Indicação de Filmes: Fragmentado e Corpo Fechado de M. Night Shyamalan


Vamos falar de filmes ? Hoje quero indicar dois filmes que assisti essa semana, um filme que trouxe o bom e velho Shyamalan de volta ao topo. Ah se você não sabe de quem estou falando, é só lembrar de seus brilhantes trabalhos como cineasta. Segue a lista:



O Sexto Sentido (1999), Corpo Fechado (2000), Sinais (2002), A Vila (2004), A visita (2015). Se viu alguns desses, sabe que o elemento principal é o suspense e as surpresinhas inesperadas no final. Shyamalan teve uns fracassos, mas voltou com tudo a partir de "A visita" e lacrou com "Fragmentado" em 2016, apesar desse não seguir tão fielmente o estilo de Shyamalan.

Sinopse Fragmentado (Split)  - 2016

Filme Fragmentado

Sofrendo de transtorno dissociativo de identidade, Kevin (James McAvoy) exibe as suas 23 personalidades para a sua psiquiatra, Dr. Fletcher (Betty Buckley), mas ainda existe uma outra mais obscura, que está programada para se materializar e dominar todas as outras. Forçado a raptar três adolescentes incluindo a jovem Casey (Anya Taylor Joy) que precisam escapar, Kevin começa uma guerra pela sobrevivência entre todos aqueles contidos dentro dele, assim como todos em torno dele.

A principio a história é meio boba e clichê, mas a forma que foi contada é intrigante e tensa, psicologicamente incrível. James McAvoy interpretou muito bem diversas pessoas a ponto do público conseguir distinguir cada uma delas, temos um homem com mania de limpeza, uma mulher elegante, uma criança de 9 anos e todas elas tem conhecimento uma das outras e conversam entre si. ...

O x da questão é que Kevin tinha o domínio de todas, com ajuda da teperauta Karen Fletcher, que conhece muito bem cada face de Kevin, mas Kevin é fraco, sofreu muitos traumas e isso é mostrado no filme como forma de justificar o porque de tantas personalidades. A dra Karen é a única que sabe como desconectar Kevin das suas outras personalidades. Um belo dia uma das personalidades resolve tomar o controle.
Quando essa personalidade mais poderosa assume, coloca todas as outras sob domínio e o próprio Kevin desaparece, a intenção é dar origem a 24ª personalidade, chamada de Besta, mais forte e poderosa que todas as outras. 

O final não foi tão surpreendente, também não há tanto suspense porque durante o filme vão sendo deixadas pistas do que vai acontecer, mas é um filme que te prende pela expectativa do desfecho e toda tensão vivida pelas meninas sequestradas, que tem papel fundamental na trama . Se você gosta de filme com essa pegada psicológica super indico que assistam "Fragmentado", embora ultrapasse os problemas psicológicos e comece a caminhar para o sobrenatural, quando a 24ª personalidade finalmente aparece.

Fragmentado tem uma elo como o filme "Corpo Fechado", estrelado por Bruce Willis e Samuel A. Jackson, há várias referências que ligam um filme no outro e o próprio diretor confirmou que haverá um terceiro filme os ligando e já tem até nome "Glass" ou vidro em português. E foi por causa disso que resolvi assistir também "Corpo Fechado" que eu ainda não tinha visto.

Sinopse Corpo Fechado - 2000

filme corpo fechado

Um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos. Todos os passageiros morrem, com exceção de David Dunne (Bruce Willis), que sai completamente ileso do acidente, para espanto dos médicos e de si mesmo. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra Elijah Price (Samuel L. Jackson), um estranho que apresenta uma explicação bizarra para o fato.

É um filme de suspense, mas também um tributo as histórias de heróis, mas sem aquela exuberância visual e sem roteiro que a Marvel faz (salvo excessões). Gostei desse filme e achei bem intrigante e surpreende, mais que "Fragmentado". Em "Corpo Fechado" conhecemos David, um homem aparentemente normal, mas que após um acidente que matou todos em um trem, ele é o único que sai ileso, isso desperta a atenção de Elijah, que nasceu com uma condição rara, seus ossos se quebram com facilidade como vidro e por isso desde pequeno viveu se isolando e ganhando uma fixação por super-heróis, ele achava que se existia alguém tão frágil como ele, também deveria existir alguém mais forte e poderoso. 

E tornou isso a missão de sua vida, encontrar um super herói de verdade. E é assim que as vidas de David e Elijah se cruzam, David não entendia o porque ter sobrevivido a um acidente tão trágico e Elijah trouxe a explicação, desde então David passa a ter atos heroicos, salvando pessoas e descobre ter mais força e mais poder que qualquer outra pessoa, sendo verdadeiramente alguém sobre humano, David descobre algo inusitado sobre Elijah, que ele não era tão bom quanto pensava. E aí vem toda a magia de um bom suspense, quando todas peças vão se encaixando. 

E foi assim que entendi a ligação de "Corpo Fechado" e "Fragmentado",seria Kevin um ser poderoso como David, mas em vez de herói um vilão ? E David, será quem o deterá? 

Essas e outras perguntas creio que serão reveladas no terceiro filme, mas de qualquer forma são ótimos filmes, que trazem uma outra linguagem.

Desculpem, a intenção era apenas indicar os filmes, mas acabei me estendendo.
Alguém já assistiu esses filmes, gostaram ?

Leia também: 5 Séries Históricas que Recomendo na Netflix

Até logo, beijos!


18 comentários:

  1. Boa noite minha linda. Parabéns pelo seu maravilhoso espaço e obrigado por nos trazer essas preciosas dicas. Grande beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Amo todos esses atores!!! o filme deve ser o máximo, com certeza vou assistir!

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DA RESENHA OTIMA ESTE DEVE SER TOP IMAGINO ATRAVES DELA COMO DEVE SER ESTE FILME

    ResponderExcluir
  4. Suzi os filmes que você trouxe são excelentes, das suas sugestões assisti o Corpo fechado muito bom ele. o Bruce Willis e o Samuel L. Jackson simplesmente arrasaram nesse filme, gosto muito desses dois atores. Suzi obrigada por compartilhar o filme Fragmentado quando tiver uma oportunidade com certeza vou assistir bjs.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito bons, vou anotar aqui para assistir depois
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Eu assisti os dois filmes. Corpo Fechado eu assisti em 2001, eu acho, mas voltei a ver de novo logo depois de ver Fragmentado. Eu adorei os dois filmes. Fragmentado terminou com algumas perguntinhas não respondidas. Com certeza essas perguntas só serão respondidas no terceiro filme. Os dois filmes para mim são perfeitos.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI DA RESENHA DESSE FILME,JÁ GOSTEI PARECE SER MUITO BOM ESSE FILME,PARABÉNS PELA POSTAGEM BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Olá Suzi!ótimas sugestões de filmes,parece ótimos mesmo,os atores são maravilhosos,ótima postagem nos indicando bons filmes.Bjss

    ResponderExcluir
  9. Quero muito assistir Fragmentado. Quanto ao Corpo Fechado, o Bruce Willis e o Samuel L. Jackson não gravam um roteiro qualquer. Dica super anotada. Sexto sentido e A vila são dois filmes que se tornaram referências para mim, portanto não posso deixar esses filmes sem assistir.

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzi boa noite.
    Pra falar a verdade não sou muito fã de filmes de suspense, mais não quer dizer que não veja. Já vi alguns trabalhos do Shyamalan, que normalmente acompanham essa pegada. Gostaria de agradecer pelas indicações, que sempre são bem úteis.
    Obrigada beijos

    ResponderExcluir
  11. Vou mostrar a alguém aqui em casa que adora filmes e series, pois a sua resenha ficou bem legal e com certeza ela vai adorar ler e ver esse filme
    Obrigado por compartilhar

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  12. Olá,amiga!!
    Gostei muito de suas indicações de filmes,pois eu gosto muito de suspense.
    Ver filmes é muito bom,pois distrai bastante!!
    Muito legal a sua resenha,parabéns por nos indicar filmes de ótima qualidade.Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem...tava procurando a resenha desse livro..na verdade filme que eu queria ver...valeu,

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem...tava procurando a resenha desse livro..na verdade filme que eu queria ver...valeu,

    ResponderExcluir
  15. Ótimas sugestões, eu assisti os dois e são filmes super interessantes, vale a pena vê-los!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  16. Já vi os dois e gostei bastante, gostei muito do roteiro e isso é o que sempre me conquista em um filme, juntamente com a atuação. Fragmentado aborda um lado da mente humana que me interessa muito.

    ResponderExcluir
  17. Uau, fiquei muito curiosa pela sinopse de Fragmentado.

    ResponderExcluir
  18. Estou louca para ver o primeiro fragmento Corpo fechado é muito legal EU VI varias vezes:) alem de ter ótimos atores!
    amei o post!
    bjúús

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.