Nove Alimentos que Assassinam Seu Sorriso

Saiba quais alimentos devem ser evitados para que sua saúde bucal esteja sempre em dia para sorrir por aí, sem preocupações


dentes amarelos e dentes brancos

Quem aí nunca ouviu dizer que o sorriso é o cartão de visita das pessoas? Portanto, os cuidados com a saúde dos seus dentes é essencial para mantê-los sempre bonitos e brilhantes.
Uma alimentação saudável acompanhada de uma boa manutenção preventiva, com visitas regulares ao dentista, são grandes aliados da sua saúde bucal.
Entretanto, é preciso estar atento, pois existem muitos alimentos que podem prejudicar os dentes e são responsáveis pelo desgaste e até mesmo, desenvolvimento de doenças odontológicas.
Isso acontece devido a vários alimentos possuírem a presença de ácidos ou componentes prejudiciais como o açúcar, que se não forem eliminados da maneira correta, acabam interferindo de forma negativa.

CAFÉ
O consumo de café, em sua forma pura e natural, aparentemente é inofensivo para a saúde dos seus dentes.
Porém, além de ser responsável pelo escurecimento do esmalte do dente, camada responsável por protegê-lo, a bebida é prejudicial quando vem acompanhada da adição de açúcar ou adoçantes, ficando propensos a cáries e erosões.
Cada vez em que consumimos, o esmalte é afetado, provocando uma exposição maior do dente, o que faz com que a absorção dos pigmentos também aumente, manchando-o cada vez mais.
Portanto, deve-se evitar consumi-los com açúcares e realizar a escovação dos dentes, sempre após tomar a bebida. Assim, você remove os resíduos ali presentes e previne que a camada do esmalte seja atingida.

REFRIGERANTES
Bebida rica em açúcar, o refrigerante pode ser um grande vilão para sua saúde bucal. Causador das cáries e responsável por desmineralizar o esmalte do dente, o líquido pode até levar à perda dental.
refrigerantes

Consumido em grandes quantidades pela população, ele deve ser reduzido ou substituído por bebidas mais saudáveis como: a água ou suco de frutas natural.
O uso de flúor, presente nas pastas de dente, também pode ajudar a combater os resíduos da bebida e previne o desenvolvimento de cáries e fortalece o esmalte.

BEBIDAS ALCOÓLICAS
Quando o assunto é problemas dentários, logo o associamos aos açúcares, porém, está enganado quem pensa que é somente ele quem danifica nossos dentes.
O álcool também é encarregado de interferir na nossa saúde bucal. A grande maioria das bebidas que contém a substância, são extremamente ácidas, o que resulta na perda da camada de cálcio, o famoso esmalte.
Além disso, as bebidas alcoólicas reduzem a produção de saliva, provocando o mau hálito e causando a desidratação da área.
Uma forma de evitar estes problemas é reduzir o consumo de álcool ou evitá-lo. Entretanto, se optar por beber socialmente, deve-se enxaguar a boca após o consumo, e realizar visitas frequentes ao dentista.

DOCES
A ingestão de doces em geral, é um perigo para sua saúde bucal. Principalmente as balas e chicletes, que parecem não trazer nenhum risco aparente, mas, são verdadeiras bombas de açúcar.
pirulitos
O fato é que, na maioria das vezes, essas guloseimas permanecem por muito tempo na boca, expondo os dentes a altos níveis de açúcar, o que pode resultar em cáries e dor de dente.
É importante dar preferência para os chicletes sem açúcar e doces derivados de frutas, uma vez que elas possuem a frutose (açúcar natural). A escovação após a ingestão, também auxilia na redução dos riscos.

FRUTAS ÁCIDAS
As frutas cítricas possuem uma grande quantidade de ácido e podem ser prejudiciais aos dentes, desgastando-os e atuando na corrosão do esmalte.
Alimentos como: limão, laranja, morango, tomate, abacaxi ou tangerina, devem ser consumidos moderadamente, a fim de evitar que apresentem riscos à saúde bucal.
Mas, isso não significa que você deve deixar de consumi-los. A verdade é que para minimizar os efeitos, é importante realizar um bochecho, com água potável para eliminar a acidez das frutas.

FRUTAS SECAS
Apesar de serem ricas em nutrientes, as frutas secas também podem ser inimigas do seu sorriso.
O processo, que consiste em eliminar a água destes alimentos, elas acabam grudando na superfície do dente, potencializando o desenvolvimento de bactérias.
A presença de um alto teor de açúcar, também faz com que essas frutas tornem-se ainda mais perigosas para sua saúde bucal.

ISOTÔNICOS
Bebida comumente utilizada por atletas para repor os sais minerais perdidos durante os treinos, os isotônicos, se consumidos em excesso, podem causar danos graves aos dentes.
bebida isotônica

Os problemas mais recorrentes são: o desenvolvimento de cáries e nos casos mais graves, a erosão dentária, ou seja, o desgaste físico do dente, causado pela presença de componentes extremamente ácidos na bebida.
A recomendação para quem costuma ingerir o isotônico, é que se evite a escovação logo após o consumo, esperando para realizá-la cerca de meia hora, ou até uma hora depois.
MOLHO DE TOMATE
Alimento de cor escura e consideravelmente ácido, o molho de tomate prejudica a coloração do seu sorriso, causando manchas na superfície dos dentes.
Apesar de ser delicioso, o consumo deve ser moderado e após a ingestão, é necessária a realização da higiene bucal, a fim de evitar que acidez fique presente por muito tempo.

GELO
Pode parecer estranho, mas, existem algumas pessoas que ao terminar suas bebidas, tem o costume de morder ou chupar os cubos de gelo que restam no copo.
Porém, mal sabem elas que esta prática pode fazer muito mal aos dentes, pois além de serem rígidas, afetando o esmalte do dente, as pedras de gelo também são responsáveis por causar sensibilidade, deixando os dentes mais vulneráveis.

VISITE REGULARMENTE UM DENTISTA
Apesar das recomendações, é essencial que você consulte um especialista no assunto que pode indicar os cuidados necessários com a saúde do seu sorriso.
Além disso, ele poderá te auxiliar na escolha dos produtos odontológicos que melhor correspondem a sua necessidade, para manter os dentes sempre bonitos e saudáveis.
Vale lembrar, que as visitas devem ser realizadas periodicamente, a fim de prevenir futuros problemas odontológicos que podem aparecer, causando dores e prejuízos financeiros.


14 comentários:

  1. Excelente a tua postagem, pior que a gente sabe disso, mas é tão dificil deixar o refri e os doces. Bjussss

    ResponderExcluir
  2. Cara como ficar sem refri??e doces..em uma casa com crianças!!kkkkkk..sei que e bem dificil,mas podemos evitar para saude do corpo e bucal!!! otimo post!!

    ResponderExcluir
  3. Suzi seu post bastante importante, temos que ter muito cuidados com os nossos dentes, muito bom saber os alimentos que fazem mal aos dentes. Eu sempre evito de comer doces, mas quando como vou logo escovar os dentes. Já tinha ouvido falar de alguns alimentos que você trouxe a minha surpresa foi saber que o molho de tomate está na lista também, vou ficar mais atenta a esses alimentos bjs.

    ResponderExcluir
  4. Já sabia sobre alguns. Sobre frutas secas, isotônicos, molho de tomate e gelo eu não sabia. Ficou surpresa em relação ao gelo.

    ResponderExcluir
  5. nossa, eu tomo cafe o tempo todo, nem sabia disso, obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  6. Quase todos da lista eu já sabia, menos o gelo. Minha nossa. Adorei seu post

    ResponderExcluir
  7. Aí e difícil tirá o café da minha vida... fiquei admirada com o gelo!! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Olha alguns eu já sabia, outros não. Ainda bem que não gosto de café, mas nao resisto a um refrigerante rsrs Semana que vem mesmo vou ao dentista fazer limpeza de rotina. Disso não descuido!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que não tomo café e nem refrigerantes, pois eles são terríveis para escurecer e manchar os dentes.
    Beijos!
    www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu post, bem completo e com informações super uteis.
    Pretendo fazer clareamento em breve, já vou começar a reduzir o refrigerante para não sofrer depois haahah

    ResponderExcluir
  11. Estou pasma que eu estou comendo todos esses. Eu poderia parar? Poderia, mas café é uma delícia.
    Beijos,

    Nicole (Nica)
    Why Not?

    ResponderExcluir
  12. O café eu já sabia mas os outros não sabia não.... mas na verdade acho que o problema está nos corantes que colocam nos alimentos, doces e etc...

    ResponderExcluir
  13. Fiquei super curiosa em relação ao gelo, que interessante.
    Minha perdição mesmo é o café! Não consigo ficar sem :(
    Ainn confesso que doces também , um pouco kkk
    bjss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.