Formas de Manter Sua Casa Organizada Diariamente

Otimização de tempo e tarefas para manter sua casa arrumada

casa-organizada

Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas eu não gosto de bagunça. 
Porém muitas vezes não temos tempo e a bagunça vai se acumulando e quando a gente vê a casa virou uma zona de guerra. 
Mas sabe o segredo para manter sua casa organizada mesmo tendo pouco tempo ?

Simples,você precisa de determinação e disciplina, basta seguir essas dicas super fáceis, tudo é questão de gerenciamento de tarefas.

Mantenha cada coisa em seu lugar

Como é que algo que pertence ao quarto está na sala ? Isso é um problema para manter a organização. Crie o hábito de manter cada coisa em seu lugar de origem, e deixe apenas o indispensável a mão. O que você usa todo dia deve estar sempre a mão e o que você não usa frequentemente, guarde...assim pelo menos você já mantém um controle. 

Guarde tudo no mesmo lugar 


Já definiu em qual cômodo cada coisa pertence?  Então agora vamos ao hábito de guardar. Por exemplo, se você começar a tirar as coisas do lugar e não retorná-las assim que terminar de usar, logo tudo estará espalhado e você procurando onde deixou.
Outro problema são as superfícies, as mesas por exemplo, os balcões, as penteadeiras, deixe nelas somente o que deve estar nelas. Chaves é algo que perdemos com facilidade, tenha um suporte para elas na entrada de sua casa assim ao chegar você já as deixa lá.
Tirou algo, guarde no mesmo lugar novamente. É aquela regrinha que costumamos ensinar as crianças, terminou de brincar guarde seus brinquedos.

Distinguir o necessário do lixo.

Ser humano tem um hábito de guardar coisas que não precisa, mas acha que vai precisar um dia e as vezes passa anos  você nunca usou a tal coisa. 
Se realmente tem possibilidades de usar, mantenha uma caixa ou um lugar só para isso.
Mas tire um dia para vasculhar suas coisas e jogue fora tudo que não tem mais utilidade, você ficará surpreso com tanta coisa que achará. 

Se tiver com dificuldade é só pensar quanto tempo faz que você não usa, faz mais de 6 meses se livre, se for alguma coisa em perfeito estado pode até doar para alguém, mas se livre, desapegue.

Isso vai te ajudar a dar espaço para o que realmente precisa e deixar sua casa mais prática digamos assim.

Use organizadores


As caixas organizadoras são uma ótima opção caso você não tenha espaço para tudo, pois muitas vezes os armários estão lotados e por isso as coisas acabam espalhadas, organize o que não tem onde guardar por categorias. Ex: produtos de limpeza, seus cosméticos, sapatos, bolsas e se puder mantenha todas em seus respectivos cômodos. Isso também é muito útil para objetos pequenos e fáceis de se perder.

Chegou a hora da faxina, meu Deus !

Depois de organizar tudo em seus devidos lugares,há quem prefira fazer uma faxina daquelas que dura um dia inteiro, mas eu prefiro manter diariamente as coisas no lugar porque facilita a faxina mais pesada e assim você não precisa perder tantas horas do seu fim de semana arrumando a casa. Se fizer todo dia um pouco, no final das contas terá mais tempo para você fazer coisas que gosta.

Mantenha a limpeza diariamente
Comeu, lave. Não junte louça na pia. Arrume sua cama assim que se levantar. Não deixe cabelos na pia do banheiro, se penteou limpe a escova. Tomou banho, seque o banheiro e não deixe a toalha jogada por aí. Chegou em casa, não deixe sapato jogado no caminho.

Crie uma lista de tarefas diárias

Se você é muito atarefada (o), esquece as coisas ou sisma de fazer tudo junto, criar uma lista de tarefas é muito útil. 
Organiza as tarefas por dias, sei que rotina é chato, mas sem ela a gente tende a se perder.
Crie um dia para faxina, um dia para lavar roupa, passar roupa, limpar banheiro, etc.

São dicas super simples, precisamos otimizar nosso tempo e gerenciar nossas tarefas.
Um ponto importante é que, se mora mais pessoas na casa, todos devem seguir esses hábitos. Pois não adianta um arrumar e outro atrapalhar.

Me conta, você é organizada (o), tem alguma dica para compartilhar ? 

Leia também: Guia Completo Para Lavar e Conservar Roupas de Lã

Até logo, beijos!



2 comentários:

  1. Ótimas dicas! Amei, Agora é só pôr em prática!
    http://debby-beleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie tudo bem? Adorei as dicas, tento deixar tudo organizado mais não é sempre que consigo. Sucesso, beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Não encha os comentários de links, pois será considerado spam.
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me" no comentário. Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog lá embaixo.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.