7 motivos que me fizeram amar a série Penny Dreadful

Hoje vamos falar da série Penny Dreadful, uma série de terror que foi ao ar de 2014 a 2016 pela Show Time. Escrita por John Logan, responsável por obras como: o Gladiador, Sweeney Todd, 007- operação skyfall entre outros.  Penny Dreadful é uma série que mistura contos londrinos do séc. 19 e vem daí o nome da série em referência aos livrinhos de contos publicados na época. São 3 temporadas de muita emoção e tem disponível na Netflix.
Mas não é apenas uma série de terror, é uma série que eu considero uma obra de arte pela forma que foi escrita, produzida e atuada, me fascinou. 


Elenco principal Penny Dreadful

Eu listei os motivos pra quem gosta do gênero assistir, eu amei ! Talvez você ame também! 

1- O Roteiro: Eu amo esse tipo de conto e achar uma série que entrelaça todos os personagens famosos dos contos de terror foi um prato cheio pra mim. Tudo gira em torno do desaparecimento da filha de Sir Malcon Murray  e que é amiga de infância de Vanessa Ives, uma mulher com uma forte carga emocional e paranormal, assombrada por seu passado e culpa. Sir Malcon tem certeza que a filha foi levada por uma criatura do mal e sobre- humana, reúne então uma equipe de busca com o dr. Frankeinstein, Ethan Chandler e Vanessa. E a partir daí a história prossegue e vamos conhecendo individualmente a história de cada personagem que entra em cena. 
Segundo John Logan, a série trata do mostro interior de cada um e apesar de abordar muito bem os problemas da época também é muito atual trazendo a tona assuntos como religião, emponderamento feminino, política etc. É uma série com tema sobrenatural, suspense e romance.

2- Elenco e personagens:  eu fui atraída para essa série por causa da Eva Green, eu amo essa atriz, ela é sempre muito intensa em seus papéis e não deixa a desejar como Vanessa Ives nessa série. Uma mulher atormentada por forças  sobrenaturais e que tenta arduamente se redimir de seus pecados e lutar contra as trevas. Ela é o personagem que tem ligação com todos os outros. Na verdade todos os personagens, trazem essa ideia de arrependimento, apesar de serem considerados os monstros na história, eles são muito humanos (com erros e acertos). Mas os outros atores me fascinam também, o gato do Josh Hartnett no papel de Ethan Chandler, Timothy Dalton como Sir Malcom Murray, Billie Piper, no papel de Brona Croft que cresceu muita na série e eu não esperava. Harry Treadaway, como Victor Frankenstein, Rory Kinnear, o monstro de Frankeinstein, diferente de todos que vi, foi um dos personagens que mais gostei pela forma que foi elaborado. Abandonado por seu criador ele vive uma relação de amor e ódio com Victor, apesar disso é um ser bondoso com os demais, inteligente, que quer apenas fazer parte de algo e não ter que se esconder de todos por conta de sua aparência. 



3- Originalidade: Uma coisa que me chamou muita atenção, pois eu já vi muitas adaptações dessas histórias e esperava ver mais do mesmo, só que não. Apesar de histórias já muito conhecidas, o autor conseguiu dar uma roupagem nova pra algo tão clássico, deixar atual sem perder o ar vitoriano de Londres no séc.19, além do mais, a série não é tão óbvia, há muito mistério principalmente em torno das histórias pessoais dos personagens, e pra quem gosta, ainda tem muitos romances.

4- Cenografia e caracterização: A série se passa na Londres da Revolução Industrial de 1891 e o cenário é impecável, até as  roupas dos personagens carregam muito de suas personalidades, o que achei bem bacana. Por exemplo Vanessa veste sempre roupas escuras em referência ao seu interior devastado, a escuridão que está imersa. Dorian Grey é o rico e sedutor galã da série, isso bem óbvio em seus trajes de cetim, modernos e com cores vibrantes.

figurinos

Os monstros da série também são muito bem feitos, maquiagem impecável!
monstros
5- Fotografia e trilha sonora: Raras vezes vejo uma série com uma fotografia e ângulos tão bonitos, tudo muito bem enquadrado, os contrastes de cores foram bem trabalhados. As cenas tem um tom sombrio, com pouca luz, cores frias para retratar momentos de tensão e terror. Tudo isso muito bem adicionado a uma trilha sonora incrível, a maioria instrumental feita especialmente para a série por Abel Korseniowski. Confira abaixo, se você gosta de música clássica, essa série vai te encantar nesse quesito.



Inclusive  a trilha sonora foi indicada a dois Emmy’s: de melhor composição musical para uma série e melhor tema de abertura original. Na abertura já mostra pra que veio  e uma das mais emocionantes foi a trilha de abertura do capítulo final da terceira temporada. Clica Aqui.

6- Diálogos: Os diálogos são cheios de referências poéticas, profundos, reflexivos e que por vezes faz o telespectador suspirar e pensar na própria vida. 

7- Aborda Tabus: Sim, uma série de época e terror que aborda dilemas da sociedade atual.
A série já tinha me ganhado há muito tempo, mas eu amei esse toque do autor.
penny dreadful tem personagens muito a frente de seu tempo, vivendo em uma sociedade hipócrita. Onde todos tem seus segredos, seus atos maléficos, mas é tudo por baixo dos panos e quem tem a coragem de expor isso é que se torna os vilões odiados por todos. 
A série aborda as complicações da industrialização, do mercado de trabalho quase que escravo e as diferentes expectativas entre homens e mulheres. A sexualidade é muito bem abordada, incluindo assuntos de aborto, infidelidade, homossexualismo.
Umas das coisas mais bacanas é o elenco feminino, os personagens são muito bem construídos. Dois exemplos são: Brona Croft, a prostituta pobre e doente, acaba como experimento de Frankeinstein e por fim se ergue como líder de um "exército" de mulheres que não querem mais ser controladas.
Vanessa Ives, apesar de tudo, é uma mulher que nunca coube nos padrões da sociedade, muito independente faz o que quer. 

Ah tanta coisa nessa série me chamou atenção, mas vou encerrar por aqui, só quero concluir que a série traz elementos diversos mas de forma harmoniosa, prepare-se para o choque, mas também para a poesia de cada cena, o final foi surpreendente e dramático, não gostei do desfecho, porém eu achei maravilhoso pela forma que foi conduzida a trama. Aprendi que todos nós temos nossos demônios e o que nos faz monstros ou heróis é a forma que lidamos com eles, se os escutamos ou lutamos contra. 

Se você já assistiu me conte aí o que achou, beijinhos e até logo!




27 comentários:

  1. Nao conheço. Mas irei ve para tirar minhas conclusões. Rsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu já assisti essa série, mais parei no meio dela, vou voltar a assistir

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não vi, sempre via no catálogo no popcorn e não via agora vou ver pois fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amei Luh, cada um tem seu gosto, mas essa série foi muito bem produzida.

      Excluir
  4. Menina concordo com todos os seus motivos, assisti essa série com a minha irmã. Acho que foi uma das primeiras séries que comecei a assistir no netflix. ótima indicação =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que bom lindona! eu achei ela por acaso rsrs e agora fico caçando mais série no estilo. bjs

      Excluir
  5. Eu assisto essa série e gosto bastante. É intensa, sombria e misteriosa, um verdadeiro deleite pra quem gosta desse estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim Patricia, que legal que vc tbm assistiu, é muito intensa msm, essa série e uma mistura de coisas, uma obra de arte. bjs

      Excluir
  6. Nunca vi essa série na netflix mas fiquei doida pra assitir!
    Amo séries de monstros hahaha
    Adoro esse mundo fictício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm amo esse universo, gosto de ficção, amei demais essa série. assista tbm quem sabe vc gosta. bjs

      Excluir
  7. Não conhecia ainda. Já está anotado para conferir!

    ResponderExcluir
  8. Eu também amo séries que abordam tabus! Essa ainda nao tinha visto! Mas pretendo conhecer!

    ResponderExcluir
  9. Ai meu Deus... tudo de bom.... vários pontos positivos que me levariam a ver a série... exceto que... ele é de terror. Sou muito medrosa e não dou conta de assitir... ahhh que pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é , esse ponto realmente não é pra todos, tem cenas bem assustadoras, é uma serie focada no sobrenatural então tem de tudo. bjs

      Excluir
  10. Respostas
    1. vale sim, pra quem gosta do genero é um prato cheio. bjs

      Excluir
  11. Olá!
    Tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar dessa série Penny Dreadful
    Na realidade não sou de assistir séries por isso, mas gostei do seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei por acaso tbm, nao conhecia e eu amo a Eva Green e foi isso que me levou ate a série, mas que bom que gostou do post. bjs

      Excluir
  12. Amo livros, filmes e séries do sec passado, de época e tal.
    Já está anotado essa dica. Parece ser incrivel!

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é legal né ? tbm gosto, acho que vc vai curtir essa série. bjs

      Excluir
  13. Que legal essa série, achei muito interessante a história, todo elenco está uma maravilha. Vou assitir também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O elenco é maravilhoso, a historia super bem encaixada, acho que vai gostar. bjs

      Excluir
  14. Essa série está na minha lista, mas ainda não assistir, pelas fotos achei o trabalho de maquiagem muito bem feito mesmo, já tenho que assistir logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim Beatriz, maquiagem, figurino, tudo muito bem feito! bjs

      Excluir
  15. Eu nunca ouvi falar nessa serie, mas ja fiquei curiosa para assistir kk

    ResponderExcluir
  16. Adorei o seus motivos, ainda não vi essa série e fiquei super com vontade de ver agora. bjos

    ResponderExcluir
  17. QUE LEGAL, COM ESSES MOTIVO ATE FIQUEI QUERENDO VER TUDO
    PARECE SER MESMO MUITO BOM
    BJS

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, é muito importante ler sua opinião...
Caso queira resposta para seu comentário, marque a caixinha"notifique-me". Podem entrar em contato direto pelo formulário do blog que está no rodapé.
Obrigada pela visita, volte sempre!

Tecnologia do Blogger.