResponderExcluir
  19. Poxa! Muito legal o seu post. Muitas coisas eu não sabia. Pensei que na China ninguém comemorasse o natal, que fosse proibido. Gostei da matéria.
    Abrçs.

    ✿Blog: Autora Marcia Pimentel✿ ✿Instagram✿ ✿Twitter✿

    ResponderExcluir
  20. Post bem informativo. Trabalho de jornalista, parabéns pelas belas fotos apresentadas também ilustrando cada cultura!
    Bjs e feliz Natal!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.