Salve sua vida: Por que Devemos ir ao Dentista?

Consultas regulares ao consultório odontológico te ajudam a prevenir não só as doenças bucais, mas a manter a saúde do seu organismo em dia



Algumas pessoas costumam frequentar o dentista somente quando estão com algum problema nos dentes, seja com uma dor ou uma cárie aparente.
Com a correria do dia a dia, acabamos por negligenciar nossa saúde bucal, dando prioridade para outras emergências médicas e outras ações cotidianas.
Mas, o fato é que frequentar um especialista em odontologia é tão essencial quanto qualquer outra especialidade médica, e se faz necessária periodicamente, mesmo que não exista um problema visível.
As consultas regulares ajudam a prevenir uma série de problemas, tanto odontológicos, como problemas mais graves para a saúde do nosso corpo.
Um fator frequente que acaba influenciando nesta decisão é o medo. Normalmente, cria-se um receio quando o assunto é tratar de problemas dentários, pois em alguns casos, os tratamentos podem ser doloridos.
Mas a verdade é que as dores sentidas, na maioria das vezes, são causadas em situações onde a pessoa não realizou a manutenção preventiva dos dentes, portanto, é importante estar sempre em dia com sua saúde bucal.

PREVENÇÃO DE PROBLEMAS BUCAIS
As consultas ao dentista são de extrema importância para garantir que as doenças odontológicas mais graves não tenham a chance de se desenvolver.
Cáries, gengivites e até mesmo o canal podem ser evitados com uma manutenção preventiva dos seus dentes, evitando que doenças mais sérias te prejudique no futuro.
Além disso, com visitas regulares ao consultório odontológico você previne os gastos em longos tratamentos de problemas mais graves.
CUIDANDO DA SUA SAÚDE
Quem pensa que o dentista só serve para resolver problemas bucais, está muito enganado. Uma boca saudável reflete na saúde de todo o seu organismo e ajuda a prevenir várias outras doenças.
Sendo a porta de entrada para os alimentos, os problemas dentários são capazes de afetar outros sistemas no seu corpo, como é o caso do tártaro dental, bactéria que pode ajudar a desenvolver problemas cardíacos.
Outras doenças podem desencadear através de problemas na mastigação ou na mandíbula, que refletem em dores de ouvido e até mesmo em doenças crônicas, como  a sinusite.
Os distúrbios gastrointestinais também são derivados de uma má conservação da saúde dentária, além do bruxismo e a disfunção de articulações faciais.

HIGIENE BUCAL
Todos nós, algum dia, já fomos instruídos sobre a maneira correta de realizar a higiene bucal. Entretanto, existem algumas regiões que não são atingidas apenas com a escovação e utilização do fio dental.
É preciso realizar limpezas profundas periódicas, que responsáveis por higienizar as áreas inalcançáveis em casa, a fim de evitar o acúmulo de sujeiras, que auxiliam no desenvolvimento de infecções.
O mau hálito também é um problema bucal recorrente e que pode ser facilmente evitado com as consultas periódicas ao dentista, que ajuda a identificar o foco do odor e eliminá-lo rapidamente.
Com produtos e equipamentos especializados, o dentista ainda consegue melhorar o aspecto amarelado dos dentes, causado pela ingestão de alimentos que mancham os dentes, como o café e o refrigerante, por exemplo.
As visitas regulares, também ajudam a realizar tratamentos de longa duração como: tratamento de canal, implantes dentários, aparelhos ortodônticos para corrigir os dentes ou até mesmo restaurações.
Estes processos demandam tempo e precisam ser acompanhados periodicamente, a fim de avaliar o progresso e garantir a eficácia dos tratamentos.


AUMENTAR A AUTOESTIMA
Quem é que não gosta de ver um belo sorriso, com dentes brancos e alinhados? Afinal, como dizem: o sorriso é o nosso cartão de visitas e também é responsável por manter a nossa autoestima.
Normalmente, pessoas que possuem problemas dentários, sentem-se envergonhadas e constrangidas para falar em público ou até mesmo sorrir para fotografias.
As visitas preventivas ao dentista podem resolver esses problemas, melhorando o aspecto dos seus dentes, fazendo com que a pessoa volte a sorrir novamente.
O ideal é que as consultas sejam realizadas ao menos duas vezes no ano, a cada seis meses, pois realizando a manutenção corretamente, fica mais fácil evitar futuros problemas.
Além disso, o uso dos produtos odontológicos corretos indicados pelos profissionais auxilia a manter sua boca ainda mais saudável, mantendo o sorriso sempre em dia.

Leia Também: Testei Creme Dental Colgate Sensitive Pró-Alívio [Campanha The Insiders]
                          9 Alimentos que assassinam seu sorriso

21 comentários:

  1. Amei o post, acho muito interessante falar sobre a higiene bucal, principalmente quando levamos esse assunto para o lado infantil, pois no futuro eles saberão a importância de tal ato.
    Parabéns, post muito precioso.

    ResponderExcluir
  2. Admito que tenho certa agonia de ir ao dentista, hahaha mas sei que é mais que importante, é fundamental que o façamos, gostando ou não.

    Adorei o post, beijos

    ResponderExcluir
  3. Vou confessar que faço parte dessa maioria que só vai quando estão com algum problema nos dentes, seja com uma dor ou uma cárie aparente. Sei que não é o certo, mas... Não tenho justificativa, é desleixo mesmo Kkkk.

    Ótimo post, vou ver se tomo tenência e passo a ir ao dentista com mais frequência (ainda mais pq estou pra colocar aparelho)

    ResponderExcluir
  4. Legal seu post e me chamou atenção pois não tinha visto sua grande importância no organismo como como colocou.

    ResponderExcluir
  5. Realmente ir ao dentista é coisa seria. Não pode deixar de lado.

    ResponderExcluir
  6. Sempre vou ao dentista de 6 em 6 meses e acho ótimo. Super importante seu post, adorei!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Olha é um dos profissionais de saúde mais temido!
    Sinceramente ñ entendo o porque!
    Existe um grande mito de dor, sofrimento ao ir ao dentista.
    Sinceramente, se todos lessem seu post teria desmistifico essa questão.
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Já fui mais cuidadosa com a minha boca na época usava aparelho. Hoje não vou com frequência neles mais, porém tenho que voltar a cuidar dos meus dentes.
    Beijos da Tati <3

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca fui de frequentar regularmente o dentista. So comecei quando tive que colocar o aparelho

    ResponderExcluir
  10. Concordo demais com o que você escreveu.
    Às vezes a gente deixa para ir só quando aparece algum problema, mas é importante ir com frequência

    ResponderExcluir
  11. Oiie,
    Eu super concordo, é muito muito muito muito importante ir ao dentista pela nossa saúde, eu não vou com muita frequencia porém eu vou pq eu sei que é importante, Parabéns pelo post arrasou!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Realmente muita gente negligencia a saúde bucal, mas é muito importante. A cada 6 meses faço limpeza de tártaro e dou uma geral para ver se tem cárie etc. Ótimas dicas :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu odeio ir ao dentista. Odeio mesmo. Mas eu vou. Sempre. Justamente por querer evitar um tratamento pior é muito mais caro no futuro. Boa lembrança viu. Um problema pequeno pode se tornar muito pior se não tratar e ainda afetAr sua saúde de um modo geral.

    ResponderExcluir
  14. oi!!Adorei o tema!!
    Ir ao dentista é super importante e deve ser um hábito!!

    ResponderExcluir
  15. Excelente post. Muito instrutivo e esclarecedor. Nossos dentes são como jóias preciosas e é nossa responsabilidade mantê-los sempre porque infelizmente dente não nasce novamente. bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Muito legal o post! é super importante cuidar da saúde bucal, mas muita gente acaba esquecendo e só lembrando quando sente algum incomodo ou quando o problema é mais sério.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Dentista é muito importante. A boca é uma parte muito importante do corpo.

    ResponderExcluir
  18. Costumo ir mais pois uso aparelho, mas é essencial cuidar dos dentes!

    ResponderExcluir
  19. E verdade o que vc disse , um belo sorriso e tudo adorei o post . Muito bem explicado !

    ResponderExcluir
  20. Nossa! Essa postagem é otima!
    Com certeza vai ajudar muitas pessoas

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post, confesso que não vou ao dentista tanto quanto deveria ir, e preciso corrigir esse problema

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.