Cremes Caseiros Fazem Mal Para a Pele ?


Saiba quais tratamentos são mais indicados e quais são aqueles que prejudicam o aspecto do seu rosto

cosmeticos-naturais
No mercado, a cada dia surgem novos produtos que prometem atender as necessidades de todo e qualquer tipo de pele, cabelo e corpo.

E na busca pela perfeição, muitas mulheres acabam apelando para qualquer tipo de cosmético, tratamento caseiro ou procedimento que garanta rejuvenesce-la e tornar sua pele ainda mais bonita.

Entretanto, os custos para alcançar esses objetivos podem ser altos. Os produtos de beleza não costumam ser baratos e isso faz com que os tratamentos caseiros sejam escolhidos.

Por ser uma opção mais barata e exigirem menos tempo, o “faça você mesmo” nem sempre pode ser a melhor opção para cuidar de sua pele.

Receitas de esfoliação, cremes para combater oleosidade, reduzir a acne e até mesmo cremes antirrugas são algumas das preparações ensinadas nos tutoriais da internet.

Apesar de na maioria das receitas, os ingredientes utilizados serem naturais, o risco de agressão à pele e o desenvolvimento de alergias são grande.

ESFOLIAÇÃO

Processo essencial para retirar as células mortas do rosto, estimulando a renovação para que o tecido fique mais jovem a esfoliação é responsável por melhorar o aspecto da pele e deixá-la mais viçosa.

Entretanto, a utilização de produtos caseiros para realizar este processo, pode não ser a melhor maneira de cuidar do seu rosto.

Os dermatologistas explicam que os ingredientes mais comuns utilizados nestes processos são o açúcar, o café e a aveia, e que os efeitos causados não são químicos, apenas físicos.

Isso quer dizer, que os produtos atuam apenas superficialmente na pele e que não são capazes de remover as células mortas mais profundas.

Além disso, em alguns casos, esses ingredientes podem causar irritação a até mesmo arranhar a pele, causando pequenas lesões.





PARA OLEOSIDADE

A pele oleosa é um problema comum entre milhares de pessoas. Mas, para resolver este problema, algumas pessoas acabam optando por tratamentos que nem sempre são eficazes.

O uso do azeite de oliva, comum nos cremes e máscaras para combater a oleosidade, pode causar ainda mais danos, desenvolvendo acnes e irritação na pele.

Entretanto, existem alguns procedimentos caseiros, que são indicados pelos dermatologistas para amenizar a situação. A argila pode ser uma boa forma de cuidar da pele sem desembolsar grandes valores.

Facilmente encontrada, ela atua na função de absorver a gordura da pele, além de possuir o efeito calmante regenerativo.


COMBATER AS OLHEIRAS

Método comum, os pepinos nos olhos são parte das cenas clássicas de cinema, onde a personagem se encontra em um spa ou momento de relaxamento.

Utilizado como calmante para diminuir as olheiras, o pepino pode não ser tão eficaz no combate. Existem outros métodos que podem contribuir de uma forma mais ativa na eliminação delas.

Os saquinhos de chá de camomila ou compressas de água fria atuam melhor na região, ajudando na diminuição dos vasos, melhorando a circulação e amenizando o aspecto do rosto.



MÁSCARA FACIAL

Utilizadas para pele seca, oleosa ou até mesmo para melhorar o aspecto da sua pele, as máscaras faciais são as queridinhas.

As receitas encontradas para produzi-las em casa, são as mais variadas. Itens como: mel, aveia, limão, ovos e até mesmo bananas podem ser utilizados na confecção.

Entretanto, apesar de não apresentarem risco aparente a pele, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher os ingredientes.

Elementos ácidos como o limão e a laranja podem manchar a pele, além de causar irritação em algumas pessoas.

O ideal é que se combine o uso dos cremes caseiros, com cosméticos industrializados, como os protetores solares e hidratantes especializados.




REMOVEDOR DE MAQUIAGEM

Item indispensável para as mulheres que gostam de estar sempre maquiadas, os demaquilantes cumprem um papel fundamental de remover os resíduos que ficam na pele deixados pelos cosméticos.

Apesar de existir muitas receitas caseiras para realizar este processo, como o leite, óleo de amêndoas ou até mesmo o sabonete íntimo, o ideal é que sejam utilizados produtos próprios para isso.

Os ingredientes improvisados podem além de provocar irritação na pele, causar oleosidade e acnes.

PREVENÇÃO RUGAS

Cedo ou tarde, o fato é que com o amadurecimento, é normal que as rugas e expressões comecem a aparecer.

Atualmente existem muitas maneiras de prevenir ou até mesmo retardar o aparecimento e o ideal é que se comece a cuidar desde cedo da pele.

Entretanto, na maioria das vezes, os tratamentos caseiros podem não ser o suficiente para combatê-las. É preciso utilizar produtos que contenham ácidos específicos, que atuem diretamente nas células da pele.

Mas isso não significa que você não possa utilizá-los. É possível realizar a combinação entre os produtos produzidos em casa em conjunto com os cremes antissinais produzidos industrialmente.

Vale lembrar, que tanto a escolha dos produtos e a utilização devem ser feitas com cuidado e de acordo com o seu tipo de pele, visando minimizar os riscos do surgimento de alergias e manchas.



Gostaram do post ? Até breve, beijinhos!

12 comentários:

  1. Olha interessante seu post, sou adepta a cuidados caseiros e não imaginava esta versão sobre eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é preciso ter cuidado com o que se adiciona nas receitas, podem manchar a pele, causar alergias até mesmo ferir a pele. bjs

      Excluir
  2. Muito interessante seu post, temos que tomar cuidado com o que passamos em nosso corpo, não sabemos muito sobre os riscos, sempre bom pesquisar antes, adorei.

    https://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não é toda receita caseira que é boa para gente, podem causar alergias tbm, bjs

      Excluir
  3. Acho as receitas caseiras válidas pois é uma forma de economizar mas infelizmente elas também podem prejudicar a pele, é preciso ter bastante cuidado. Não podemos sair por aí fazendo e experimentar sem sair do que se trata, gostei muito do post você trouxe bastante esclarecimentos importantes, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu post. A verdade é que a Internet está cheia dessas promessas de tratamentos caseiros e uma pessoa mais incauta acredita em tudo o que lê, esquecendo-se que até os produtos caseiros podem causar danos.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca fiz nada caseiro mas leio muito nos blog dicas sobre várias receitinhas. É o que vc mencionou no post: eles não tem o poder profundo que um creme antissinais tem em sua composição.Mas acredito que podem ajudar a amenizar ou prevenir superficialmente.

    ResponderExcluir
  6. Muito informativo seu post! Muitas vezes acabamos apelando para os tratamentos caseiros sem pensar que pode não ser uma boa opção. Adorei que você trouxe uma solução melhor! Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Nossa, gostei muito das suas considerações, realmente eu sempre recorro a algumas receitas caseiras, bom saber que nem todas são eficazes como eu pensava🙈 Joici

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, como vai? Gostei bastante do seu post, achei bem interessante o assunto abordado, pensava que coisinhas caseiras nao fazia mal para a pele, por isso amei o seu post!

    ResponderExcluir
  9. Quantas informações importantes. Realmente a internet tem inúmeras receitas e por todas utilizarem produtos naturais imaginávamos que não causaria nenhum mal à pele. Post muito informativo para saber utilizar com precaução, sabendo o que realmente podemos usar e a forma correta.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post!
    Nunca tinha lido nada assim para a pele e ainda por cima que nem tudo o que é caseiro faz bem á pele!
    Uso bastante algumas coisas como o açucar e o mel e fiquei contente por saber que existe outras formas e melhores!
    Obrigada :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.