Filme: Feito na América - Resenha

Hoje vamos falar do filme "Feito na América" com Tom Cruise, estava ansiosa para ver esse filme,depois de assistir Narcos, fiquei meio viciada nessas histórias, o passado explica muita coisa do presente.

CIA, Pablo Escobar, Casa Branca, um homem enganando a todos
Filme: Feito na América - Resenha

Sinopse: Durante a década de 1980, Barry Seal (Tom Cruise), um piloto oportunista da Trans World Airlines, é inesperadamente recrutado pela CIA para realizar uma das maiores operações secretas da história dos Estados Unidos.

Ficha técnica: EUA, 17. 1h55 min. Direção de Doug Liman. Roteiro de Gary Spinelli. Universal. Com Tom Cruise, Domhnall Gleason, Sarah Wright, Jesse Plemons, Loula Kirk, Caleb Jones.
Filme: Feito na América - Resenha
Cheguei a lembrar de Top Gun, Tom fica tão bem vestido de piloto

American Made (nome original) conta a inacreditável história real de Barry Seal, que fazia entregas ilegais para CIA e traficantes colombianos.Sob a direção de Doug Liman ( A indentidade Bourne, Supremacia Bourne, Sr & Sra Smith, entre outros) o que você pode ter certeza é que "Feito na América" segue a mesma linha de narrativa. 

Barry era apenas um piloto numa companhia áerea, pai de família, que ganhava pouco e via na oportunidade de viajar para vários lugares lucrar com contrabando de mercadorias.
A CIA também viu vantagem nisso, e recrutou Barry para fazer servicinhos de espião para eles, fotografando rebeldes na América Central, mas trabalhar para CIA clandestinamente não rendia muito para Barry e numas dessas viagens conheceu o trio do Cartel de Medelin: Pablo Escobar, Gonzalo Gacha, Jorge Ochoa.

Nesse filme Tom Cruise é de fato o protagonista e apesar de ter Pablo Escobar na história, aparece pouco e sem detalhes, Barry interage mais com Jorge Ochoa o qual o tratava com mais amizade. Que bom que deixaram a história de Pablo de lado, porque já sofremos uma overdose de filmes baseados na vida do traficante colombiano. Barry foi muito importante no crescimento e riqueza do Cartel de Medelin, nas ações militares dos EUA, então super válido focar a história dele que foi de contrabandista a herói da América.
cartel de medelin - filme feito na america
Cartel de Medelin

Foi preso na Colômbia, salvo pela CIA em troca de mais serviços, agora transporte de armas e rebeldes vindos na Nicarágua, capturado mais uma vez, agora era a Casa Branca que queria os seus serviços. 
Filme: Feito na América - Resenha
Barry dando uma forcinha para Casa Branca
Nossa os anos 80 foi muito louco, parecia que o governo americano não tinha noção do que estava fazendo, todos queriam lucrar. 
Era uma época em que a luta contra as drogas tomou uma proporção imensa, os E.U.A era governado por Ronald Reagan, ainda existia vestígios da guerra no Vietnã, americanos prisioneiros dos árabes e secretamente a CIA manipulava essas guerras.Apesar de toda essa informação o filme tem um ar divertido, é possível rir em vários momentos,  Tom Cruise dá um show de interpretação. Muita gente talvez critique essa forma de roteiro, mas eu achei muito boa, deu uma leveza diferente dos outros filmes sem deixar de relatar os fatos que foram muito importantes na época.
Uma das cenas que mais ri, após um pouso forçado para não ser pego pelas autoridades, Barry sai do avião coberto de cocaína

Além disso o filme tem ação, não é cansativo e te deixa na expectativa do que vai acontecer ,como é que Barry vai se safar do problema mais uma vez ? Porque era um atrás do outro, nem dá para acreditar que isso aconteceu de verdade.


É o tipo de filme que o protagonista não tem sua história atravessada por nenhum outro personagem, Tom conduziu muito bem com todo seu carisma (talvez outro ator o filme não funcionasse tão bem) e a atriz  Sara Wright,que interpretou a esposa Lucy, teve seus momentos de talento. Eu não conhecia a atriz nem nenhum trabalho anterior, mas deu um bom suporte a trama  para sustentar o lado família de Barry. Na verdade apesar de Barry ser o bandido, consegue nos comover e até ganhar a simpatia do público, porque apesar de criminoso, não era o cara violento, não era soldado do tráfico, era o cara  que só fazia as entregas, era o "gringo que resolvia tudo!"
Filme: Feito na América - Resenha
Barry e Lucy num momento zen
Super recomendo o filme, se você curte o estilo claro!
Outra coisa que gostei e estava sentindo falta, era um filme sem efeitos visuais mirabolantes, nada contra , mas gosto dessa coisa mais real, que não fica fake
Para o estilo do filme (meio documentário) ficou ótimo, pois a fotografia e estilo de gravação remete a época em que não havia tecnologia, . Eu não senti que o filme teve pretensão de dar uma lição moral, denunciar algo, mesmo o assunto "Drogas" sendo tal atual e problemático,  foi um filme sem o "politicamente correto", até porque mostrou em grande parte como o crime compensava, pelo menos até certo ponto. Tendo com o que negociar não importava os atos criminosos, Barry servia a pátria, mas no final  não valeu a pena.  


Pensando bem, o filme tem sim uma lição sim:

Não se pode confiar no governo e suas instituições e antes de aceitar qualquer proposta que venha deles, é melhor repensar 5 vezes, porque certamente vão te ferrar no final das contas quando não servir mais aos seus propósitos, os EUA assim como nosso Brasil, ainda é o mesmo de anos atrás, não evoluiu, continuam lucrando com a corrupção, com as guerras, continuam fazendo acordos por baixo dos panos, Trump é apenas a continuação de toda loucura.


Não deixe de curtir nossa Página, me segue no Instagram.

Até logo!


19 comentários:

  1. Seu resumo foi ótimo, estou super curiosa p assistir, e com Tom Cruise então deve ser perfeito❤
    Bjss💋💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada flor, Tom é Tom né haha bjs

      Excluir
  2. eu AMO o tom cruise!!!

    ainda não vi esse filme mas ta na minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não ama ? Confesso que 50% do motivo de querer ver esse filme foi por causa do Tom kk bjs

      Excluir
  3. Esse filme é doo babadoo! Tudo que o Tom Cruise faz é bom né!? kkk
    Sou apaixonada pelo trabalho dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele interpreta muito, sou suspeita a falar, mas gostei bastante do filme, do babado msm Ingrid. bjs

      Excluir
  4. Parece ser muito bom mesmo, amo filmes com Tom Cruise.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto desse tipo de filme... Mas o ator é top!

    ResponderExcluir
  6. Depois de ler a tua resenha fiquei aqui morrendo de curiosidade para ver o filme, sinceramente ainda não tinha ouvido falar dele ... Amei a indicação!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Minda, é um filme bem bacana, vale a pena conferir quem sabe tu gosta tbm. bjs

      Excluir
  7. Guria, to doida pra ver esse filme!! Vi o trailer essa semana e pirei!! Agora com a tua resenha então, será o próximo da lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu tbm kk estava querendo ver na estreia, mas não deu, fui o mais rapido possivel. Espero que vc goste tbm, bjs

      Excluir
  8. Socorro o Tom é muito gato senhor, como nao envelhece? Fiquei bem interessada por esse filme.
    Beijos,

    Nicole (Nica)
    Why Not?

    ResponderExcluir
  9. Não aguento mais minha namorada falando pra mim que quer ver esse filme! HAHAHA e nem ela comentando sobre Narcos, Pablo Escobar, JJ e seila mais quem! Adorei sua resenha, seu post ficou super bem construído!

    Beijocas,
    Dossie de Verao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk sei como é, vai com ela, o filme é bacana, principalmente pq conta a historia por outros olhos. que bom que gostou da resenha,bjs

      Excluir
  10. Gostei da resenha, bem detalhista e escrita! Muito bom.

    Sobre o filme fiquei bem interessada.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha <3 Também lembrei de Top Gun hahaha Adoro o Tom Cruise, estou animada para ver o filme.

    ResponderExcluir
  12. Vou aproveitar esse friozinho que tá fazendo aqui para assistir!
    Tom Cruise manda muito bem, além de ser lindo!
    Valeu pela dica!
    Beijinhos!
    Lú Ferraz
    Blog Eu fico linda.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.