Guia Completo Para Lavar e Conservar Roupas de Lã

Peças de lã, como manter limpas e bem cuidadas

Olá amigas (os), tudo bom ? O post de hoje são dicas para ajudar vocês a manter roupas de lã limpinhas e bem conservadas, quem tem sabe o quanto são delicadas e deformam facilmente, ainda mais se forem de tricô ou crochê. Seja lã natural ou sintético, esses cuidados vão fazer com que durem muito.

casacos-de-la


Verifique a etiqueta 

Primeira coisa, olhe a etiqueta da peça e veja se  permite lavar na máquina ou apenas na mão, e demais coisas como secagem, alvejantes etc. Abaixo uma tabela de símbolos para ajudar. Se não tiver etiqueta, lave sempre com a mão e sem uso de alvejante.


Lavar peças de lã com a mão

Coloque a peça dentro do tanque ou balde com um pouco de sabão em pó ou sabão neutro e mexa delicadamente por um tempo. Depois deixe de molho por uns 10 minutos, não esfregue a peça, se tiver mancha tente tirar delicadamente. Retire o excesso de sabão formando uma bola com a peça e apertando, nunca torça. 
O enxágue pode ser feito com água fria, mas é melhor usar água morna, agite bem a peça para tirar todo sabão das fibras do lã. Repita o processo até que não reste mais nenhum resíduo de sabão.

Lã branco costuma amarelar com o tempo, para evitar isso adicione uma colher de chá de água oxigenada volume 30 na lavagem.


Lavar peças de lã na máquina

Somente se a etiqueta recomendar é que você pode lavar na máquina ok ?! 
pegue um saco desses próprios para roupas delicadas ou uma fronha de travesseiro, isso evitará que o lã solte pelos, agarre bolinhas, esgasse etc. Coloque a roupa, encha a máquina com água fria, coloque o sabão e programe a lavagem mais suave que tiver. Algumas máquinas já vem especificado o programa para roupas delicadas, use-o. Um detalhe importante, não misture outras peças, dê preferência lavar todas de lã ou delicadas juntas. Conclua a lavagem normal.


Secagem da peça de lã

Essa é sem dúvida a parte em que muita gente estraga a peça e nem sabe, a secagem deve ser feita dessa forma:

Se lavou na mão, tire o excesso de água apertando a peça e depois estenda uma toalha sobre uma superfície plana, coloque a peça de lã sobre a toalha , enrole-as como um rocambole e aperte todo o comprimento delicadamente, isso vai ajudar a peça a secar mais rápido. Se fez o processo de lavagem na máquina e ela centrifugou e extraiu o excesso de água, basta seguir o próximo passo.

Pegue outra toalha seca, estenda sobre uma superfície e coloque a peça para secar na sombra, pode por um ventilador se quiser que seque logo, ou deixar secar naturalmente.

Jamais pendure em varal, o peso da peça vai deformar ela, no sol também resseca a fibra. Pode colocar em qualquer superfície que não estique a peça. Não é recomendado colocar em secadoras, pode encolher a peça.

A lã tende a encolher quando é lavada, basta esticar delicadamente com suas mãos enquanto ainda está úmida, realinhe toda a peça. 

Como guardar e conservar peças de lã

casaco-de-la

Não pendure em cabides. Dobre as peças e guarde em gavetas longe de umidade, de zipers, para evitar que algo as desfie. Quando acaba o inverno, essas peças saem de uso, então guarde as de preferência dentro de sacos de TNT. Não coloque em sacos plásticos que podem abafar a peça e fazer proliferar fungos (isso acontece mais com lã natural), mas sacos a vácuo, caixas... tudo bem, melhor ainda se adiconar sachês de silica e antimofos. 

Não é difícil manter peças de lã, basta ter cuidado durante a lavagem e secagem. Muita gente acaba perdendo peças lindas porque ignora esses cuidados, espero que esse post ajude vocês.

Leia também: Formas de Manter Sua Casa Organizada Diariamente

Me conta, gosta de roupas de lã ? Volto em breve com mais posts, beijos!

Nenhum comentário

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.